O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Okanobi

Iniciado por Misterdovah, 07/08/2020 às 10:28

07/08/2020 às 10:28 Última edição: 26/06/2022 às 10:23 por Gabriel

Informações básicas:
Nome do criador: Misterdovah  :expanding:
Gênero: Aventura  :chapo:
Data de inicialização: março de 2020  :nescau:

[box class=titlebg]
Introdução ao projeto:
[/box]
OKANOBI é um projeto pensado apenas para que eu aprendesse o básico da engine, de modo a montar uma história do início ao fim, aprender a editar alguns tiles, entre outras coisas. É, na verdade, um projeto-escola pessoal, que acabou se tornando algo a ser mostrado. É meu primeiro projeto finalizado na engine, entre tapas e beijos #primogênito :rainbow:.
O jogo já possui finais (três possibilidades), mas ainda falta acabamento, como balanceamento de batalhas (como vocês conseguem?) e parallax para iluminação (como vocês conseguem?2), uma vez que o Terrax não me deixou WOWED.

[box class=titlebg]
História e personagens:
[/box]
Kardias é uma criança que acorda em um lugar desconhecido, cercado de pessoas que aparentemente o conhecem, onde recebe a missão que esperou muito em sua (curta) vida. Com a ajuda de dois amigos (Sury e Arada) e um narrador ciumento que talvez só exista em sua cabeça, ele deve se aventurar na busca do OKAN (que pode significar Coração  :heart: em Iorubá) e descobrir sobre si mesmo. OKANOBI é um pequeno conto sobre vida, morte, tempo e espaço.

[box class=titlebg]
Imagens
[/box]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]

[box class=titlebg]
Download:
[/box]

[box class=titlebg]
Créditos e Agradecimentos
[/box]

Agradeço muito às pessoas que conheci e tiveram muita paciência para me ensinar as coisas de que precisava (e espero que continuem tendo, porque eu ainda vou encher muito o saco deles com novos projetos). Coffelanders & Tocudos  :festa:

Sobre plugins e recursos:

Spoiler
-Pacote gráfico RTP: by Kadokawa

-Pacote de char generator: by Gee-Kun, Kadokawa

-Battler:  by Tyler Warren, by Aekhashics (http://www.akashics.moe/)

- Pacote de áudio: Kadokawa, Richard John S, Joel Steudler, Audio Alchemist

- Plugins: MessageCore (Yanfly),  Region Restriction (Yanfly), Animated_Text (Moghunter)
[close]

[box class=titlebg]
Dicas sobre pegar o final completo e considerações sobre o jogo - SPOILER
[/box]
Spoiler

- Para pegar o final completo, Kardias precisa das quatro páginas que recontam partes de sua vida (uma em Bulu, uma em Oruni, uma na Floresta de Ibinu e uma no Castelo de Ibinu). Explore baús e armários para isso, fale com casas também.
- Para pegar o complemento do final, que conta por que Kardias é um herói, você precisa usar o Quartzo Negro no altar de Nigrume, a Deusa da Verdade, na floresta do Kitsune.
- Para pegar o Quartzo Negro, ajude Reisen levando algo pro Haroldo antes das crianças entrarem na sua equipe. Entregue após Kardias ser "convidado" para a missão pelo próprio Haroldo. Caso passe batido ou dê a resposta errada (Reisen é rancoroso, hein!), faça a quest da entrega das oferendas, leve as essências de elementos para o estagiário do curandeiro e consiga um Quartzo Negro.
- Algumas ações modificam o texto final do livro de Kardias (como matar ou não o bebê Yanfly e roubar ou não o pó de ouro na entrada da caverna do Okan).
- Itens e batalhas ainda passarão pro aprimoramento, mas não impedem o fluxo da narrativa.
[close]
OBS: O JOGO CONTÉM PASSAGENS QUE PODEM SUGERIR TEMAS DELICADOS.

Espero que se divirtam! Quem puder testar e tiver alguma contribuição, estou por aqui sempre.
Let's create Worlds.

Legal ver seu projeto por aqui.

Vou baixar e tirar um tempinho para jogá-lo depois. :ok:

Esse projeto tá ficando interessante, parabéns.
"O medo é o alimento que a mente precisa para  mostrar tuas fraquezas..."

07/08/2020 às 22:33 #3 Última edição: 13/08/2020 às 14:05 por Gabriel
Citação de: Gabriel online 07/08/2020 às 16:53
Legal ver seu projeto por aqui.

Vou baixar e tirar um tempinho para jogá-lo depois. :ok:

Honradíssimo!  :XD:

Citação de: Omar Zaldivar online 07/08/2020 às 19:20
Esse projeto tá ficando interessante, parabéns.

Muito obrigado!  :wow: É muito significativo!
Let's create Worlds.

