O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Elementos da Narrativa

Iniciado por Jeff, 30/11/2012 às 19:53

Introdução

E aí, galerinha maker! Com o intuito de colaborar com os escritores deste belo fórum, decidi iniciar uma série de tutoriais relacionados à produção de textos (contos, histórias ou roteiros).  A princípio, desejo especificar os conceitos da narrativa e mais tarde aplica-los ao gênero RPG. Esta primeira matéria irá definir alguns elementos da narrativa, de modo que os escritores estejam aptos a aplicar suas ideias de uma melhor forma.

Objetivos

•   Definir os principais elementos de uma narrativa;

•   Especificar algumas regras de compreensão textual;

•   Exemplificar a aplicação dos conceitos citados.


Enredo e Elementos da Narrativa

O Enredo é a série de acontecimentos que dão forma à trama, ou seja, o esqueleto da sua história. Os elementos da narrativa servem para aperfeiçoar o enredo, dando mais vida ao texto. Vamos ver alguns deles:

Personagem

Nenhuma história acontece sem personagens. É o elemento principal, pode-se dizer, já que a história se desenvolve ao redor de suas conquistas e ações. Para criar um personagem, liste sua aparência física e sua personalidade. Um personagem bem feito dá vida ao texto, prendendo mais a atenção do leitor e fazendo com que ele se interesse mais pela história.

Pedro era um caçador de bruxas. Era alto e de cabelos loiros, sendo um homem agressivo e sério.

Tempo

O tempo pode significar a ordem cronológica (dias, meses, anos) dos acontecimentos, bem como a evolução dos fatos e dos personagens. É importante que essa parte seja bem definida, para que o leitor compreenda melhor a mensagem que você deseja passar no texto.

Pedro nasceu no ano de 1890 e ficou órfão aos 13 anos de idade.

Espaço

Aqui falamos do espaço físico (lugares, construções, ambientes) ou também do cenário histórico em que os eventos se passam (Futurista, Medieval, Contemporâneo). O espaço vai ditar as regras de comportamento dos personagens e as coisas que podem ou não ocorrer na história.

Pedro cresceu na Inglaterra, durante a Revolução Industrial. Morava em um orfanato no centro de Londres.

Narrador

O narrador descreve os acontecimentos do seu ponto de vista, dando ritmo e sentido ao enredo. Pode ser em 1ª pessoa, em que o escritor se coloca no lugar do personagem, ou em 3ª pessoa, onde o narrativa vem de um observador, que pode ser onisciente (que sabe os sentimentos e pensamentos dos personagens) ou não.

Eu sou Pedro, nasci na Inglaterra e sou órfão. Gosto de espancar bruxas.

Fato, Objeto, Modo, Causa e Consequência

Servem para dizer O quê, quem, como, por quê e resultado. Isso dá dinâmica e sentido aos acontecimentos da história. Se estes elementos forem apresentados em uma ordem estranha ou mal descritos, o texto pode ficar extremamente confuso.

Pedro matou (fato) uma bruxa (objeto) com um tiro na testa (modo), porque ela estava ameaçando algumas crianças (causa), assim todos ficaram felizes (consequência).


Conclusão

Basicamente, são estes elementos que podem fazer a diferença na qualidade de seu texto. Gosto de dizer que para ser um bom escritor, você não precisa escrever de modo difícil ou complicado, apenas fazer um texto organizado e fácil de ler. Espero que esta primeira aula possa ter lhes ajudado na produção de sua história ou roteiro. Quaisquer dúvidas serão respondidas neste tópico ou por MP. Estou aberto à sugestões e críticas e conto com o seu apoio.

Muito boa a aula.
Gostei da maneira que você explicou, ficou bem fácil de entender e realmente transmite bem o intuito da lição, meus parabéns.
Espero ver mais aulas suas aqui hein cara!?  :blink:

Obrigado Misty (posso te chamar assim, né? xD). Não sou um escritor tão bom quanto você, mas vou tentar postar aulas e tutoriais de qualidade aqui no fórum. Vejo que esta área é bem movimentada, isto é ótimo! Valeu, mano!

Jeff, senti falta de algumas coisas importantes no seu tutorial.

Se a intenção era explicar como funciona todo o gênero narrativo, fica claro que você explicou muito bem que todo texto narrativo conta um fato que se passa em determinado tempo e lugar e que a narração só existe na medida em que há ação; esta ação é praticada pelos personagens. Mas, acho que faltou apresentar melhor as ramificações do enredo (introdução/apresentação, complicação/desenvolvimento, clímax, desfecho). Aliás, isto que você diz como os "elementos da narrativa" não servem apenas para aperfeiçoar o enredo, até porque o enredo também é um elemento da narrativa.

Por fim, fiquemos com esta frase do escritor italiano, Umberto Eco, pra entender melhor todo o gênero narrativo.

"Entendo que para contar é necessário primeiramente construir um mundo, o mais mobiliado possível, até os últimos pormenores. Constrói-se um rio, duas margens, e na margem esquerda coloca-se um pescador, e se esse pescador possui um temperamento agressivo e uma folha penal pouco limpa, pronto: pode-se começar a escrever, traduzindo em palavras o que não pode deixar de acontecer."