O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RMXP - 2 DÚVIDAS: 1-IDIOMA JAPONÊS-CHINÊS E 2-RODAR EM NAVEGADOR

Iniciado por evilbiel, 16/08/2021 às 16:18

Olá! Tudo bem? Sou Evilbiel, produzi um game em RMXP, cuja última versão foi em 2013.o Nome é Resident Evil RPG Rebirth, um fangame dos jogos de ResidentEvil. Alguns aqui talvez conheçam (link da postagem aqui no centroRPG da epoca: https://centrorpg.com/index.php?topic=4910.0)

Vou relançar o jogo, adicionando algumas coisas e tal, e principalmente traduzindo ele para outros idiomas, além do inglês e português, pretendo divulgar ele em espanhol, russo e talvez outros^^

Nisso de traduzir, me veio um empecilho, que seria colocar IDEOGRAMAS CHINESES/JAPONESES dentro do engine. EU consigo dentro do programa colar trechos escritos em japones ou chines do google translater normalmente, porém na hora do JOGO rodando ele não lê e fica tudo "quadradinhos" .

Teria como resolver isso? talvez com a versão original em japonês do rpg maker? alguém sabe dizer?

A segunda dúvida, serie se existe alguma forma de um jogo de RPG MAKER XP rodar sem precisar baixar ele, direto no navegador em algum servidor online! Alguém sabe algo sobre isso? se ja foi feito?
Ja jogou Resident Evil RPG?
http://gameresidentevilrpg.blogspot.com/

Os caracteres não aparecem porque a fonte que o jogo usa não tem os mesmos na lista. Porém, a fonte do editor tem, então você consegue vê-los no programa, mas não no jogo. Agora, rodar no navegador é um pouco mais complicado. Você pode tentar fazer alguma gambiarra com emuladores (ou camadas de compatibilidade, como o JoiPlay). Mas, honestamente, dá menos trabalho simplesmente refazer o jogo em uma versão mais apropriada, como o MZ.

Citação de: Corvo online 17/08/2021 às 09:24
Os caracteres não aparecem porque a fonte que o jogo usa não tem os mesmos na lista. Porém, a fonte do editor tem, então você consegue vê-los no programa, mas não no jogo. Agora, rodar no navegador é um pouco mais complicado. Você pode tentar fazer alguma gambiarra com emuladores (ou camadas de compatibilidade, como o JoiPlay). Mas, honestamente, dá menos trabalho simplesmente refazer o jogo em uma versão mais apropriada, como o MZ.

E como eu faço para configurar a fonte que o jogo usa?
Ja jogou Resident Evil RPG?
http://gameresidentevilrpg.blogspot.com/

Você pode alterar o Main do seu jogo (faça backup). Não testei o código abaixo,

#MAIN
begin
$showm = Win32API.new 'user32', 'keybd_event', %w(l l l l), ''
# Font used in windows
$defaultfonttype = $fontface = $fontname = Font.default_name = "Arial" <<<<<<<Change this line here
# Font size used
$defaultfontsize = $fontsize = Font.default_size = 18
Graphics.freeze
$scene = Scene_Title.new
while $scene != nil
$scene.main
end
Graphics.transition(20)
rescue Errno::ENOENT
filename = $!.message.sub("No such file or directory - ", "")
print("File #{filename} was not found.")
end

Pro XP, também existe este script que automatiza o trabalho. Porém, não sei dizer se funciona com a versão mais recente do programa. Com as primeiras e/ou pirateadas com certeza não deve funcionar.

Eu não sei como é o RTP do RMXP então me desculpe se eu falar algo errado, mas não da para editar a fonte do jogo adicionando os novos caracteres ?
No MV uma certa vez eu queria usar uma fonte, mas ela não tinha alguns dos acentos do português, então editei a fonte e adicionei as novas letras acentuadas, mas vale lembrar que é bem chatinho de adicionar elas.

O software que eu usei para editar foi o FontForge versão 2020-11-07.

Mas como mencionei, nunca vi o RMXP então se falei algo impossível, desconsidere.