O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O que te atraí ou te afasta de um jogo feito em RPG Maker?

Iniciado por RyanCanuto, 12/09/2021 às 09:32

O RPG Maker sendo uma engine antiga e com alta acessibilidade para o uso, trouxe uma quantidade massiva de jogos, porém, com o tempo, muito deles se tornaram muito semelhantes um ao outro, seja por uma mecânica, uso de gráficos padrões do sistema, etc. Mas claro, há jogos que se diferenciam e se destacam, não apenas com gráficos originais, mas também uma mecânica e conceito diferente do comum, mesmo que seja uma alteração simples de algo muito usado.

O que vocês querem ver de diferente em jogos de RPG Maker?
O que vocês não gostam de ver em projetos que possuem uma diferença do habitual?
brutal

Citação de: Gabriel online 12/09/2021 às 09:56
Não quero um jogo de RPG Maker, quero um jogo.
Excelente reflexão, muito obrigado!
brutal

12/09/2021 às 10:30 #3 Última edição: 12/09/2021 às 10:36 por Corvo
É como o Gabriel disse. Faça um jogo, não um jogo de RPG Maker. O que vai chamar a atenção são as mecânicas, enredo, pontos que não tem relação com o programa com o qual o jogo foi feito. Recursos importam? Sim, são a identidade do seu jogo, mas dá pra ter uma identidade com recursos próprios ou, dependendo da forma como usar, até com RTP. Quando um projeto se destaca é pelo conjunto da obra, raramente é por alguma coisa específica.

Eis um exemplo de jogo que juntou tudo o que há de mais genérico no RPG Maker, mas conseguiu dar uma cara nova. Particularmente eu achei que virou uma bagunça, mas se olhar as imagens como projetos individuais, estão bem curiosas.

Como os camaradas acima já disseram, nós queremos jogos, não um "jogo de RPG Maker". A não ser que eu esteja jogando com o objetivo de dar feedback, eu tendo a fugir de jogos de que aparentam serem muito amadores, genéricos ou de pouco esforço.

17/09/2021 às 09:33 #5 Última edição: 17/09/2021 às 13:28 por GustavoF
Eu sou uma pessoa simples, se a história me chamar atenção o jogo me chama atenção, não me importa se o jogo é rpg maker puro, nada inovador, se tiver uma história boa ele me prende, principalmente se for comédia XD.
O que eu não gosto de ver em projetos de rpg maker é desbalanceamento, inimigos a cada 2 passos, história que não me prenda kk, não precisa ser algo inovador, até porque isso é bem complicado, mas um jogo de rpg com uma história que não prende o jogador tende ao fracasso.

Quando eu olhos os projetos de rpg maker eu nunca procuro por nada muito avançado, tanto que os jogos de rpg maker que mais me divertiram foram jogos de rtp praticamente puro e sem muitas coisas complicadas, puzzles simples e tal, claro que é um grande diferencial ter coisas que você não espera no rpg maker, mas eu sei que muita gente tem acesso a esse programa e muitos criam jogos nele simplesmente por hobby ou para aprenderem algo, tanto amadores quanto profissionais. Se eu for procurar um jogo mais profissional, "menos rpg maker", eu vou na steam e vejo um jogo lá.

Eu só tenho uma ressalva que é na hora de querer vender o jogo, eu não compro qualquer jogo de rpg maker, se for vender ele precisa sim ser inovador, ir além do que o rpg maker possa oferecer pra eu ver que meu dinheiro valeu realmente a pena.

Seria estranho imaginar o seguinte questionamento: "O que te atrai em um jogo feito no Game Maker?".

O mesmo vale para outras engines populares, como Unity, Godot, Unreal, entre outras que frequentemente aparecem em game jams, jogos indies ou até mesmo profissionais. Isso porque todas essas engines supracitadas possuem o ponto em comum que é estimularem os desenvolvedores a criarem o incomum.

Não é para tanto. Essa concepção de "joguinho de Rpg Maker" nasce junto com os fundamentos da engine, que é de possibilitar que até mesmo crianças façam seus próprios RPG's. Nesse sentido, a ferramenta, do seu nome até todo o restante de sua composição, se tranca no nicho de Role Playing, além de vir com centenas de recursos previamente prontos que são usados exarcebadamente em todos os jogos da comunidade até que última gota de supersaturação seja atingida.

Respondendo à pergunta principal, o que me atrai em um jogo de RPG Maker é o incomum, a inovação, o extraordinário. Quanto mais o jogo for autossuficiente como jogo e não como jogo de RPG Maker, mais atenção de minha parte ele terá.
Oxe