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CÁRCERE TENEBROSO v1.1

Iniciado por Dr.XGB, 03/08/2020 às 17:15


Autor: Dr.XGB
Versão: 1.1
Engine: RPG Maker 2000 1.05b (carinhosamente conhecida como RM do Don Miguel)
Extensão: Destiny Patch 2.0
Gênero: Puzzle
Distribuição: Livre
Data de criação: 21/06/2013
Data de recriação: 12/07/2020
Data de Lançamento: 03/08/2020

SOBRE O JOGO

Este jogo foi feito para o Concurso "Medo do Escuro", promovido no fórum Mundo RPG Maker no ano de 2013.
A engine que eu usei foi o RPG Maker 2000 com a extensão do Destiny Patch 2.0.
De acordo com o regulamento do "Desafio Opcional", eu selecionei os seguintes desafios:

  • Sozinho no Escuro
  • Aprisionado
Após 7 anos do seu lançamento, como uma forma para eu voltar para o mundo de criação de jogos de forma gradativa, resolvi pegar esses projetos que desenvolvi para concursos e resolvi refazê-los, retocando alguns recursos, corrigindo bugs e implementando melhorias nele, agora que as minhas técnicas de programação já está bem mais maduras do que em 2013. Foi até um desafio para mim para eu saber o quanto eu evoluí.

Sua distribuição é livre, portanto você não precisa pagar por nada para adquirir o jogo, além de ter o código-fonte aberto. Basta ter o RPG Maker 2000 instalado para ter acesso ao código do jogo. O motivo de não ter encriptado este jogo foi pela razão no qual o mesmo se trata de um jogo desenvolvido para um concurso que aconteceu há muito tempo. Hoje eu quero distribuí-lo somente para fins didáticos, para quem quer aprender um pouco mais sobre a programação do RPG Maker 2000 e do Destiny ou você é igual eu era quando moleque que abria o código-fonte dos jogos gringos pra ver como que eles implementavam seus sistemas (bons tempos T.T). Então sinta-se à vontade para explorar o código do projeto.

ENREDO

O enredo deste jogo trata-se de uma analogia com o uso excessivo de drogas e o mal que elas podem lhe causar. Então muita coisa que acontece no jogo é uma maneira figurativa de mostrar o mal que as drogas causam na saúde mental e física do ser humano, desde depressão, alucinação, medo até a pior de todas, que é a morte.

Jean é um jovem que foi arrastado para uma casa muito sombria porém não sabe como aconteceu e onde. Ele chegou a pensar que era um sonho mas logo percebeu que estava acordado e preso sozinho em uma sala com sangue, estátuas e cadáveres.
Tudo que ele tem nas mãos é uma lamparina, mais nada!
Agora Jean terá que sair desta casa, resolvendo quebra-cabeças, desvendando aos poucos os mistérios contidos naquela casa.

O QUE HÁ DE NOVO?

v 1.1

  • Logo inicial atualizada com a versão de 2017.
  • Uma interface de ajuda foi desenvolvida, ao invés de exibir no console do Destiny.
  • Não é mais necessário clicar duas vezes para arrastar algum objeto com o mouse.
  • Empurrar objetos não é mais andando sobre ele. Agora você deve se aproximar do objeto e clicar com o botão esquerdo.
  • A luz do jogo foca nos elementos importantes durante uma cutscene.
  • Ao tentar abrir a porta, ao invés de apenas o som de trancado, mostrar um balãozinho com o ícone da chave necessária para abri-la.
  • Cutscenes tiveram seus tempos otimizados.
  • O tempo decorrido da lamparina é zerada quando é recarregada.
  • Puzzle do banheiro refeito. Agora está mais fiel à lenda urbana da Loira do Banheiro.
  • Puzzle das alavancas foi refeito, melhorando as ações das alavancas.
  • Ao colocar a panela no fogão, mostra um balão na garrafa o próximo passo ao jogador.
  • Mais tochas foram inseridas no mapa.
  • Sistema de pausa implementada.
  • Gráfico do protagonista morto foi retocado.
  • Algoritmo de busca A* implementado na movimentação do jogador.
  • No último puzzle, não há mais escuridão (até porque eu ia ferir uma regra do concurso na época se fizesse isso antes :P).
  • Os totems do último puzzle animam a boca quando são clicados.
  • Itens da bolsa e do "dragging" do mouse agora estão animados de acordo com o gráfico no mapa.
JOGABILIDADE

O jogo inteiro é controlado pelo mouse e apenas um botão do teclado.






BotãoAção
Botão Direito do MouseMover Jogador
Botão Esquerdo do MouseInteragir com Objetos
Arrastar Objetos
Arrastar Itens
ESCPausa o jogo

Você possui uma lamparina onde ela possui uma determinada duração. A medida que o fogo abaixa, a tela escurece e o raio de iluminação diminui.
Não deixe o fogo da lamparina apagar, se isso acontecer, corra por sua vida!

SCREENSHOTS

"Clique aqui para ver as imagens do jogo"









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DOWNLOAD

Vou disponibilizar tanto a versão do concurso (1.0) quanto a versão "remasterizada" pois talvez vocês queiram baixar os dois e fazer um comparativo.
Gostaria de ressaltar que a versão 1.0 tem uma mecânica bem diferente da versão 1.1, o que pode-se estranhar quando jogar uma versão ou outra, sem falar que uma penca de melhorias foram feitas nesta última versão.

v1.0 - Versão do concurso
v1.1 - NOVA versão

Uma coisa que queria combinar também com quem for baixar o jogo  é que se vocês encontrarem algum erro ou um bug no jogo, que não hesite em me reportar. Minha pretensão é publicar o jogo nas plataformas digitais tipo GameJolt e até mesmo a RMN pra eu não passar vergonha em 12x sem juros lá na gringa, kkkkk !!
Portanto eu conto com a colaboração e com a ajuda de vocês!

CRÉDITOS



  • ASCII & Enterbrain: criadores do RPG Maker naquela época
  • Bananen-Joe: criador do Destiny Patch
  • Voadora: promotor do concurso "Medo do Escuro"
  • Thefaker101: charsets
  • Liberty: charsets
  • Meiscool: charsets
  • Maul: charsets
  • sniper77: charsets
  • The Werewolf: charsets
  • xhorrorvisionx: charsets
  • lucas_irineu: charsets
  • hanneliesenmarieke: charsets
  • ZeroInfections: charsets
  • Mariofan95: charset de sangue
  • cybersavior: charset ripado do jogo "Dragon's Quest"
  • Gon: ripou um chipset do jogo "Last Battle"
  • Dazz: ripou o cursor do jogo "Maple Story"
  • Kazesui: charset do cursor
  • Okami Amaterasu: adaptação da lamparina no herói
  • Rose_of_Yoshiki: ripou estátua do"Illusion of Gaia"
  • Hawnk: gráfico do efeito de névoa

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS



  • Moge
  • Paradiddle
  • Crixus
  • Professor Bento
  • Avenger_B7
  • Lord Wallace, Takkun e toda a equipe da Condado
  • Todos os meus inscritos do meu canal do YouTube e alunos do meu curso