13/08/2020 às 14:05 #4 Última edição: 13/08/2020 às 14:14 por Gabriel
Ao jogar eu fiquei pensando, por que as vezes é tão difícil darmos o primeiro passo? Dar crédito ao jogo, baixar e jogar? Digo isso porque, ainda mais que os jogadores causais, nós, como desenvolvedores, entramos em contato com todo esse material do RPG Maker todos os dias. É ainda mais fácil para nós cairmos naquele velho estigma de desvalorizar o RTP e tudo aquilo que é feito nos moldes padrão da engine.  É certo que muitos abusam do bom senso fazendo jogos medíocres sem nenhum cuidado ou carinho, mas existem exceções até mesmo para aqueles jogos que de longe talvez pareçam não ter nada de interessante por serem tão padrão. Talvez por conta disso estejamos deixando de experimentar muitas aventuras e jornadas excepcionais, que podem bater de frente com qualquer outro jogo famoso por aí.

Acho que isso poderia ser tema de uma longa discussão, inclusive irei anotar na nossa lista de temas do podcast, mas, enfim, digo tudo isso sem nem me aprofundar ainda sobre do que o jogo se trata e como ele o é. Fico feliz de, que por algum acaso, eu tenha me movido para baixar esse jogo. Foi difícil encontrar um tempo livre para conseguir jogar, mas com certeza todo o esforço (se é que houve algum de minha parte) foi recompensado.

Fiquei surpreso por tamanha semelhança que vi haver entre nós, ao menos na área das ideias(?). Okanobi, ainda que bem de longe me lembrou a proposta que eu tinha quando criei aventura da rikka. Eu tinhas muitas ideias para colocar em prática com ele, mas infelizmente foi algo que desenvolvi com pouco tempo, tive aproximadamente umas 5 horas para fazê-lo e não passava de uma brincadeira de primeiro de abril. Muitas das ideias acabaram ficando de lado por conta do tempo limitado, mas ainda o que remanesceu no projeto final ecoa parte dessas ideias.

Agora, finalmente a falar do jogo em si, foi uma boa experiência jogar Okanobi. Ainda que seja algo experimental, você soube conduzí-lo de uma maneira muito boa. Existem problemas e erros a serem arrumados? Sim, com certeza (e irei falar deles daqui a pouco), mas a soma de tudo que há de positivo no projeto ultrapassa todos esses problemas.

O universo que você criou é simplesmente incrível. Me vi perdendo vários minutos só lendo cada um dos livros da biblioteca. Os diálogos são gostosos de se ler e o humor leve e inteligente (na contramão do que as pessoas tentam criar hoje em dia) é realmente divertido. No fim de tudo, jogar Okanobi é uma experiência leve e inocente e o jogo se mantém cativante e divertido do começo ao fim.

Os mapas são simples e até estranhos em algumas partes, há espaço para se melhorar aqui, mas não é nada que, com um pouco de estudo, você não consiga tirar de letra. Também há alguns erros de passabilidade (que me possibilitaram ter um final alternativo :clown:), mas nada que você também não consiga arrumar eventualmente.

Talvez também fosse interessante adicionar as faces dos personagens nas mensagens, todos  eles parecem ter sido feitos pelo gerador, então não entendi porque optou por não usá-las. Ainda que tenha uma caixinha com o nome de quem está falando, as vezes fica um pouco confuso o fluxo das mensagens sem uma identificação maior como uma face.

Apesar do que já citei, o problema mais relevante seriam as batalhas, mas acho que você já está ciente disso, pelo que li no tópico. Eu estava com uma hora de jogo, já confiante de que não haveriam batalhas, pensando que toda aquela coisa das classes seria apenas uma piada. Estava explorando a floresta, falando com os NPCs e eis que do nada a tela pisca. Confesso que cheguei a tomar um leve susto, mas fiquei animado, já que afinal o jogo teria batalhas. A animação foi por água à baixo após os primeiros 10 ataques, foram 15 para matar a fadinha. Dei mais alguns passos e a tela piscou novamente e mais uma batalha, porém agora contra três slimes. E a batalha durou DEZ MINUTOS! Depois disso vários outros encontros aconteceram, mas eu passei só a fugir.

As batalhas não são necessariamente difíceis, na verdade são bem fáceis, mas os inimigos levam muito tempo para morrer. Dai se eu começo a só fugir de todas as batalhas e não sei se mais pra frente eu vou ter que enfrentar algum chefe mais poderoso do qual precisava estar em um nível mais acima para vencê-lo, tudo isso me causou uma sensação estranha de aflição. Eu já havia jogado por mais de uma hora até a primeira acontecer e não senti falta dela antes disso. Diria que seu jogo nem precisa das batalhas, ele se garante sem elas. mas, se quiser manter, um balanceamento já resolve.

Enfim, a mensagem de Okanobi é linda, válida para todos, mas ainda mais significativa para nós, desenvolvedores e criadores. Acho que por isso me foi despertado o questionamento lá do começo dessa mensagem. De toda forma, alcancei o final incompleto, então pretendo voltar a jogar quando tiver um tempinho disponível aqui.

