O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como faço uma habilidade de invocação

Iniciado por Pendragon, 10/06/2021 às 17:12

Opa tudo bem, eu queria saber como faço para criar uma habilidade que invoque um personagem para lutar ao seu lado, e que ele tenha metade dos status originais do personagem principal por exemplo se o principal tem 30 de STR e 30 de DEX o personagem invocado pela habilidade tem ter a metade ou seja 15 de STR e 15 de DEX, ou não tem como fazer? Eu uso o RPG Maker VX ace.

Tem sim, estamos falando do sistema de batalha padrão?

Eu esqueci de dizer eu uso um sistema de batalha lateral bem simples que eu vi no drak tutoriais.

Eu estava pensando e eu acho que daria conflito com o script, aí eu pensei assim, se fazer a Habilidade de invocação ser Usável apenas no menu eu acho que não vai dar conflito com o script, mas eu não faço idéia de como fazer a Habilidade de invocação.

Cuidado com doublepost.  :viiish:

Então, se o sistema funcionar como o original, funciona do mesmo jeito. Não tenho o RM pra postar imagens no momento, mas vê se dá pra entender.

1) Na configuração das habilidades, existe um campo na lateral direita da tela onde você configura efeitos. Fica abaixo da configuração de dano. Clicando ali, abre-se um pequeno menu e, na última aba deste, existe a opção Chamar Evento Comum ou coisa parecida. Se selecionar este comando, você define um evento comum [ID] para ser executado quando a habilidade for usada.

2) Isto posto, lá no banco de dados, na aba de Eventos Comuns, você precisa ter configurado o evento em questão. Ali você pode configurar o visual normalmente, mensagens de texto, animações e afins. O mais importante é usar o comando que inclui um personagem na equipe. No caso, sua invocação. Feito isso, você precisar usar algumas variáveis. Em Controle de Variáveis > Dados do Jogo existe uma opção para definir como valor determinado atributo de um personagem. Podemos representar da seguinte forma:

Variável [ID] = Personagem[ID].HP_Máximo

Percebeu onde vamos chegar? Você vai usar N variáveis pra N atributos. Depois, você precisa de uma variável temporária pra calcular a metade disso:

Variável 2[ID] = Variável [ID] / 2

Então, na primeira(?) aba do menu de eventos existe um comando para alterar os atributos de um personagem. Basta selecionar o personagem-invocação > atributo > variável 2. Repita o processo para cada atributo e você tem uma invocação com metade dos atributos do personagem. Parece complicado, mas é coisa bastante simples. Agora, é um trampo considerável. Provavelmente é melhor fazer um script pra resolver.

Problemas: Fazer por eventos no Ace torna impossível saber quem está usando a habilidade de invocação. Se você tiver mais de um personagem capaz disto, melhor ir pro código. Pelo mesmo motivo, você terá de colocar um comando no fim de cada batalha pra remover o personagem invocado da equipe.