O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Levantar Objetos ao invés de empurrar (Rpg vx ace)

Iniciado por Thalles Vinicius, 18/10/2021 às 09:20

Procurei em vários lugares mas não achei um sistema em que vc possa erguer um objeto ao invés de empurrá-lo. Isso vai ser muito útil pro meu projeto de Puzzle. Alguém sabe como fazer e se existe algum script???

Citação de: Thalles Vinicius online 18/10/2021 às 09:20
Procurei em vários lugares mas não achei um sistema em que vc possa erguer um objeto ao invés de empurrá-lo. Isso vai ser muito útil pro meu projeto de Puzzle. Alguém sabe como fazer e se existe algum script???

Para RPG Maker VX Ace e MV existe um sistema para erguer, carregar e jogar objetos, feito pelo Moghunter! Você pode encontrar as demos aqui: mogplugins.wordpress.com

Infelizmente o moghunter deve ter errado lá na hora de colocar a demo do vx ace, ele acabou repetindo a de vx, entretanto tenho o sistema dele aqui comigo

#==============================================================================
# ■ +++ MOG - PICKUP AND THROW (v1.0) +++
#==============================================================================
# By Moghunter
# http://www.atelier-rgss.com
#==============================================================================
# Sistema de carregar e arremessar eventos, útil para criar puzzles.
#==============================================================================
# Para definir quais os eventos serão arremessáveis basta nomear o evento
# da seguinte forma.
#
# <ThrowX>
#
# X é a distância que o evento pode ser arremessado.
#
# Exemplo
#
# Event01<Throw4>
#
#==============================================================================
# Sprite do personagem carregando o Objeto (Opcional)
#==============================================================================
# É preciso ter uma imagem do personagem em posição de carregar objeto e
# nomear a imagem da sequinte forma.
#
# Character_Name + _Pickup
#
# Exemplo
#
# Actor1_Pickup.png
#==============================================================================
module MOG_PICK_THROW
  #Altura do sprite do objeto carregado.
  SPRITE_POSITION = 25
  #Definição do Som quando o objeto é arremessado.
  THROW_SE = "Bow2"
  #Definição do Som quando o objeto é carregado.
  PICK_UP_SE = "Equip3"
  #ID da Switch que desativa o sistema de carregar.
  DISABLE_PICKUP_SWITCH_ID = 1
  # Definição do botão de carregar(Arremeçar) objetos.
  PICKUP_BUTTON = Input::C
end 
#==============================================================================
# ■ Game_Temp
#==============================================================================
class Game_Temp
  attr_accessor :pickup_lock 
  attr_accessor :pickup_lock_time
  attr_accessor :character_pre_name
  attr_accessor :can_throw
  attr_accessor :throw_position
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● initialize
  #-------------------------------------------------------------------------- 
  alias mog_pick_initialize initialize
  def initialize
      @pickup_lock = false
      @pickup_lock_time = 0   
      @character_pre_name = ""
      @can_throw = true
      @throw_position = []
      mog_pick_initialize
  end 
end
#==============================================================================
# ■ Game_Event
#==============================================================================
class Game_Event < Game_Character
  attr_reader   :jump_count 
  attr_accessor :x
  attr_accessor :y
  attr_accessor :bush_depth
  attr_accessor :direction
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● initialize
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias mog_pickup_initialize initialize
  def initialize(map_id, event)
      mog_pickup_initialize(map_id, event)   
      @throw_active = false
      if event.name =~ /<Throw(\d+)>/i
         @throw = $1.to_i
      end     
  end     
end
#==============================================================================
# ■ Game_Character
#==============================================================================
class Game_Character < Game_CharacterBase
  attr_accessor :throw_active
 
  attr_accessor :throw
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● initialize
  #-------------------------------------------------------------------------- 
  alias x_pickup_initialize initialize
  def initialize
      @throw_active = false
      @throw = 0
      x_pickup_initialize
  end 
 
