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POG-Maptrix: Bordas que teleportam

Iniciado por Dadocwb, 20/09/2020 às 00:20

20/09/2020 às 00:20 Última edição: 20/09/2020 às 15:17 por Dadocwb


Olá, eu gostaria de compartilhar com todos aqui um dos scripts que costumo fazer para agilizar pequenas rotinas da criação do jogo. Eu não sou programador, or isso de antemão peço desculpa pela desorganizada postagem e pela deselegância do código.

Esse script é uma versão beeeeeeeeeeeeeem básica de um script que desenvolvi para teleportar o jogador entre dois mapas de MESMO TAMANHO quando o jogador atinge a extremidade do mapa no qual se encontra. Isso é algo que da pra fazer bem fácil com eventos mas usar script pra isso reduz o trabalho de ter que programar individualmente cada um dos mapas ou da necessidade de ter que deixar um evento rodando em paralelo.


Mas para que essa gambiarra funcione é preciso que os mapas sejam do mesmo tamanho na bordas que se comunicam. Na próxima atualização vou tentar remover essa restrição mas por enquanto você terá que garantir que os mapas tenham o mesmo tamanho. Sei que estou repetindo isso, mas é pra você não esquecer.


[box2 class=titlebg title=Atualização]A versão avançada deste script não possui essa restrição mas requer um pouco mais de planejamento do mapa. Aqui [/box2]

Você terá que usar tags para cada uma das 4 bordas onde você deseja que o teleporte funcione. As tags são as seguintes:


<mapUp: mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade SUPERIOR.

<mapDown:mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade INFERIOR.

<mapLeft:mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade ESQUERDA.

<mapRight:mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade DIREITA.​


NOTA 1: Em cada um dos 4 exemplos acima substitua mapId pelo numero do mapa de destino.

NOTA 2 : Se o mapa não possuir uma tag de determinada direção, quando o jogador chegar na extremidade dessa tag NADA VAI ACONTECER.

NOTA 3: Um mapa pode possui mais de 1 tag, desde que sejam diferentes entre si. Se houverem duas tags iguais, apenas a primeira dentre elas funcionará.

NOTA 4: Não cheguei a testar no RPG MAKER MV, mas creio que deve funcionar "de boa" nele.












Apesar de ser um script bem simples ele traz possibilidades bastante interessantes e com alguma criatividade o usuário pode fazer mapas muito legais sem precisar se preocupar em ter que adicionar eventos nos locais em que o jogador pode teleportar para outro mapa. A fluidez com a qual o jogador transita entre os mapas será muito mais natural.

edit: 20-09-20202
Licença de Uso: Gratuita para qualquer tipo de projeto. Se quiser me citar nos crédito eu agradeço mas nem precisa.






Pô, bacana. Dá para fazer muita coisa interessante. E os termos de uso?

Que bom que gostou. Tenho outros scripts nessa pegada, dependendo do interesse do pessoal posso postar.

ps: Realmente  faltou acrescentar esse detalhe... Acabei de editar o post.