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Narrador e NPC

Iniciado por escorralho, 29/09/2020 às 14:04

29/09/2020 às 14:04 Última edição: 30/09/2020 às 10:34 por escorralho
Um salve, como estão?

Por favor, peço ajuda.

Conheço o RPG Maker desde a versão 2003 (acho), mas nunca tive tive uma ideia que me levasse a "sentar a bunda na cadeira" e "por as mãos na massa".

A uns tempos venho com essa ideia na cabeça, de uma crônica (jornada) de um personagem que acorda em uma taberna, sem se lembrar de absolutamente nada a não ser seu nome.

No momento eu utilizo a versão RPG MAKER MV, eu não consigo fazer as seguintes coisas.

Não consigo em um mesmo mapa, criar um evento que seja a apresentação de um curto dialogo tipo "narrador" que execute assim que você clique em "novo jogo" e que este dialogo especifico apenas apareça uma vez e depois suma, o problema é que para isso acontecer eu estou tendo que no final do dialogo ter que teletransportar o meu personagem até uma cópia do mesmo mapa.

A segunda e última parte do problema, é que o personagem ao conversar com o dono da taberna, recebe várias linhas de dialogo, sendo que toda vez que ele escolhe alguma, a conversa executa mas acaba, ai para uma outra opção de dialogo ele tem que ficar conversando com o npc, eu queria que fosse que o personagem pudesse ficar com a janela de texto aberta até escolher a opção sair, e não ter que fica conversando com o NPC (indo e voltando).

Sou novo no fórum, não consegui anexar o arquivo via mensagem, aí fiz o upload para o site ImgBB, coloquei espaços.

Desde já agradeço a atenção de vocês e muito obrigado.

https : //ibb . co/kDnkPcN
https : //ibb . co/9vSb4mq
https : //ibb . co/Tcw4p93
https : //ibb . co/VgBdtc6
https : //ibb . co/5WsDd7H
https : //ibb . co/bWWBQT7

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Citação de: Eliyud online 29/09/2020 às 17:27
Oi, amigo!! Tudo bom?
Cuidado com esses posts seguidos!! Isso se chama "flood". Caso o seu tópico não tiver sido respondido, apenas edite sua última mensagem com o que precisa atualizar.

Sobre os seus problemas, eu confesso que fiquei um pouco perdido, porque são coisas aparentemente muito simples de serem resolvidas por alguém que conhece a engine desde 2003.

Cara desculpa por isso, nunca fiz um projeto mas sabia da existência da engine, joguei algumas coisas como Overpower por exemplo, acho que assim fica mais claro

Citação de: Speed online 29/09/2020 às 15:03
Oi Escorralho, bem vindo ao fórum.

Isso é bem simples de fazer. Você vai no evento e criará 2 páginas. Uma que executará o que você quer e outra vazia. No final da aba que executa a ação você vai ativar uma "Switch local" A por exemplo. E na aba vazia você vai colocar a condição "se switch local A ativada". Assim a ação vai acontecer apenas uma vez e você não precisa teleportar o char para outro mapa igual.
A segunda parte eu não entendi muito bem, você pode tentar explicar de novo com outras palavras?

Espero ter ajudado, qualquer coisa responda aqui que eu tento mostrar com imagens.

Citação de: Speed online 29/09/2020 às 15:03
Oi Escorralho, bem vindo ao fórum.

Isso é bem simples de fazer. Você vai no evento e criará 2 páginas. Uma que executará o que você quer e outra vazia. No final da aba que executa a ação você vai ativar uma "Switch local" A por exemplo. E na aba vazia você vai colocar a condição "se switch local A ativada". Assim a ação vai acontecer apenas uma vez e você não precisa teleportar o char para outro mapa igual.
A segunda parte eu não entendi muito bem, você pode tentar explicar de novo com outras palavras?

Espero ter ajudado, qualquer coisa responda aqui que eu tento mostrar com imagens.

Speed, fiz um vídeo mostrando como tá
https://youtu.be/udyAZe_VUC8

Citação de: Speed online 29/09/2020 às 20:18
Eu arrumei seu post, sempre edit a última mensagem que você mandou pra ficar tudo organizadinho. E também entendi o que ce queria, é bem fácil basta você colocar as opções que você quer dentro de um loop e na opção "cancelar" você coloca para sair do loop.
Spoiler
[close]

Speed muito obrigado mano.
Pesquisei sobre o loop (ciclo) e também encontrei material quanto a marcador.
Cara, se eu não fosse casado essa noite a gente ia webnamorar <3 <3 <3

29/09/2020 às 15:03 #1 Última edição: 29/09/2020 às 15:04 por Speed
 Oi Escorralho, bem vindo ao fórum.