#--------------------------------------------------------------------------
# ● Throw Action
#--------------------------------------------------------------------------
  def throw_action(range)   
      moveto($game_player.x,$game_player.y)
      jump_range = range
      #@x = $game_player.x
      #@y = $game_player.y
      moveto($game_player.x,$game_player.y)
      range.times do
      unless jumping?
        case $game_player.direction
           when 6             
             jump(jump_range,0) if throw_range?(jump_range,0,jump_range)
           when 4
             jump(-jump_range,0) if throw_range?(-jump_range,0,jump_range)
           when 2
             jump(0,jump_range) if throw_range?(0,jump_range,jump_range)
           when 8                       
             jump(0,-jump_range) if throw_range?(0,-jump_range,jump_range)
         end         
         if @x == $game_player.x and @y == $game_player.y and jump_range == 1
            $game_temp.can_throw = false
          end
         
         jump_range -= 1 
      end               
    end
end 
   
#--------------------------------------------------------------------------
# ● Throw Range?
#--------------------------------------------------------------------------
def throw_range?(x, y,range
    x = $game_player.x
    y = $game_player.y
    case $game_player.direction   
        when 2
            y += range
        when 6       
            x += range
        when 4 
            x -= range
        when 8
            y -= range
    end     
    return false if collide_with_characters?(x, y)
    return false unless map_passable?(x, y,$game_player.direction)   
    return true
  end     
   
end 
#==============================================================================
# ■ Game_Player
#==============================================================================
class Game_Player < Game_Character 
  include MOG_PICK_THROW
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Update Player Before Movement
  #-------------------------------------------------------------------------- 
  alias pickup_update update
  def update
      pickup_update
      update_pickup_command
  end
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Update Pickup Command
  #-------------------------------------------------------------------------- 
  def update_pickup_command
      $game_temp.pickup_lock_time -= 1 if $game_temp.pickup_lock_time > 0
      return if $game_temp.pickup_lock_time > 0
      if Input.trigger?(PICKUP_BUTTON)
         throw_event if can_check_throw_event?
         check_event_pickup([0,1,2]) if can_check_pickup_event?
      end
  end
   
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Check Action Event
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias mog_pickup_check_action_event check_action_event
  def check_action_event
      return if $game_temp.pickup_lock_time > 0 or $game_temp.pickup_lock
      mog_pickup_check_action_event
  end 
   
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Can Check Pickup Event
  #-------------------------------------------------------------------------- 
  def can_check_pickup_event?
      return false if $game_temp.pickup_lock
      return false if $game_temp.pickup_lock_time > 0     
      return false if $game_map.interpreter.running?
      return false if $game_message.visible
      return false if $game_switches[DISABLE_PICKUP_SWITCH_ID]
      return true
  end   
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Can Check Throw Event
  #--------------------------------------------------------------------------   
  def can_check_throw_event?
      return false if $game_temp.pickup_lock == false
      return false if $game_temp.pickup_lock_time > 0
      return false if $game_map.interpreter.running?
      return false if $game_message.visible
      return false if $game_switches[DISABLE_PICKUP_SWITCH_ID]
      return true
  end   
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Reserve Transfer
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias mog_pickup_reserve_transfer reserve_transfer
  def reserve_transfer(map_id, x, y, direction)
      if $game_temp.pickup_lock == true
         for event in $game_map.events.values
             if event.throw_active == true
                event.throw_active = false
                event.moveto(@x,@y)
                case @direction
                   when 2
                     event.jump(0,-1)     
                   when 4
                     event.jump(1,0)     
                   when 6
                     event.jump(-1,0)     
                   when 8 
                     event.jump(0,1)   
                end     
             end 
         end     
         $game_temp.pickup_lock = false
         $game_temp.pickup_lock_time = 0
         @character_name = $game_temp.character_pre_name
      end 
      mog_pickup_reserve_transfer(map_id, x, y, direction)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Move By Input
  #-------------------------------------------------------------------------- 
  alias mog_pickup_move_by_input move_by_input
  def move_by_input
      return if $game_temp.pickup_lock_time > 0
      mog_pickup_move_by_input
  end 
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Throw Event
  #-------------------------------------------------------------------------- 
  def throw_event
      for event in $game_map.events.values
          if event.throw_active and not jumping?
             $game_temp.can_throw = true
             event.throw_action(event.throw)
             return if $game_temp.can_throw == false
             $game_temp.pickup_lock_time = event.jump_count
             $game_temp.throw_position[0] = event.x
             $game_temp.throw_position[1] = event.y
             event.throw_active = false
             $game_temp.pickup_lock = false           
             Audio.se_play("Audio/SE/" + THROW_SE, 100, 100)
             @character_name = $game_temp.character_pre_name
             key = $game_map.map_id, event.id, "C"
             $game_self_switches[key]=true
             $game_switches[13] = false
             break
          end         
      end   
      if event == nil
         $game_map.reset_pickup
      end       
  end
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Check Event Pickup
  #--------------------------------------------------------------------------
  def check_event_pickup(triggers)
      front_x = $game_map.x_with_direction(@x, @direction)
      front_y = $game_map.y_with_direction(@y, @direction)
      for event in $game_map.events_xy(front_x, front_y)
          if event.throw > 0 and not jumping?
             event.throw_active = true
             $game_temp.pickup_lock = true
             event.jump(0,0)
             $game_temp.pickup_lock_time = event.jump_count
             event.x = $game_player.x
             event.y = $game_player.y
             Audio.se_play("Audio/SE/" + PICK_UP_SE, 100, 100)
             $game_temp.character_pre_name = @character_name
             make_pickup_pose
             break
          end
      end
  end
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Img Pickup Exist?
  #--------------------------------------------------------------------------
  def img_pickup_exist?
      Cache.character(@character_name + "_Pickup") rescue return false
  end
   
