O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

BGMs com estilo clássico para um projeto

Iniciado por Seki, 05/03/2021 às 21:34

05/03/2021 às 21:34 Última edição: 22/03/2021 às 22:34 por Seki
Olá, Makers do Centro! Venho buscar sua assistência na minha jornada mais uma vez. :urra:

Já há um tempo que posto um tópico aqui, principalmente nesta área. Eu já havia trazido alguns experimentos que fiz num site chamado Online Sequencer antes, mas, com a ajuda de um amigo, eu aprendi melhor a mexer no FL Studio e comecei a trabalhar exclusivamente com ele enquanto aprendo mais da teoria musical.

Depois daqueles testes, eu estudei um pouco mais sobre harmonia, tom e acordes e, entre vários outros experimentos, decidi tentar compor algumas BGMs para um projeto de VXAce meu, que está um estágio bem inicial. Não há garantia de que elas sejam usadas no fim das contas, eu estou fazendo isso mais para ter um ideia de como aplicar a música com um objetivo, mas ainda estou inseguro quanto a qualidade delas.

Trago a primeira música que fiz em dezembro do ano passado, e outra que compus um pouco depois disso, a qual tem duas versões. Ambas tem um conceito por trás delas.

Bright Rays foi uma música que surgiu para acompanhar uma vila nevada que apareceria no jogo e seria terra natal de um personagem do jogo, que é um vampiro. Ela também pode casa com um pequeno texto que escrevi descrevendo a cidade (é bem positivo, embora a história do personagem em si seja bem sadboy):
Spoiler
Baixa Cristalina
Em dias de inverno aberto, com sol vibrante que começa a derreter a neve, as crianças saltitam por aí em seus casacos, como se a pluma branca de um grande pombo se abrisse ao mundo, um pássaro trazendo paz e alegria a nossos corações. Não há dúvidas, a melhor parte do inverno é o fim dele. Por isso, as pessoas de Baixa Cristalina são tão eufóricas!
[close]

Sim, eu sei que ela é fisicamente impossível de ser cantada ou assoprada. :P

Quanto a Outside World, é uma música que fiz pensando em utilizar no mapa-mundo do jogo. A ideia é capturar o senso de um mundo aberto e maravilhoso a ser explorado, mas ao mesmo tempo perigoso e melancólico. Isso porque o protagonista da história (não é o vampiro) é da raça tiefling, tendo uma aparência demoníaca e por isso sendo desprezado pelos humanos que dominam a maior parte dos continentes.

A segunda versão é um pouco mais acelerada e com instrumentos diferentes, pois quis experimentar um pouco. Também vale que o jogo a princípio vai abrir um mapa-mundo provisório com uma área limitada para o herói, e só depois será aberto inteiramente, então seria possível utilizar ambas as BGMs. Ou então, poderia tornar isso um tema do projeto, utilizando uma versão na tela de título e outra no mapa-mundo. Bem, ideias não machucam, não é?

Quaisquer opiniões e feedback são apreciadas! Obrigado e até mais.

Spoiler
Edit: tinha esquecido de colocar o texto.
Edit 2: meus emojis bugaram?
[close]

07/03/2021 às 19:07 #1 Última edição: 07/03/2021 às 19:08 por drakysm
Fala, Seki! o/

Tá mandando bem, hein? Confesso que não me recordo mais daquelas composições que nos mostrou outra vez e parece que os links foram removidos. Mas, mesmo assim, posso afirmar que sua noção musical melhorou nesse tempo.

Curti as ideias de arranjo que teve para com elas. Não vou julgar a qualidade das libraries/VSTs dessa vez, mas fica aqui minha cutucada no ponto de mixagem. Até está agradável de se ouvir, mas com certeza poderia estar melhor. Entretanto, você mesmo disse que está estudando e, se realmente for um aluno dedicado e tiver determinação, logo tu vai pegando o jeito nisso.

Quanto ao propósito de cada composição... Em geral, parece se alinhar bastante com a ideia que deseja se passar. De resto é analisar se condiz com o perfil do jogo ou não, mas faz jus com a descrição que foi passada. Outro detalhe importante para se ter em mente é se a música é loopável ou não.

Resumindo: são bons trabalhos! Ainda acho que algumas progressões, tanto de acordes quanto melódicas, acabam dando uma "escapada" aqui e ali - se é que me entende - o que pode passar uma ideia diferente do que se propôs. Mas paro por aqui; acredito que já esteja bom o suficiente.

Bom, finalizo aqui! Espero poder ouvir mais coisas vindas de ti em breve! o/

Spoiler
Parece que há um bug envolvendo os emojis e os embeds do SC. :._.:
[close]
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

Opa, muito obrigado pelo comentário, Drakysm!

Ah sim, eu deixei aquelas músicas privadas, e acho que não aparece mais por causa disso. Talvez eu venha a atualizar elas um dia, não tenho certeza.

Tem toda a razão, ainda precisarei aprender mais sobre mixagem e escolha de instrumentos, mas espero que eu melhore nisso com o tempo, assim como, felizmente, melhorei em outros aspectos.

Bem lembrado! Reconheço que não pensei muito nisso quanto à Bright Rays, e que o final dela não loopa muito bem com o início. Já quanto às outras, eu as fiz com isso em mente, e cheguei a testar em jogo; acredito que está tudo tranquilo.

Obrigado! Entendi seu ponto, realmente devo me atentar quanto às melodias e progressões terem uma combinação mais natural, tanto entre si, quanto com a proposta dos temas das músicas. Acho que a estrutura de uma composição é um dos pontos sobre os quais eu ainda preciso aprender mais.

Enfim, obrigado por observar e me avisar quanto a esses detalhes, vou levar em consideração daqui para frente. :ok:

Spoiler
Ah, então era isso! Valeu por esclarecer!
[close]