No mais, deixo minhas parabenizações pelo seu trabalho. Ao jogar puder encontrar um jogo bom, feito com carinho e esmero. Foi um prazer, uma experiência única. Ficarei no aguardo para ver suas próximas criações.  :clap:

Nossa, eu tô sem palavras por tudo isso e muito grato: por você ter arrumado tempo pra jogar, ter arrumado tempo pra comentar de modo tão completo e o resultado da experiência. Okanobi surgiu pra mim como uma oportunidade de aprender e consegui aprender bastante. Eu ri MUITO com o erro de passabilidade que você achou, hahaha, eu mesmo e nenhum tester identificou (anotado 👍). Sobre as batalhas, vc está certo, o jogo não tinha batalhas, com exceção das scriptadas, apenas por enredo, mas decidi colocar batalha uns dias antes de postar essa versão, pq eu precisava aprender um pouco sobre criar inimigos, habilidades, etc... ainda é algo a me aprofundar muito e já to lida. 🖖

Muito obrigado pela resposta, e já esperando o podcast. 😊

P.s: qd conseguir o final completo, me fala. 😎👌
Let's create Worlds.

Bom dia Misterdovah meu amigo, bem o que eu tenho pra dizer sobre esse game com base na minha experiencia que ele me trouxe.

Primeiramente o jogo te passa um ar de mistério e te deixa em um mundo desconhecido, sobre alguém que deseja se tornar um herói e escrever sobre isso, dando a entender que tudo isso é uma grande narrativa. Ao decorrer do game ele mostrou ser bem capaz de me entreter e me prender na história. Kardias o personagem principal é bem carismático e é divertido andar pela cidade de bulu e descobrir seus sussurros por aí.  Os personagens que aparecem sempre tem algo pra te contar e te ajudar dando uma experiencia de exploração e interação bem interessante.

O modo com qual a história é contada é bem dinâmica e quebra algumas vezes a 4 parede, diferendo de outros games que recorrem ao padrão de rpg fantasia( Meus games). O narrador é bem engraçado gostei bastante!!!

A parte do mapeamento e o design são coisas únicas e muito coloridas, fazendo esse mundo de Okanobi ser um grande Arco-Iris e o que mais me chamou a atenção foi o grande final do game.

Concluindo, esse game é um grande potencial narrativo e foi muito bem produzido e recomendo fortemente pra quem se emociona e quer ter uma experiencia diferente do que apenas um rpg que combate monstros.

Meus Parabéns Mister

Fiquem com um gameplay de Okanobi!!!!!!

https://www.youtube.com/playlist?list=PLuvGzS2CL5mzvbSDiPNi2frK409Kle5WO

Atualizado em 16/04/2022
Let's create Worlds.

Advinha quem vai aparecer no TOCA DO DRAGÃO.  :coffee:

OMG! AYAYAYAY
Let's create Worlds.

OKANOBI: O Coração de Ouro

:coin: :money: E aí gostou? Deixa uma moeda para o Bardo! :money: :coin:

[box2 class=titlebg title=OKANOBI: O Coração de Ouro EP#01]
Nossa série do game OKANOBI, faremos a série completa, com episódios entre 10~30 min de duração.

DISPONÍVEL AQUI NO CRM :coffee: : https://centrorpg.com/index.php?topic=24590.0  :link:

SINOPSE: "Kardias é uma criança que repentinamente acorda em um local desconhecido e recebe uma inusitada missão. Com a ajuda de dois amigos (Arada e Sury) e um narrador que talvez só exista em sua cabeça, ele deve cumprir sua missão e entender quem é. No caminho para o Okan (o Coração), pode encontrar pedaços de si mesmo e recuperar sua história. Um conto simples e curto sobre como uma criança pode lidar com coisas da vida."
[/box2]

[box2 class=titlebg title=OKANOBI: O Coração de Ouro EP#02]
Nossa série do game OKANOBI, faremos a série completa, com episódios entre 10~30 min de duração.

DISPONÍVEL AQUI NO CRM :coffee: : https://centrorpg.com/index.php?topic=24590.0  :link:

SINOPSE: "Kardias é uma criança que repentinamente acorda em um local desconhecido e recebe uma inusitada missão. Com a ajuda de dois amigos (Arada e Sury) e um narrador que talvez só exista em sua cabeça, ele deve cumprir sua missão e entender quem é. No caminho para o Okan (o Coração), pode encontrar pedaços de si mesmo e recuperar sua história. Um conto simples e curto sobre como uma criança pode lidar com coisas da vida."
[/box2]

[box2 class=titlebg title=OKANOBI: O Coração de Ouro EP#03]

[/box2]

[box2 class=titlebg title=OKANOBI: O Coração de Ouro EP#04]

[/box2]

[box2 class=titlebg title=OKANOBI: O Coração de Ouro EP#05]

[/box2]