O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ajuste nos eventos comuns RPG Maker MV

Iniciado por RajaNaga, 20/08/2021 às 21:13

20/08/2021 às 21:13 Última edição: 06/09/2021 às 15:36 por Gabriel
Olá, estou pedindo ajuda aqui pois estou a dar maluco com a construção de alguns eventos comuns. Vou ver se consigo explicar tudo direitinho para que me possam ajudar. Então é assim, no meu projeto a HUD de vida é feita por corações, o jogador começa o jogo sem nenhum coração e vai coletando alguns ao atravessar o icon visivel no mapa. Até aqui tudo bem, consegui o que queria pois vi um tutorial antigo do Drak no YouTube e me ajudou bastante. O problema agora é a ordem em que os corações são coletados pelo jogador. Neste momento o coração 1 aparece na posição 1 o coração 2 aparece na posição 2 e por ai fora... Ora e se o jogador decidir ignorar o coração 1 e coletar o coração 2 primeiro? A posição do 1 vai ficar vazia pois o 2 vai para a posição 2 e eu não queria isso. Eu gostaria que cada coração que eu coleto ficasse em ordem na HUD dependendo de qual coração eu coleto primeiro. Quero dizer também que cada coração tem 3 imagens (coração cheio, coração meio cheio e coração vazio) e uma variável de HP pra quando levar dano as imagens dos corações mudarem pois foi assim que aprendi no tutorial do Drak.
Vou deixar uma imagens pra vocês verem melhor o que tenho que corrigir. Obrigado e espero que me possam ajudar pois já estou a ficar maluco com isto.
https://imgur.com/a/4bMe6Cf

Em geral usam-se plugins pra HUDs, facilitam bastante. Não sei dizer se o MogHunter exportou as que ele havia feito no Ace pra demo do MV, mas talvez seja mais interessante procurar pelo código. Agora, se você quiser entender a lógica, é o seguinte. Ao invés de ter posições fixas para as imagens, tenha posições fixas para os espaços dos corações. Por exemplo, o coração 1 fica sempre na posição x, y da tela. O coração 2 na posição a, b. Assim, quando precisar mostrar um novo coração, você verifica quantos já estão visíveis e move a imagem para o primeiro espaço desocupado na lista.

Se seu sistema envolve a vida do personagem, fiz uma demo éons atrás com um sistema simples assim. Foi feito no Ace, mas por eventos ainda resolve. Agora, não me lembro se os eventos em questão são comuns ou estão no mapa, mas estão lá.

Pode não ser o ideal, já que se trata de eventos, mas creio que o Café ensinou um bom método de se fazer isso com eventos nessa série:

Citação de: Corvo online 20/08/2021 às 21:58
Em geral usam-se plugins pra HUDs, facilitam bastante. Não sei dizer se o MogHunter exportou as que ele havia feito no Ace pra demo do MV, mas talvez seja mais interessante procurar pelo código. Agora, se você quiser entender a lógica, é o seguinte. Ao invés de ter posições fixas para as imagens, tenha posições fixas para os espaços dos corações. Por exemplo, o coração 1 fica sempre na posição x, y da tela. O coração 2 na posição a, b. Assim, quando precisar mostrar um novo coração, você verifica quantos já estão visíveis e move a imagem para o primeiro espaço desocupado na lista.

Se seu sistema envolve a vida do personagem, fiz uma demo éons atrás com um sistema simples assim. Foi feito no Ace, mas por eventos ainda resolve. Agora, não me lembro se os eventos em questão são comuns ou estão no mapa, mas estão lá.

Olá obrigado por responder, no que toca ao MogHunter eu já experimentei a HUD dele no MV mas não consegui o que eu queria com isso, na outra parte será que você poderia me ensinar como criar as posições fixas para os espaços dos corações? Eu ainda sou novato em RPG Maker mas aprendo rápido, o problema é eu não saber qual o método mais eficaz pra fazer algo. Será que começo com uma condição ou tenho que fazer isso em evento comum ou no evento do coração coletável no mapa? Eu já olhei a sua demo assim um pouco rápido (tava com pressa no momento) e muito sinceramente não entendi muito do que vi, mas logo que puder eu vou ver novamente.

Então, no vídeo que o Gabriel citou o Felipe só mostra como ele criou as imagens. Mas foi bom ele ter postado, daí tu vê este aqui já com o contexto do primeiro e não fica perdido:

Assista aos dois e você vai ter as noções certinhas. É melhor do que eu te explicar por texto, pois você vê funcionando na prática. Nem precisa se preocupar muito com aquela demo, ela serve só pra referência.  :ok:

21/08/2021 às 20:09 #5 Última edição: 21/08/2021 às 20:11 por RajaNaga
Pois bem, se eu já estava dando em doido com esse sistema, com esse vídeo fritou de vez, mesmo assim decidi fazer o que o Corvo falou e tentei fazer como no vídeo do Café mas com as minhas imagens de coração até porque já as tinha desenhado antes e, por alguma razão não consegui... mas também não iria ficar como eu quero pois eu uso uma terceira imagem pra o coração meio cheio e o Café só usa duas ( cheio e vazio) e isso eu não sei como fazer pra usar a terceira com script. Se alguém puder fazer umas imagens pra eu ver ou até mesmo uma demo eu ficaria eternamente grato pois já ando neste sistema já faz 5 dias e não sei mais o que fazer. Se precisarem eu até posso disponibilizar as imagens dos corações que desenhei.
Peço desculpa por estar pedindo isso mas, como sou novato no RPG Maker e nunca terminei nenhum projeto ainda fico meio confuso com muita coisa.
Espero que me possam ajudar.
Obrigado.

Estou sem o RM, não consigo fazer outra demo.  :sad:
Mas em partes, primeiro você define as coordenadas na tela de cada imagem. Coordenadas são pares de variáveis que indicam a posição da imagem em determinado pixel da tela do jogo. No caso, nos eixos x e y. Não posso te dizer exatamente quais são porque depende das suas imagens e de onde você quer que elas fiquem. É preciso testar mesmo. Por exemplo:

coração_1x = 400
coração_1y = 400
coração_2x = 425
coração_2y = 400
[...]

Pra facilitar, se estiver lidando com HP, recomendo que pense da seguinte forma: sempre que o jogador possuir um ponto de vida, a hud só mostrará meio coração. Se possui dois, um coração inteiro, três, um e meio. E daí por diante. Note que não estou dizendo pra fazer uma imagem pra cada quantidade, é só pra você ter os comandos prontos.

Dê uma olhada na demo que mandei se estiver com muita dificuldade. O evento que lida com aquela hud é bastante simples, basta você seguir comando por comando e entenderá rapidinho.

Olá, peço desculpa por responder só agora mas tive problemas com a minha internet... no entanto já consegui resolver o problema, obrigado Corvo e Gabriel por me ajudarem, os vossos conselhos foram bastante uteis.