O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

BOOKAHOLIC

Iniciado por LuizTeodosio, 22/01/2021 às 17:57

22/01/2021 às 17:57 Última edição: 14/12/2021 às 11:48 por LuizTeodosio

Bookaholic

Informações básicas:
Nome do criador: Luiz Fernando Teodosio
Gênero: Slice of Life
Data de inicialização: 11/2020
Data de finalização: 1º trimestre de 2023 (eu espero)
Equipe: somente eu

[box class=titlebg]
Introdução do jogo:
[/box]

Bookaholic é um jogo do tipo simulador de vida e puzzle, em produção no RPG Maker MV. Nele, você será uma auxiliar de uma biblioteca comunitária. Gerencie o seu tempo entre diversas atividades que incluem a leitura de livros nacionais, conversas com leitores e a administração de um blog popular e rentável.

Bookaholic também é um advergame para autores interessados em divulgar suas obras. O projeto segue uma vertente educativa de não apenas divulgar a literatura brasileira, como também explorar tematicamente a nossa relação com essa forma de arte, junto a doses de entretenimento bem humorado

[box class=titlebg]
História:
[/box]
Uma estudante do ensino médio – nome a ser definido pelo jogador – se voluntaria para um trabalho de auxiliar em uma biblioteca comunitária, a fim de se aproximar da coordenadora, Amanda, por quem ela nutre um amor escondido. A estudante então finge saber sobre literatura brasileira atual, como requisito para auxiliar Amanda nas tarefas da biblioteca, e corre atrás de várias leituras para manter essa farsa. Essa tarefa acaba sendo bizarramente facilitada por meio de um misterioso leitor digital que a permite ler qualquer e-book em pouquíssimas horas.

[box class=titlebg]
Características do jogo:
[/box]

* Gerencie atividades em casa e na biblioteca;

* Interaja com NPCs diferentes a cada dia na biblioteca, valendo pontos de atividades a serem trocados por recompensas;

* Descubra histórias paralelas acerca de nossa relação com a literatura ao interagir com outros personagens;

* Explore as estantes e mesas da biblioteca e leia os livros que mais lhe interessar;

* Administre um blog literário popular e rentável;

[box class=titlebg]
Download:
[/box]
Nova demo no 1º trimestre de 2022

Se puder, curta a página do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/gamebookaholic).[/box]

[box class=titlebg]
Imagens
[/box]

[box class=titlebg]
Sistemas e scripts:
[/box]

[box class=titlebg]
Créditos e Agradecimentos
[/box]
Recursos gráficos

KADOKAWA CORPORATION (Degica) https://tkool.jp/mv/
Moghunter (Atelier RGSS) https://atelierrgss.wordpress.com/
Vecteezy https://www.vecteezy.com/free-vector/ereader
Gakai http://www5d.biglobe.ne.jp/~gakai/
Abductedious https://www.virgovsthezodiac.wordpress.com/
[Copyright](C) Kaue Luchetta (Degica)

Edição gráfica

Luiz Fernando Teodosio
João Teodosio

Músicas e efeitos sonoros

KADOKAWA CORPORATION (Degica) https://tkool.jp/mv/
bitter sweet entertainment (Degica)

[box class=titlebg]
Atualizações:
[/box]
*12/12/2020 - Corrigido bug da alavanca e do menu acessível durante as cutscenes
* 12/12/2021 - Reformulação do projeto, sem a parte de combate de RPG, focando apenas na gameplay de slice of life.

Escritor e (quem sabe) game designer.

Quando era novo gostava de imaginar como seriam os livros que eu lia caso fossem traduzidos em jogos, como andar pelas florestas recrutando membros para o bando do Robin Hood, enfrentar batalhas num navio pirata como na Ilha do Tesouro ou procurando recursos pra sobreviver numa ilha hostil como o náufrago Robinson Crusoé. Essa premissa me acertou em cheio, achei incrível!

Talvez você já conheça, mas eu senti uma certa vibe da série Persona nesse "simulador de vida". Pode até ser uma boa ideia se inspirar nela em como os NPCs podem funcionar: passando tempo com esse ou aquele personagem, ele te recomendará novos livros e desbloqueará mundos diferentes, cada qual com personalidade e gostos únicos: uma criança que gosta de aventuras fantásticas (ou mesmo HQs), um jovem que prefere romances policiais, um senhor mais velho que gosta dos clássicos... Então, conforme a heroína faz novas amizades e as fortalece, ela vai se tornando uma somatória de cada pessoa que ela conheceu desde que chegou à biblioteca. Um processo de amadurecimento.

Joguei a alpha e a primeira impressão foi ótima. Ainda estou curioso pra entender como será exatamente essa dinâmica de vida real/dimensão alternativa, de que forma será possível administrar esse tempo e como, no final das contas, o enredo vai progredindo ao longo do jogo. Os gráficos estão bem harmoniosos, as músicas combinando e os diálogos naturais. Bom trabalho!

