O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Alternativas para "nw.dll"?

Iniciado por LoboShow, 29/09/2021 às 10:20

Ao exportarmos o nosso jogo no RPG Maker MV fica na pasta do mesmo um arquivo de nome "nw.dll". Pelo que entendi ele serve como um "mini chrome" embutido para rodar o executável do jogo (mesmo que você escolha o modo de distribuição "Windows" na hora de exportar o jogo).

O problema é que esse arquivo desgraçado tem meros 80mb de tamanho, ou seja, até uma mera demo vai ficar grande devido a esse arquivo. A minha dúvida é se não dá para fazer algum jeito que não precise desse arquivo pra executar o jogo. É sacanagem a Enterbrain fazer a porra de um executável a base do chrome até se o jogo for exportado pra ser rodado no windows.

29/09/2021 às 14:04 #1 Última edição: 01/10/2021 às 00:05 por Crixus
Essa biblioteca não é para torna o jogo um mini-navegador, é para funcionar as funções do NW.js, em geral a principal função é criar, ler ou editar arquivos no disco rígido como se fosse um servidor, e talvez outras requisições voltadas para servidor.

Diferente de quando o jogo de RMMV é distribuído para Web ou Mobile é criado apenas a pasta WWW, então o jogo usa o localStorage para salvar os dados do menu de configurações e os saves de progresso, por isso o Game.exe, DLLs e a pasta locales não vão juntos.

Extra: Sobre RMMZ
Observação, acredito que o RMMZ use o indexDB, ainda não comprei para ter certeza e nem procurei ver no site oficial.
[close]

Quando distribui o jogo para Linux ou MacOS ele também envia ferramentas necessárias para funcionar no sistema operacional correspondente, que deixa o jogo bem pesado.

A alternativa é mandar apenas a pasta WWW para os jogadores e orientar à usar isso:
https://centrorpg.com/index.php?topic=23288.0

No caso seria criar um atalho do Chrome na pasta do jogo configurado para abrir o index.html já com o parâmetro para ignorar a segurança local, não foi testado no MacOS e nem no Linux.
Boa sorte.

29/09/2021 às 15:12 #2 Última edição: 29/09/2021 às 15:13 por LoboShow
Citação de: Crixus online 29/09/2021 às 14:04
A alternativa é mandar apenas a pasta WWW para os jogadores e orientar à usar isso:
https://centrorpg.com/index.php?topic=23288.0

No caso seria criar um atalho do Chrome na pasta do jogo configurado para abrir o index.html já com o parâmetro para ignorar a segurança local, não foi testado no MacOS e nem no Linux.
Boa sorte.

Agradeço a sugestão mas é gambiarra demais. Eu estava pensando em algo que eu pudesse fazer antes de mandar os arquivos pros jogadores que tem que baixar e já sair jogando, então o jeito vai ser manter esse "nw.dll" e ter que relevar esses 80mb a mais no tamanho do jogo.

Fora que esse lance de ter que usar o Chrome é grotesco demais. Até entendo quem quer distribuir seus jogos para jogar direto do navegador, mas ter que fazer isso até para quem quer baixar e jogar é foda.

29/09/2021 às 17:49 #3 Última edição: 29/09/2021 às 17:50 por Syureri
Agradeça ao Ojima por isso. "Como vamos suportar todas as plataformas populares sem esforço? Ué, cada uma delas não suporta um navegador?"
É inevitável que você precise rodar o jogo dentro de algum tipo de navegador (Node Webkit ou algum site hospedado) visto que a base inteira da engine é feita com web em mente. Mesmo portando para android, o processo envolve rodar um navegador com o jogo dentro. Dito isso, quem usa o MV/MZ, tem que aceitar o problema.

29/09/2021 às 21:45 #4 Última edição: 05/10/2021 às 01:35 por Crixus
Citação de: LoboShow online 29/09/2021 às 15:12
Agradeço a sugestão mas é gambiarra demais.

Você poderia até fazer por linha de comando (BathScript):
start chrome "%cd%\www\index.html" --allow-file-access-from-files

Se quiser sem barra de endereço ou menus com a resolução comum:
start chrome --new-window --app="%cd%\index.html" --allow-file-access-from-files --window-size=832,663

Ainda tem comando que faz iniciar em tela cheia (O ideal é combinar com --window-size), só preciso descobrir como faz para iniciar com Aceleração de Hardware quando disponível, se alguém souber ficaria agradecido.
(RESOLVIDO)

Eu posso criar um LAUNCHER com AHK pra fazer a mesma operação e compilar em EXE, se for apenas para Windows.

A resolução poderia ficar em 1x1 e o Javascript mudaria pelas configurações do jogo, no Windows 8.1 pelo menos tem que acrescentar 39 pixels pra altura e 16 pra largura.

Usaria esse comando nativo:
https://www.w3schools.com/jsref/met_win_resizeto.asp

Para Linux teria que ser um arquivo BASH, mas presumo que você não pretenda distribuir pra outros sistemas operacionais.

Citação de: LoboShow online 29/09/2021 às 15:12Fora que esse lance de ter que usar o Chrome é grotesco demais. Até entendo quem quer distribuir seus jogos para jogar direto do navegador, mas ter que fazer isso até para quem quer baixar e jogar é foda.
Jogos feito com HTML5 ou WebGL precisam de navegador com suporte as tecnologias atuais, seja ele um Game.exe do Rpg Maker ou outro WebKit atualizado.

E só pra constar, alguns Plugins não funcionaram sem o NW.js.

Obrigado novamente @Crixus, darei uma estudada no seu último passo a passo. Mas sinceramente acho que pode até ser mais prático tentar usar uma versão mais antiga do RPG Maker, já que vou exportar somente para windows mesmo. O que me prende ao MV é somente o fato de eu ter ele.