O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Piratas, navinhas pew pew e outros barulhos estranhos...

Iniciado por drakysm, 04/03/2021 às 02:32

04/03/2021 às 02:32 Última edição: 04/03/2021 às 03:50 por drakysm
Caros amigos, irmãos, companheiros e compatriotas; para todos vocês que focaram um pingo de sua atenção a este humilde e breve tópico, ofereço-os uma única mas sincera palavra: Saudações!
Acho que o que eu queria dizer acima já ficou bem claro; claro demais. Portanto, não acho que cabe fazer um comentário em itálico com a fonte reduzida para explicar o que claramente já foi explicado. PS: só comentei pra explicar isso mesmo.

Só passeando — como já é de costume — e deixando um pouco (bem pouco) do conteúdo que produzi desde a última vez que um tópico meu apareceu na lista de mensagens recentes.

Indo do mais antigo ao mais recente (do que chegou a ser postado, é claro), começamos aqui:

- Experimentei um rock leve com uma batida de trap ou algum-outro-gênero-do-tipo-que-não-sei-o-nome:

- Aqui começa a produção de um álbum que estou compondo. É inspirado em uma história que formulei um bocado de tempo atrás para um projeto de livro — que, pasmem (huehue), nunca foi pra frente. Essa em específico é uma faixa bônus. Veio duma tarde ociosa onde resolvi rearranjar uma outra composição minha (me pergunto qual seria...)

- Continuando com o álbum que citei acima, essa aqui já é mais bem produzida e, inclusive, é um trabalho bem mais recente do que aquelas outras duas:

- Certo dia, por uma obra do acaso, encontrei um remake desse jogo feito no RMVXAce emaranhado nos pontos mais ocultos e obscuros deste aparelho que vocês chamam de "computador pessoal" ou, mais casualmente, PC, :V. Experimentei por alguns poucos minutos e já me encabulei com um detalhe: a trilha do jogo em si era bacana, mas a qualidade das samples era lastimável até para um jogo da era SNES — isso era, ao ponto de preconceituosamente julgar mal a competência do próprio compositor. Bem, antes que este texto se prolongue ainda mais, devo crer que vocês já devem saber o que fiz, certo?

Clique aqui para ouvir o original!

- Apenas a continuação da anterior — nada de novo para se ler aqui — portanto, você já poderia ter parado após o segundo travessão e não ter desperdiçado alguns segundos do seu dia (ou noite) com o meu humor vergonhoso e apelativo.

Clique aqui para ouvir o original!

- Para finalizar, temos aqui um projeto que gostei bastante de fazer. "Roll the Old Chariot" é um dos sea shanties mais icônicos e populares que você vai encontrar se pesquisar mais sobre porque certamente descobriu a existência disso agora.
  Como era uma canção cantada por marinheiros e piratas enquanto trabalhavam, não era possível se ter um grande acompanhamento instrumental (salvo alguns violeiros matando trabalho), justamente por isso ela é sempre reproduzida em acapella. Como um grande admirador desta obra, resolvi usar o pouco da minha criatividade para presenteá-la com um trabalho novo e original — e cá está:

Eu disse que aquela era a última, certo? Pois bem, eu menti.

Para finalizar, deixarei alguns trabalhos até mais antigos do que os primeiros mas que nunca cheguei a mostrar aqui por motivo algum. São estes um remake daquele trio de músicas que compus para a trilha do semi-finado WotW. Por favor, apreciem (ou, ao menos, tentem =)):

E terminamos por hoje!

Um muito obrigado a quem teve a paciência de me aguentar até aqui igualmente a quem dispôs um pouco do seu tempo para ouvir esta história melódica.

Nos vemos na próxima temporada!
Té! o/
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

Muito bom, Drakysm! Achei todos ótimos trabalhos, e gostaria de comentar brevemente sobre eles.

Primeiramente, sobre a música de rock com trap, não sei se passou tão bem essa ideia, por conta do instrumento de percussão usado em 0:16 (o que prevê a posição das notas da melodia em seguida, ainda não sei o nome dele), que não combinou muito. Eu também achei que a batida no começo com kick-clap é um tanto previsível, e depois os outros instrumentos meio que ofuscam os hi-hats, dando a impressão que a batida é mais simples do que realmente é. Talvez porque normalmente trap não tenha tanto trabalho instrumental na melodia assim, normalmente. De qualquer forma, curti bastante a melodia e a progressão da música, e ainda analisei melhor a batida numa segunda vez reproduzindo, e é bem interessante.

Sobre as músicas do álbum, não tenho reclamação alguma, e adoraria escutá-lo inteiro, pois gostei muito do que ouvi. A primeira tem um tom bem fantástico de devaneio, e me faz pensar em um ambiente fora do natural, como o fundo do mar ou um planeta diferente. Também notei que elas têm nomes complicados e crípticos, e imagino que eles tenham alguma inclinação para o sci-fi, e talvez tenham significado oculto?

Em relação às músicas remasterizadas, creio que você fez jus e até um favor à OST daquele projeto, pois, de fato, a apresentação dessas faixas está bem mais "digerível aos ouvidos", agora. Bem bacana.

Já quanto às OSTs do (infelizmente) semi-finado (?) projeto, não tenho críticas de detalhe algum, achei a orquestração delas muito bem escolhida e lamento se elas não vierem a ser usadas futuramente, pois elas são perfeitas para uma boa aventura RPG. Gostei especialmente do piano da Water-Fall, mas o início da música tema/música título me capturou, e apreciei bastante o clima calmo e majestoso dela. A atmosfera e progressão são excelentes (a entrada dos vocais é perfeita e me lembrou da trilha de Elder Scrolls Online), e com certeza ouvir essa faixa já é o suficiente para gerar interesse quanto ao projeto de origem. Simplesmente épico! :ok:

Opaa! Valeu, Seki!

Levarei os detalhes que mencionou sobre a trap-rock-ou-sei-lá-o-quê em consideração se for dar continuidade ao projeto de álbum que ela pertencia algum dia. :ok:
Não apenas o que você teve o favor de comentar mas também há outros detalhes - como a mixagem e a masterização, por exemplo - que também deixaram a desejar nesse primeira tentativa.

Vi que acabei te deixando fazer perguntas: talvez para mim ou para você mesmo. Mas relaxa que logo explico melhor esse rolo de linha que acabou soltando fiapos neste tópico, hehe! Além disso, quando aquele álbum sci-fi estiver mais completo eu faço um post só pra ele.
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.