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Cyclone Engine - Time and Weather

Iniciado por Hudell, 20/08/2020 às 15:03

20/08/2020 às 15:03 Última edição: 21/08/2020 às 09:36 por Gabriel
Cyclone Engine - Time and Weather

Compativel com: RMMZ

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Condições de Uso
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Licença: Apache 2.0
Basicamente, faça o que quiser, sem precisar de créditos.

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Para que serve o script
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Este plugin adiciona um calendário e relógio internos ao seu jogos, que podem ser utilizados de várias formas diferentes por eventos e outros plugins. Também gerencia automaticamente o clima do jogo, alternando entre sol, chuva, neve, temporal e até 5 climas adicionais personalizados.

Você precisará configurar cada funcionalidade que quiser ativar.
As configurações básicas envolvem a velocidade do tempo: Você pode usar o relógio real do computador do jogador, ou criar um relógio próprio para o jogo onde o tempo passa na velocidade que você quiser. Para isso o plugin oferece vários parâmetros:

* Seconds in a minute: 60
* Minutes in an hour: 60
* Hours in a day: 24
* Days in a month: 31
* Months in a year: 12

Para fazer um sistema de tempo como o do Harvest Moon, por exemplo, você precisaria trocar o parâmetro "Days in a Month" para 30, "Months in a year" para 4 e "Seconds in a minute" para 1. Dessa forma o relógio teria apenas horas e minutos e o calendário teria 4 meses de 30 dias.

Aí para controlar a velocidade que o tempo passa no relógio, há outro parâmetro chamado "Time Speed". Este parâmetro indica quantos millisegundos reais leva para passar um segundo no jogo. O padrão é 100ms, o que faria o jogo passar 10 segundos em cada segundo real.

O parâmetro "First day ever" é usado para mudar o cálculo do dia de semana atual. Se você estiver criando um sistema de tempo próprio que começa no dia 1 do mês 1 do ano 1, você pode usar esse parâmetro para escolher que dia da semana será este primeiro dia.

O parâmetro "Pause during messages" indica se o relógio deve ficar pausado enquanto há mensagens na tela, como conversas com NPCs.

O parâmetro "Day start time" indica um horário alternativo para representar o começo do dia. Normalmente para jogos onde o personagem precisa dormir todos os dias, o valor deste parâmetro seria o horário em que o jogador acorda.

O parâmetro "Clock main switch" indica um switch que servirá para você ligar e desligar manualmente o relógio, enquanto que o parâmetro "Clock pause switch" serve para pausar o relógio em momentos específicos, como alguma cutscene.
O parâmetro "Clock pause tilesets" serve para indicar alguns tilesets que deverão pausar o relógio automaticamente quando o jogador entrar em algum mapa que usa eles. Útil para parar o relógio dentro de casas, por exemplo.

O parâmetro "Time Variables" permite definir variáveis de controle para o relógio. Elas serão atualizadas toda vez que o horário mudar e você também pode mudar o valor de algumas delas manualmente para alterar o horário atual do relógio.


O sistema de clima funciona através de eventos comuns. Semrpe que o jogo sortear um novo clima, ele irá disparar um evento comum para que você possa criar o efeito de clima da forma como quiser, seja usando o comando padrão do rpg maker ou usando algum efeito de outro plugin.


... Continua.


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Compatibilidade: Ótima
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Este plugin faz poucas alterações nas classes padrões do maker, de forma que dificilmente terá incompatibilidade com outros plugins.

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Download
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Créditos e Avisos
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Criador: Hudell (Créditos opcionais)

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Doações
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Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season