Isso é bem simples de fazer. Você vai no evento e criará 2 páginas. Uma que executará o que você quer e outra vazia. No final da aba que executa a ação você vai ativar uma "Switch local" A por exemplo. E na aba vazia você vai colocar a condição "se switch local A ativada". Assim a ação vai acontecer apenas uma vez e você não precisa teleportar o char para outro mapa igual.
A segunda parte eu não entendi muito bem, você pode tentar explicar de novo com outras palavras?

Espero ter ajudado, qualquer coisa responda aqui que eu tento mostrar com imagens.

29/09/2020 às 15:21 #2 Última edição: 29/09/2020 às 20:09 por Speed
Citação de: Speed online 29/09/2020 às 15:03
Oi Escorralho, bem vindo ao fórum.

Isso é bem simples de fazer. Você vai no evento e criará 2 páginas. Uma que executará o que você quer e outra vazia. No final da aba que executa a ação você vai ativar uma "Switch local" A por exemplo. E na aba vazia você vai colocar a condição "se switch local A ativada". Assim a ação vai acontecer apenas uma vez e você não precisa teleportar o char para outro mapa igual.
A segunda parte eu não entendi muito bem, você pode tentar explicar de novo com outras palavras?

Espero ter ajudado, qualquer coisa responda aqui que eu tento mostrar com imagens.

Olá Speed, boa tarde.

Muitíssimo obrigado pelas palavras e instruções, quanto a primeira parte realizarei o teste agora.

Quanto a segunda parte, pensa na seguinte coisa, você pressiona um botão para conversar com o NPC, aí ele te dá várias opções de conversa, acontece que quando você escolhe uma destas opções, você lê o texto e quando acaba, precisa pressionar novamente um botão para conversar com o NPC para saber das outras opções na conversa.

Não é nenhuma quest, o NPC tem uma linha de dialogo assim que você interage com ele da seguinte maneira.

Noite dura hein? Nem me lembro da última vez que tive tanto trabalho, após esse dialogo surgem as seguintes opções.

"Onde estou?" "Quem é você?" "Como cheguei aqui?" "Estava sozinho quando cheguei?" "Como saio deste lugar?"

O meu interesse é fazer quem nem os dialogos em outro jogos, em que você ao escolher uma destas opções ainda fique na conversa e possa ver as outras opções, tipo fallout que você numa mesma conversa pode explorar todas as opções dialogos daquele NPC, sem precisar ficar pressionando o botão iniciar conversa. Tenho problemas de atenção, se o texto ainda não tiver legal, pode falar. <3



Edit1: A opção que faltou foi "sair", que literalmente você terminar a conversa com o NPC.
faltou isso *



Edit2:
Citação de: Speed online 29/09/2020 às 15:03
Oi Escorralho, bem vindo ao fórum.

Isso é bem simples de fazer. Você vai no evento e criará 2 páginas. Uma que executará o que você quer e outra vazia. No final da aba que executa a ação você vai ativar uma "Switch local" A por exemplo. E na aba vazia você vai colocar a condição "se switch local A ativada". Assim a ação vai acontecer apenas uma vez e você não precisa teleportar o char para outro mapa igual.
A segunda parte eu não entendi muito bem, você pode tentar explicar de novo com outras palavras?

Espero ter ajudado, qualquer coisa responda aqui que eu tento mostrar com imagens.

Speed, eu acredito que não tenha feito na maneira certo, apenas criei uma segunda página de eventos (em branco), testei e não funcionou, aí criei um evento chamado "fim de evento" também não funcionou. Isso para o problema 1. Eu tirei claro a opção de teletransportar, mas não vingou. Agora nem a mensagem aparece.

Segue os prints abaixo

https : //ibb . co/1QSPSLn
https : //ibb . co /Xz5kPVf

Oi, amigo!! Tudo bom?
Cuidado com esses posts seguidos!! Isso se chama "flood". Caso o seu tópico não tiver sido respondido, apenas edite sua última mensagem com o que precisa atualizar.

Sobre os seus problemas, eu confesso que fiquei um pouco perdido, porque são coisas aparentemente muito simples de serem resolvidas por alguém que conhece a engine desde 2003.

 Eu arrumei seu post, sempre edit a última mensagem que você mandou pra ficar tudo organizadinho. E também entendi o que ce queria, é bem fácil basta você colocar as opções que você quer dentro de um loop e na opção "cancelar" você coloca para sair do loop.
Spoiler
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