O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como mudar a resolução do jogo em tela cheia?

Iniciado por Finke, 02/11/2020 às 22:54

02/11/2020 às 22:54 Última edição: 12/11/2020 às 11:56 por Finke
 Oi, eu to tendo um problema com a resolução quando eu abro a tela cheia e queria poder acessar um menu de vídeo e resolução apertando F5, como posso fazer?

2000 ou 2003? Poderia postar uma imagem do problema? Para falar a verdade não me lembro de como essas versões lidavam com tela cheia, mas desconfio que pode ser complicado. Principalmente porque eles não foram feitos pra suportar as resoluções atuais, nem os patches que foram criados em suas respectivas épocas.

Citação de: Corvo online 03/11/2020 às 15:09
2000 ou 2003? Poderia postar uma imagem do problema? Para falar a verdade não me lembro de como essas versões lidavam com tela cheia, mas desconfio que pode ser complicado. Principalmente porque eles não foram feitos pra suportar as resoluções atuais, nem os patches que foram criados em suas respectivas épocas.

O 2003, eu abro o jogo e coloco em tela cheia, ai a resolução estica para as proporções da minha tela, isso faz com que perca muita qualidade de imagem, eu não consigo abrir o menu de configurações de tela apertando F5.

Está usando alguma das versões antigas e distribuída de forma não-oficial do 2k3, né?
Caso afirmativo, compre a engine na sua versão mais atual pela Steam. É baratinho e deve resolve seus problemas.
Oxe

É como o Jorge falou, é altamente recomendado que você adquira a versão original, caso não a tenha, porque evita problemas estruturais de versões anteriores.

Já tentou apertar Shift + Enter (ou Alt + Enter ~ não lembro agora) para ver se consegue redimensionar a tela?
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Se você apertar F5 no RM2003 não-oficial (pré-Steam, digamos assim rsrs), ele simplesmente vai alternar o tamanho da janela entre 320x240 e 640x480. Na versão Steam ele abre o menu de configurações de vídeo. Uma outra forma de chamar essa janela é através de eventos, chamando o comandoOpen Video Options:

Feito isso, quando essa janela aparecer, lá na seção de Fullscreen Settings, alterne o modo de Rendering para GDI. As opções abaixo serão ativas e deixe as configurações desse jeito abaixo:

A opção Allow uneven pixels fica a seu critério, ele simplesmente vai aceitar aqueles pixels mais esticadinhos porém é feito somente para encaixar a tela na posição vertical. Se você quiser manter a proporção da cena do jogo, desmarque essa opção. Ignore aspect ratio for stretching, nesse caso, eu desmarquei pois ele é quem faz a tela esticar de uma ponta a outra do seu monitor. Nesse modo GDI até que não dói tanto a vista assim se você marcá-la kkkkkkk !!
E última Use interpolation (Bilinear), essa você não marca porque ele vai interpolar os gráficos de tal forma que a gente não note os pixels na tela e, isso sim, mata a qualidade do jogo neste caso pelo fato de ser uma resolução relativamente baixa. Jogos com resoluções maiores não vem a ser um problema.

Citação de: Jorge_Maker online 07/11/2020 às 09:29
Está usando alguma das versões antigas e distribuída de forma não-oficial do 2k3, né?
Caso afirmativo, compre a engine na sua versão mais atual pela Steam. É baratinho e deve resolve seus problemas.

é kkk, realmente, acho que vou comprar, pois eu estou tendo alguns problemas por não ser oficial

tomei vergonha na cara e comprei a engine, resolveu, vlw guys