O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Refiz um SOM do LOL e olha só no que deu! - Sound Redesign

Iniciado por Caio Varalta, 10/04/2021 às 13:51

Bom, tirando o título bem youtuberzinho e o fato de que eu não posto aqui há um tempão -> TUDO BOM COM VOCÊS?

Já faz um tempo que eu estou buscando me especializar na área de Sonoplastia (Sound Design e Composição) para jogos, então vira e mexe eu faço estudos, trabalhos, tarefas e projetos e compartilho as criações com a galera nas redes sociais.

Esse último estudo foi um Sound Redesign - quando a gente pega um jogo/filme/etc., TIRA O SOM DELE, e CRIA todos os efeitos sonoros do zero a partir dali.

Essa ULT da SENNA foi uma escolha onde quis estudar alguns princípios do Sound Design do LOL, além de criar esse efeito de tiro 'impactante'.

Foi bem interessante fazer, acabei aprendendo coisas bem curiosas de uma forma geral.

Eu não quero estender muito aqui, mas o Feedback Sonoro para o League of Legends é MILIMETRICAMENTE CALCULADO.

Além das referências visuais, o som é MUITO importante para ajudar os jogadores a tomarem decisões em milissegundos - que nos campeonatos podem custar milhões de dólares.

E... é isso! Espero que vocês tenham curtido, adoraria saber o que vocês acharam desse Redesign Sonoro =)

Ficou parecido com a original? O som combinou com a animação? Os timbres estão meio fora?

Caso você tenha interesse em acompanhar meu trabalho, fica o convite: https://linktr.ee/caiovaralta

Obrigado, e saudade docês <3

Citação de: Caio Varalta online 10/04/2021 às 13:51
[...]
Obrigado, e saudade docês <3
:heart:

Pelo que entendi o vídeo mostra os pedacinhos com seus respectivos efeitos até o final, com tudo junto. Certo? Me enganaria, nunca joguei LoL. Apenas as bolinhas (escudos?) não tiveram destaque. Digo, se eu não estivesse olhando não teriam entendido que apareceram.

11/04/2021 às 12:04 #2 Última edição: 11/04/2021 às 12:06 por Caio Varalta
Citação de: Corvo online 11/04/2021 às 08:24
:heart:

Pelo que entendi o vídeo mostra os pedacinhos com seus respectivos efeitos até o final, com tudo junto. Certo? Me enganaria, nunca joguei LoL. Apenas as bolinhas (escudos?) não tiveram destaque. Digo, se eu não estivesse olhando não teriam entendido que apareceram.

Exatamente, @Corvo! =D

Quando a gente monta um efeito sonoro mais complexo como esse, geralmente se pensa na animação, nas texturas do som e nas partes.

Por exemplo, o primeiro som que eu fiz foi o do tiro.

Depois eu fiz o som da personagem (usei o termo foley porque a galera usa, mas não tá exatamente certo).

E por último o som do shield.

A Full Mix é quando os três sons são tocados simultaneamente, que simula como eles seriam ouvidos pelo jogador*.

E os outros, é interessante isolar as camadas pra gente ver como cada uma soa individualmente.

E eu concordo com você a respeito dos shields, e inclusive agradeço por comentar sobre isso kkkkk.

Na mixagem do som final a gente precisa dar espaço pra todos os sons tocarem juntos -- e isso é bem mais difícil do que parece.

Reouvindo os sons originais e de outras skins, dá pra notar o som do shield ocupando a camada aguda do SFX, enquanto os outros sons ocupam as médias/graves/sub. (https://www.youtube.com/watch?v=5ScQU5Bpao0)

Fica aí mais um aprendizado pros próximos =D

De qualquer forma, agradeço o comentário e feedback, bro  :XD:

*fun fact: na full mix, são três sons grandes (tiro, character, shield), mas tem de 4 a 12 sons sendo tocados concomitantemente pra cada um desses sons; o que dá 20+ sons simultaneos no final.