O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Awaken Hero (chiptune)

Iniciado por Caio Varalta, 09/06/2021 às 15:36

Criei minha primeira música de chiptune em tracker. Pensa num rolê oldscool! hahaha

A inspiração "master" para compor essa música veio de Tal Tal Heights, de Link's Awakening.

Meu objetivo foi aprender como a música foi arranjada, e quais técnicas 'chiptunescas' foram usadas nela.

Aí, depois de compor a música em um software separado, passei ela para o Tracker.

Os trackers eram os programas usados para "programar" as músicas dos video games antigos.

Eu usei o Famitracker, no caso.

Eu também queria aproveitar para compartilhar o piano roll/midi dessa música com vocês. Ele pode ser acessado no link abaixo:

VERSÃO JUMMBUS

Com ele, vocês podem ver como a música foi criada/arranjada. Jummbus/beepbox é um site muito legal para explorar e criar sketches musicais.

Através dele, vocês também podem remixar e criar suas próprias versões dessa música.

E das músicas de outras pessoas. xD

Lembrando que Awaken Hero está sob licença de creative commons, (Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0)).

Ficaria feliz em saber o que vocês acharam da música. =)

Quaisquer feedbacks, comentários, perguntas são muito bem-vindos.

Abraço, pessoal o/

Uau! Está incrível! Quer dizer, eu não sou nenhum expert em chiptune... mas gosto o que ouço.  :shrug:
Enfim, está bem curioso e surpreendentemente boa para alguém tão "novo" na parte do chiptune.  :ok:

Citação de: RodLego10 online 18/06/2021 às 19:00
Uau! Está incrível! Quer dizer, eu não sou nenhum expert em chiptune... mas gosto o que ouço.  :shrug:
Enfim, está bem curioso e surpreendentemente boa para alguém tão "novo" na parte do chiptune.  :ok:
Fala RodLego o/

Obrigado, mano.

Eu já tinha estudado e tentado compor outras músicas no estilo 'chiptune' antes. Mas essa foi a primeira feita em um tracker - um chiptune 'autêntico'.

Fico muito feliz que tenha gostado! Valeu ^^

Antes mesmo de ler a referência e confirmar, já dava pra sentir o feeling Zeldinha. Sério, eu fico maravilhado com a quantidade de coisa feita com tantas limitações. Esse tipo de música não é o mais bonito de se ouvir, mas é um dos mais impressionantes pra mim. E tu fez um trabalho muito bom, fiquei com a melodia na cabeça  :clap:

Citação de: Rawen online 26/06/2021 às 17:47
Antes mesmo de ler a referência e confirmar, já dava pra sentir o feeling Zeldinha. Sério, eu fico maravilhado com a quantidade de coisa feita com tantas limitações. Esse tipo de música não é o mais bonito de se ouvir, mas é um dos mais impressionantes pra mim. E tu fez um trabalho muito bom, fiquei com a melodia na cabeça  :clap:
Opa Rawen! Tudo bão?

Olha, uma das coisas que mais me impressiona no chiptune é isso, também.

Dá pra fazer muita coisa com muito pouco - se comparado às DAWs e tecnologias de hoje.

E o pessoal tirou bastante proveito dessa limitação ao longo do tempo. Tem uns chiptunes que, tá louco, 4 canais parecem 20, kkkk

No mais, agradeço pelos elogios e pelo comentário, Rawen.

Fico feliz que tenha gostado :)

Opa, não tinha visto o tópico, shut up and take my money. Ficou bem legal mesmo, traga mais destas.

#tutoriais_são_bem_vindos

Citação de: Corvo online 05/07/2021 às 11:06
Opa, não tinha visto o tópico, shut up and take my money. Ficou bem legal mesmo, traga mais destas.

#tutoriais_são_bem_vindos
Fala Corvo o/

Valeu, mano. A criação de chiptunes é bem divertida, eu arriscaria dizer que mais divertida do que a produção musical e DAWs - principalmente para quem gosta de programação. ou seja você vai gostar pakas

O esquema de programar os instrumentos, notas e efeitos lembra bastante o processo de ROM Hacking e programação por Assembly, então acho que você vai se interessar bastante kkkk

Não sei até que ponto me dedicaria para criar um tutorial por escrito da ferramenta, visto que temos tutoriais ótimos no youtube (procurando pro famitracker tutorial);

Mas um behind the scenes ou contextualização/exploração da ferramenta em uma matéria da Make the Game até que poderia cair bem né:3