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Make Pickup Pose
  #-------------------------------------------------------------------------- 
  def make_pickup_pose
      $game_switches[7] = true
      $game_switches[13] = true
      @character_name = @character_name + "_Pickup" if img_pickup_exist?
  end
 
end
#==============================================================================
# ■ Sprite_Character
#==============================================================================
class Sprite_Character < Sprite_Base 
  include MOG_PICK_THROW
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Update X Effects
  #--------------------------------------------------------------------------             
  alias mog_pickup_update_position update_position
  def update_position
      mog_pickup_update_position
      update_pickup_position if can_pickup_position?
  end 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Can Pickup Position
  #--------------------------------------------------------------------------       
  def can_pickup_position?
      return false if $game_temp.pickup_lock_time > 0
      return false if $game_temp.pickup_lock == false     
      return false if @character.throw_active == false     
      return false if @character.is_a?(Game_Player)
      return false if @character.jumping?
      return true
  end   
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Update Pickup Position
  #--------------------------------------------------------------------------     
  def update_pickup_position
      @character.x = $game_player.x
      @character.y = $game_player.y
      @character.bush_depth = 0
      unless @character.direction_fix
          @character.direction = $game_player.direction
      end
      self.x = $game_player.screen_x
      self.y = $game_player.screen_y - SPRITE_POSITION
      self.z = $game_player.screen_z + 1
  end
end 
#==============================================================================
# ■ Scene_Map
#==============================================================================
class Scene_Map < Scene_Base
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Call Menu
  #--------------------------------------------------------------------------   
  alias mog_pickup_call_menu call_menu
  def call_menu
      return if $game_temp.pickup_lock == true
      mog_pickup_call_menu
  end
 
end
#==============================================================================
# ■ Game Interpreter
#==============================================================================
class Game_Interpreter
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ● Command 352
  #--------------------------------------------------------------------------     
  alias mog_pickup_command_352 command_352
  def command_352
      return if $game_temp.pickup_lock == true
      mog_pickup_command_352
  end
     
end     
#==============================================================================
# ■ Game_Map
#==============================================================================
class Game_Map
 
#--------------------------------------------------------------------------
# ● XAS Initial Setup
#-------------------------------------------------------------------------- 
  alias mog_pickup_setup setup
  def setup(map_id)
      mog_pickup_setup(map_id)
      reset_pickup
  end 
 
#--------------------------------------------------------------------------
# ● Reset Pickup
#-------------------------------------------------------------------------- 
  def reset_pickup
      for i in $game_map.events.values
          if i.throw_active
             i.throw_active = false
             i.moveto($game_player.x,$game_player.y)
             i.jump(0,0)             
             i.move_backward
             $game_player.character_name = $game_temp.character_pre_name
          end   
      end 
      $game_temp.pickup_lock_time = 0
      $game_temp.pickup_lock = false
  end 
end 
$mog_rgss3_pickup_and_throw = true