O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker MV não inicia!

Iniciado por Laidro, 12/10/2021 às 11:00

Meu RPG Maker MV não inicia... Ele estava normal alguns meses atrás. Quando tento usar o programa, apenas a tela de apresentação aparece e depois fecha. Já reinstalei, verifiquei a integridade dos arquivos (Steam) e outras coisas simples mas da no mesmo. Acredito que seja alguma incompatibilidade com o Windows 10. Alguém já passou por isso e conseguiu resolver?

Como está de memória? E outros processos rodando? Pela descrição ele parece iniciar normalmente e ser finalizado por falta de recursos.

No meu antigo notebook o MV era impraticável, toda vez que tentava rodar o bichinho ele travava muito, o que tornava pouco produtivo tentar experimentar o programa. Dessa vez, por insistência de uma amiga, baixei o MV e ele rodou normalmente. Então, tendo a concordar com o Corvo que deva ser algo relacionado a própria máquina.. eu pesquisei relatos mais antigos e quase sempre era o mesmo, em certas máquinas ele funciona melhor do que em outras... o grande problema é que deu a entender que você o utilizava normalmente e depois de um tempo começou esse problema, correto?

Bem, eu acho que algumas coisas podem te ajudar nesse momento.
Desfragmentação do seu disco rígido;
Limpezinha nos arquivos temporários;
Tentar abrir o MV sem utilizar muitos outros programas em segundo plano;
Verificar no seu gerenciador de tarefas quais aplicativos estão ligando junto com o seu computador e desativar o que não for importante;
Apagar aqueles arquivos velhos que você não utiliza mais e desinstalar programas "inúteis";
Verificar se TODAS as atualizações da sua máquina estão em dia;
Conferir se suas configurações batem (não com as mínimas), mas as recomendadas do MV..
E um pouco de paciência.

Outra coisa que talvez sirva para você, mas não posso garantir é...
Você pegar toda a pasta do MV instalado e deixar na sua área de trabalho como se fosse um programa que você extraiu em vez de um que você baixou, e abrir diretamente dali em vez de o abrir através da Steam. Eu percebi quando testei uma versão pirata que o MV rodava melhor pegando uma versão assim, do que aquelas onde você precisava instalar no seu disco e depois fazer aquele processo de crackear, etc.. (Como não uso mais uma versão desse tipo não posso confirmar essa teoria)...  não sei se alguma dessas dicas vai resolver o seu problema, o que podemos fazer é torcer, FORÇA!  :urra:

Eu passei por algo parecido com o RMMZ, eu tive que desinstalar com um software que limpa os registros e arquivos não deletados após a desinstalação.
Depois reiniciei e reinstalei.

Obrigado a todos que me responderam. O programa voltou a funcionar. Eu tinha feito como o Aleth indicou: "Você pegar toda a pasta do MV instalado e deixar na sua área de trabalho como se fosse um programa que você extraiu em vez de um que você baixou, e abrir diretamente dali em vez de o abrir através da Steam." Bem, não funcionou das primeiras vezes mas depois que reninciei o PC ele achou que era a hora de pegar rsrs Só posso concluir que foi isso, já que não fiz mais nada na máquina.

Naturalmente o se o serviço da Steam estava iniciado ele ainda pensava que estava na pasta anterior, bastaria reiniciar o serviço pelo gerenciador do Windows.
Independente de quantas vezes você tentasse abrir, reiniciar o PC ou o serviço da Steam já resolveria.