O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Dúvida] Como criar um item que da habilidade pra um personagem específico?

Iniciado por Ramis, 05/11/2020 às 17:14

Eu queria criar uma personagem que conseguisse habilidades através de itens deixados como drop por inimigos(esses itens seriam as habilidades deles que a personagem aprenderia), essas habilidades seriam exclusivas dela.
A minha dúvida é a seguinte:
Tem como fazer o personagem conseguir uma habilidade usando um item no inventario?
Mais eu queria que tivesse umas condições tipo:

- Esse item só de a habilidade pra essa personagem do grupo, (tipo quando eu usar ele no inventário apareça uma mensagem falando "A personagem X aprendeu a habilidade Y");
- Se essa personagem não estiver no grupo esse item não poderá ser usado;
- Como esses itens vão ser drop de certos inimigos, cada inimigo vai dropar um item diferente e cada item vai gerar uma habilidade diferente pra personagem em questão;
- Se eu conseguir o mesmo item novamente ele não poderá ser usado de novo(por que ela já vai ter aprendido essa habilidade).

Espero ter sido claro no que eu quero fazer.

Tbm gostaria de saber
So que no meu seria adquirido em baus e quests
Tanto que eu fiz da seguinte forma
Um item pra cada habilidade e uma categoria pra cada char
Ai ao usar o item com alvo selecionado como nenhum
pra n precisar selecionar em qem usar, uso ja aprendeu
ele rolaria um evento comun mostrando a mensagem e dando o golpe
foi assim que fiz
To pensando em por de drop tbm ou criado pra upar o lv dos golpes, assim n se limitaria somente a farm de uso do golpe
Mas msm assim
UP caso alguem saiba de algo
ALOS G.N

De qual engine estamos falando? Em todas é possível e até bem fácil, mas o método varia um pouco. Falando do Ace em diante (Ace, MV e MZ), você pode acionar eventos comuns por itens e aí é só fazer a festa. Neste evento, uma série de condições verifica se o item é válido, por exemplo:

Se o personagem X está no grupo;
Se estiver, se ele já possui a habilidade Y;
Se tudo estiver OK, ensinar a habilidade ao personagem;

Qualquer coisa, avisem que posto imagens.

Eu estou usando o Rpg maker MV,
Se você puder postar umas imagens ensinando, seria de muita ajuda.

Citação de: Corvo online 05/11/2020 às 18:07
De qual engine estamos falando? Em todas é possível e até bem fácil, mas o métedo varia um pouco. Falando do Ace em diante (Ace, MV e MZ), você pode acionar eventos comuns por itens e aí é só fazer a festa. Neste evento, uma série de condições verifica se o item é válido, por exemplo:

Se o personagem X está no grupo;
Se estiver, se ele já possui a habilidade Y;
Se tudo estiver OK, ensinar a habilidade ao personagem;

Qualquer coisa, avisem que posto imagens.

Olha n e abusando do post do amigo mas vlw
n sei pq n pensei nisso kkk e olha q gosto de mecher em condições e etc
agora vou poder por item de habilidade pra drop e poder por pra caso ja tenha, ele upe o golpe ao invés disso
ALOS G.N

Por partes, primeiro criaremos o evento comum. O que está acontecendo aqui: primeiro há uma condição que verifica se a personagem X está no grupo. Neste exemplo, ela é a única capaz de aprender esta habilidade. Depois, colocando uma condição dentro da outra, eu verifico se esta mesma personagem já possui a habilidade que pretendo ensinar. Notem que, aqui, eu coloco o comando que ensina a magia dentro do else, porque significa que a personagem ainda não possui a habilidade. Os Exit Event são pra terminar o evento ali mesmo.

◆Comment:#1 - Verificando se a Personagem está no Grupo
◆If:Therese is in the party
  ◆Comment:#2 - Verificando se a Personagem já possui a habilidade
  ◆If:Therese has learned Heal
    ◆Comment:A personagem está no grupo, mas já possui a habilidade.
    ◆Text:None, Window, Bottom
    :    :Esta habilidade já foi aprendida.
    ◆Change Items:Scroll + 1
    ◆Exit Event Processing
    ◆
  :Else
    ◆Comment:#3 - Condições cumpridas, ensinamos a habilidade:
    ◆Change Skill:Therese, + Heal
    ◆Exit Event Processing
    ◆
  :End
  ◆
:Else
  ◆Comment:O grupo não possui a personagem que pode aprender a habilidade:
  ◆Text:None, Window, Bottom
  :    :Os membros da equipe não podem aprender a habilidade.
  ◆Change Items:Scroll + 1
  ◆Exit Event Processing
  ◆
:End

Spoiler
[close]

Observem também que, sempre que alguma das condições falha, eu adiciono novamente o item que será usado no inventário. Uma vez que o objetivo dele é ativar um evento comum, ele foi usado com sucesso e, se estiver configurado para tal, será consumido. Temos que fazer isto aí para o caso de o jogador usar o item sem ter um personagem disponível. Ou não, depende do que você quiser fazer. Pra chamar o evento comum no item, é só clicar nas opções daquele campo:

Era isso mesmo que eu tava precisando, Vlw Corvo muito obrigado!!!