O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mudar a ordem do grupo e o charset do líder quando estiver em K.O. condition.

Iniciado por [COB], 02/10/2020 às 11:52

Olá pessoal!

Como já é conhecido, nas versões mais antigas do rpg maker (2000/03), o jogador assume o controle de um único personagem (charset) para se movimentar pelo mapa, não é mesmo? Se uma equipe (party) contar com mais de um personagem, os mesmos só serão vistos ao se acessar o menu do jogo ou ao iniciar uma batalha, correto?  :sera:

Já existem maneiras de se fazer os charsets de todos os integrantes do grupo serem vistos no mapa e seguirem o líder (sistema caterpillar) e também criar eventos em que se escolhe qual será a formação do grupo..

Mas o que tem me deixado implicado (e para isso estou tentando dar uma solução), é que quando o personagem principal está numa condição "inativa" (K.O. especificamente), o charset que o jogador continua a movimentar é o do herói nocauteado!  :fliptable:

O que estou tentando implementar, é um sistema no qual, quando o líder do grupo está em K.O., ele seja substituído pelo próximo integrante que esteja "vivo" ou em condições de luta (o personagem com hp>1 se tornará o líder do grupo e o charset dele que será controlado e visto na tela).

Já obtive algum progresso mas tenho encontrado muitas dificuldades. Criei um evento em processo paralelo mas isso tem causado bastante lag. Principalmente quando dois heróis do grupo estão em K.O. e um terceiro assume a liderança.

A princípio estava pensando em algo mais simples, visualizar apenas o charset do líder do grupo no mapa (sem caterpillar). Caso o líder morresse (K.O. por exemplo), o próximo herói vivo (hp>1) tomaria a liderança, implicando na mudança do charset. E caso o líder inicial caído, fosse revivido, este retornaria à liderança.

Imagino que tenha que ser algo no sentido de remover o herói morto e depois adicioná-lo novamente, utilizando forks conditions.

Já comecei a escrever o evento no maker, mas como já disse, por ser um processo que roda em paralelo o tempo todo, tem causado mto lag.

Alguém tem alguma idéia de como isto poderia ser feito e gostaria de contribuir?

Abraços.

Olha, não existe uma condição K.O, o que existe é verificar o HP dos personagens.
Eu faria assim, o personagem que estivesse com "0" de HP eu removeria do grupo e readicionaria em seguida, deixando automaticamente na ultima posição do grupo, mas nunca testei isso em batalha.

No Rm2k3 (não 2k) realmente existe o estado "Morto" no banco de dados padrão, mas serve apenas de Status pro menu e condições de eventos.
Mas a solução em batalha realmente é o que eu mostrei, mas fora da batalha, ou seja, quando a mesma concluir vai estar em estado morto, um evento comum em processo paralelo vai fazer a verificação do parceiro se está no grupo, se sim, vai fazer outra verificação, se está "caído", assim removendo ele do grupo e readicionando em seguida ressuscitando ele (Com 1 de HP) pro evento não ficar em looping.