O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

largura da janela de mensagem quando uda a resolução do rpg maker mv

Iniciado por ETvicen, 12/08/2020 às 02:29

Usando o Rpg Maker MV, optei por utilizar a resolução 1280 x 720, para deixar a proporção da tela 16:9 e ficar mais adequado a qualquer computador mais recente (sem aquelas bordas pretas nas laterais). Porém, a janela de mensagem ficou larga demais já que sua largura acompanhou a resolução.

Eu sei que existe um plugin do yanfly que permite a mudança do tamanho da janela de mensagem, mas pelo que eu sei, todo o material produzido por ele agora é pago e como eu queria utilizar apenas esta função do plugin acredito que não valha apena procurar comprar o plugin por enquanto.

Existe algum código para diminuir a largura da janela de mensagem? Alguma modificação no rpg_windows talvez... Não gostaria de fazer nenhuma modificação no resto das janelas do projeto, só diminuir a largura da janela de mensagem em diálogos e deixar ela centralizada na parte inferior da tela. (Parece algo simples, mas não domino javascript para realizar tal modificação)

A ideia seria algo mais ou menos neste estilo:

É possível fazer isso de modo simples sem utilizar algum pluguin especifico? Como fazer?

Citação de: vic_nt online 12/08/2020 às 02:29
[...]
É possível fazer isso de modo simples sem utilizar algum pluguin especifico? Como fazer?
Não.

Citação de: vic_nt online 12/08/2020 às 02:29
[...]
Alguma modificação no rpg_windows talvez...
[...]
Não é uma prática muito legal fazer isso diretamente lá.

De todo modo, esse código deve resolver.
Código: MessageWindowWidth.js
/*:@plugindesc Permite alterar a largura da janela de mensagens.
 *
 * @help
 * Apenas defina o parâmetro com a largura desejada. 
 *
 * @param Message Window Width
 * @desc Define a largura padrão da janela de mensagens
 * @type number
 * @default 640
 */

(function(){

let parameters = PluginManager.parameters('MessageWindowWidth');
    let windowWidth = Number(parameters['Message Window Width']) || 640;

Window_Message.prototype.windowWidth = function() {
        return windowWidth;
    };

})();

Só mudar o parâmetro pela largura desejada.

Muito obrigado pela ajuda!
Então este código deve ser adicionado como um novo pluguin ao projeto certo?

Como que eu faço para salvar este código na extensão .js? (para depois jogar na pasta certa)

Sim. Bem, é só salvar. Não tem nenhum segredo.

Crie um novo arquivo de texto na pasta js/plugins do seu projeto, cole o código nele, salve e renomeio-o para "MessageWindowWidth.js".

Depois disso só selecioná-lo no Gerenciador de Plugins.