O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sinfonia do Alvorecer

Iniciado por drakysm, 30/05/2021 às 17:53

30/05/2021 às 17:53 Última edição: 30/05/2021 às 23:36 por drakysm
Salve, salve, camaradas metropolitanos! Como tens passado?

Venho visitá-los novamente em meses para lhes deixar uma amostra do que tenho trabalhado recentemente em meus estudos musicais.

A intenção por trás destas melodias era criar um cenário de combate bem animado mas com pausas no fluxo (tempo para os gladiadores se hidratarem, aliás, bebam água :ok:).
  Utilizei também instrumentos portados de algumas soundfonts para trazer um aspecto mais retrô (embora não tanto), fugindo das orquestrações realistas e dos plugins que travam pc de pobre :v.

No mais, peço que aproveitem, se possível.
~Até breve!
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

Uau, que belo trabalho.
Em geral, e pessoalmente, está bem bom. Eu gostei.
A percursão está fantástica e realmente ficou boa. Enfim, bom bom bom. Eu não acho que haja algo que me incomode per se.
Meus parabéns. :clap:

Opaa! Como vai, RodLego?

Grato pelo seu comentário. Feliz que não o tenha incomodado, huashas. xD

Eu adorei a composição, tá bem densa e tem várias ideias interessantíssimas aqui. Ouvi várias vezes já, principalmente imaginando as variações que você poderia fazer com essas linhas.
Alguns pontos que eu posso dizer pra vc melhorar nas próximas seriam as dinâmicas dos instrumentos, tanto a tessitura e individualidade de cada um (explorar quais técnicas fazem mais sentido serem tocadas em quais instrumentos), então a instrumentação no geral.
Você já tá em meio caminho andado pra começar a fazer orquestrações reais, só falta começar a desenvolver as linhas de forma distinta e trabalhar mais o desenvolvimento das linhas (dá uma olhada em variações temáticas e desenvolvimento de tema, vai ajudar bastante!)
Bom, isso é sobre o aspecto composicional da música. Mas falando do ponto de vista de produção, a mixagem ainda sofre bastante em diversos pontos da faixa e poderia ser muito mais dinâmica em outros, e não sei se houve alguma masterização final, as bandas de frequências soam todas meio parecidas com os vst's originais. Trabalhar isso ajuda a dar uma cara única pra produção, além de fazer soar bem melhor.

Mas adorei a música num geral, ouvi em loop por um bom tempo hehe Bom ver seus trabalhos aqui de novo!
Boas composições pra tu, um abraço o/ 
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Fala, Zaggo! xD

Muito obrigado pelas dicas, críticas, elogios e, claro, seu comentário como um todo.

Tessitura — é um nome bacana, só que mais bacana ainda foi aprender uma palavra nova, huehue. E realmente é algo que acabou faltando na composição. Digo isso porque experimentei rearranjar utilizando VSTs/libraries com dinâmicas mais realistas e, em alguns instrumentos (em especial o trompete e o violino) tive problemas com a range das notas; fora que não houve uma boa harmonização entre os timbres escolhidos como há na soundfont. Isso me deixou indagado sobre qual seria a melhor solução caso algo do tipo ocorresse em um trabalho de orquestração real (dado que tenho costume de compor no soundfont ou piano e depois moldar o arranjo).

Huehue, e se eu te disser que a versão que acabou de ouvir é a oitava dentre as outras sete tentativas de pós-produção? Trabalhar nessa parte nunca foi tão difícil antes. Não sei ao certo quando me perdi aí, mas foi o que aconteceu :v.
Até teve uma masterização, mas admito que não serviu de muita coisa.
Bem, acho que ela me venceu dessa vez...

Bom, vou analisar esses pontos e continuar os meus estudos e trabalhos musicais por aqui. Té!

10/06/2021 às 15:26 #5 Última edição: 10/06/2021 às 15:31 por Noble
RAPAZ!
Gostei demais, que vibezona! Eu tive altas reflexões musicais ouvindo isso, um mindblow

Eu não sou muito ligado em teoria musical, então eu tenho meu ponto de vista subjetivo em relação às coisas, mas eu tive aquela sensação de estar ouvindo ideias únicas e inortodoxas ao longo da música (que fluíram muito bem!). Instrumentalmente, em questão de arranjo, a track me lembrou Toby Fox, talvez por ter usado instrumentos mais leves e soundfonts retrôs que eu gosto demais, mas as similaridades terminam por aí, a música toda tem um estilo característico totalmente seu, o que eu admiro demais.

Eu particularmente achei muito legal a entrada da percussão, e acho que você fez um ótimo trabalho nas transições. Minha única crítica é em relação a algumas melodias que pareceram um pouco fora do lugar as vezes, que pode ter sido por conta do que o Zaggo mencionou. Eu particularmente acho que melodias sempre estão corretas e o problema é só como ela é interpretada: em como ela se mescla com a harmonia (vozes apenas formam acordes aos nossos ouvidos afinal, uma nota numa melodia legato é apenas mais uma nota para um acorde); em outras palavras, ter acrescentado ou alterado algumas notas na harmonia pra dar uma cor mais interessante para algumas partes da música.

Foi possível ver que armas você tem no seu arsenal e estou ansioso por ouvir mais músicas suas quando tiver ainda mais armas e técnicas ao seu dispor.
E eu aqui vou me esforçar para alcançar esse seu nível e.e

Obs: Arte bonita no video
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

Opa! Fala, meu caro Noble! o/

Te falar que também não sou muito atrelado a parte teórica. Meus conhecimentos sobre o assunto é mesmo bem pouco, mas estou sempre estudando trabalhos de outros compositores (seja arranjando, transcrevendo, enfim...) e acredito que isso vem me influenciando a experimentar essas técnicas novas sempre que possível. xD

Entendo o seu ponto. Graças a todos os feedbacks que recebi com esta composição (e com trabalhos passados também) percebi que harmonia e ritmo são partes que ainda preciso estudar melhor além da mixagem e masterização — citados pelo Zaggo, inclusive — e o arranjo que acabou deixando um pouco a desejar nesse projeto.

Enfim, fico muitíssimo grato pelo teu comentário. Pode esperar que logo mais estarei de volta totalmente recarregado; armado até às unhas dos dedos dos pés :p.
~Té!

Spoiler
Citação de: Noble online 10/06/2021 às 15:26E eu aqui vou me esforçar para alcançar esse seu nível e.e

Obs: Arte bonita no video

Hsahsah, acho engraçado o que disse porque alguns anos atrás estava eu apreciando a trilha que fizeste para o jogo do Ragnar — o qual não me recordo o nome agora :v — e presenciando os teus embates com o Sir. Zaggojhonson no Colosseum. Portanto, sou mais eu que espero parear com tu algum dia, haha!

Obs: Alpha Coders não decepciona mesmo. :ok:
[close]

Cara, essa melodia é linda, sério, wtf. Eu curti o jeito como tu fez o crescimento da música, isso encaixa bem num épico (que encaixa bem pra trilha sonora de batalha). Parabéns pelo trabalho :D teve algumas partes que me lembraram western, aliás :silencio: