O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Musicas do VX não funcionam no MV

Iniciado por Steam Enemy, 21/11/2020 às 09:37

Eu tentei importar algumas musicas do RTP do VX mas elas não aparecem na lista de reprodução do MV. Tentei até abri-las no Audacity mas nem ele quis abrir.
Alguém sabe me dizer qual é o problema e como resolver isso?
Um dia, eu irei destruir a humanidade!

As músicas de todos RTPs do VX pra baixo são arquivos MIDI. O RPG Maker MV/MZ não reproduz arquivos no formato MIDI. O primeiro reproduz arquivos OGG e M4A, enquanto o segundo apenas OGG.

Não tem como converte-las?
Um dia, eu irei destruir a humanidade!

Você pode renderizá-las exportando para outros formatos através de programas com o FL Studio ou LMMS.

21/11/2020 às 10:54 #4 Última edição: 21/11/2020 às 10:55 por Syureri
O negócio de arquivos MIDI é que eles não contém a música, apenas instruções sobre como a música deve ser reproduzida. Isso tornava possível reproduzir a música usando diversos tipos de instrumentos (até mesmo os beeps do console), deixava os arquivos mais leves (1mb naquela época era muita coisa) e burlava copyright. Zaggo é um dos melhores caras daqui da comunidade pra te explicarem sobre o assunto. O único jeito de "converter" esses MIDIs é exatamente como o Gabriel disse, renderizando o resultado da reprodução usando algum programa de sua escolha, como FL Studio.

Arquivos MIDI não são arquivos musicais em si, então não tem como converter. O que você pode fazer é ler esses arquivos com algum programa e caso esse programa tenha a opção de exportar, você pode tentar exportar e converter pra OGG, que o MV vai ler.
Agora, a qualidade da exportação do midi depende de programa pra programa. O FL studio que o gabriel comentou é excelente pra todos esses processos, mas ele é uma DAW, um programa pesado de criação de músicas.
Caso queira uma opção mais rápida, tem esse site gratuito que converte rapidamente:
SOLMIRE

É meio difícil de entender como o midi funciona, mas é basicamente isso.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!