No mais, alguns pontos menores a serem corrigidos, com possíveis spoilers:

Spoiler
- Na primeira cena no quarto da heroína, ela chama a si mesma de "Camile", independente do como o jogador a nomeou;

- Talvez seja melhor impedir o jogador de acessar o menu enquanto um diálogo ou cena está acontecendo. Apertei Shift sem querer uma hora e foi uma tremenda bagunça;

- Talvez seja só eu, mas demorei um pouco até entender o que era preciso fazer na primeira "fase". Se mais alguém tiver esse problema pode ser uma boa deixar um pouco mais óbvio;

- Enquanto tentava descobrir o que era pra fazer, encontrei uma alavanca atrás da casa com a porta trancada. Mas dá erro ao acioná-la;

- Achei um pecado o Chronos não fazer nenhuma referência à Bliblioteca de Babel do Borges  :XD: Não tem como ser outra coisa!
[close]

Vou acompanhar o desenrolar desse projeto com certeza! Valeu!
Desculpe se escrevi demais.

Citação de: Paradiddle online 23/01/2021 às 17:16
Quando era novo gostava de imaginar como seriam os livros que eu lia caso fossem traduzidos em jogos, como andar pelas florestas recrutando membros para o bando do Robin Hood, enfrentar batalhas num navio pirata como na Ilha do Tesouro ou procurando recursos pra sobreviver numa ilha hostil como o náufrago Robinson Crusoé. Essa premissa me acertou em cheio, achei incrível!

Talvez você já conheça, mas eu senti uma certa vibe da série Persona nesse "simulador de vida". Pode até ser uma boa ideia se inspirar nela em como os NPCs podem funcionar: passando tempo com esse ou aquele personagem, ele te recomendará novos livros e desbloqueará mundos diferentes, cada qual com personalidade e gostos únicos: uma criança que gosta de aventuras fantásticas (ou mesmo HQs), um jovem que prefere romances policiais, um senhor mais velho que gosta dos clássicos... Então, conforme a heroína faz novas amizades e as fortalece, ela vai se tornando uma somatória de cada pessoa que ela conheceu desde que chegou à biblioteca. Um processo de amadurecimento.

Joguei a alpha e a primeira impressão foi ótima. Ainda estou curioso pra entender como será exatamente essa dinâmica de vida real/dimensão alternativa, de que forma será possível administrar esse tempo e como, no final das contas, o enredo vai progredindo ao longo do jogo. Os gráficos estão bem harmoniosos, as músicas combinando e os diálogos naturais. Bom trabalho!

No mais, alguns pontos menores a serem corrigidos, com possíveis spoilers:

Spoiler
- Na primeira cena no quarto da heroína, ela chama a si mesma de "Camile", independente do como o jogador a nomeou;

- Talvez seja melhor impedir o jogador de acessar o menu enquanto um diálogo ou cena está acontecendo. Apertei Shift sem querer uma hora e foi uma tremenda bagunça;

- Talvez seja só eu, mas demorei um pouco até entender o que era preciso fazer na primeira "fase". Se mais alguém tiver esse problema pode ser uma boa deixar um pouco mais óbvio;

- Enquanto tentava descobrir o que era pra fazer, encontrei uma alavanca atrás da casa com a porta trancada. Mas dá erro ao acioná-la;

- Achei um pecado o Chronos não fazer nenhuma referência à Bliblioteca de Babel do Borges  :XD: Não tem como ser outra coisa!
[close]

Vou acompanhar o desenrolar desse projeto com certeza! Valeu!

Oi. Primeiramente, obrigadíssimo pelo feedback construtivo (na verdade, o primeiro que recebo), pois era o que eu mais estava querendo. :wow:

Você acertou em enxergar um quê de Persona na proposta, pois essa série é a principal inspiração para esse projeto. Eu gosto bastante da dinâmica de simulador de vida no mundo real e ação no mundo surreal, e quis fazer algo nesse sentido. Ainda pretendo trabalhar melhor essa parte da relação com os NPCs. Existem alguns que realmente indicam livros ao jogador, mas estou bolando uma forma de isso acontecer de maneira natural - talvez dentro de algumas sidestories. De qualquer forma, o recheio narrativo do jogo vai estar justamente nessas relações com os NPCs da biblioteca. E vou me esforçar para que esse aspecto fique instigante tal qual é com Persona.

Muito obrigado por listar os problemas do jogo. Vou consertá-los na próxima atualização. Sobre a biblioteca do Borges, me esqueci completamente :facepalm: E olha que eu acho que a ideia veio inconscientemente desse conto, pois eu o li faz alguns anos. Com certeza ficaria interessante colocar uma pequena referência a ela.

Nos próximos meses, devo concluir uma versão mais encorpada, com pelo menos mais alguns dias no tempo do jogo.

Após alguns feedbacks, lancei uma nova demo alpha (versão 1.4). Ela tem algumas melhorias visuais e conta com um tutorial mais prático no momento em que o jogo vira um action RPG.  :urra: