O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de poupar inimigos.

Iniciado por Rattataz, 09/11/2021 às 15:47

09/11/2021 às 15:47 Última edição: 09/11/2021 às 19:24 por Gabriel
Recentemente comecei um projeto, porém estou com um grande problema, queria um sistema de poupar os inimigos por exemplo;
Se meu herói der um dano que iria matar o inimigo aparecer uma mensagem "Você irar matar o seu oponente deseja continuar? Sim/Não" não sei se ficou muito claro como seria o sistema, será que é possível fazer algo assim?
Porque no caso teria que calcular o dano antes dele sair pra haver a pergunta, e por porcentagem se vc der um ataque crit é quase certeza matar direto no caso não seria útil.
Estou usando o RPG Maker XP.

Olá, seja bem vindo.
Eu preciso saber, essa situação vai funcionar apenas para uma tropa de inimigos ou em qualquer batalha?

Citação de: Crixus online 09/11/2021 às 17:07
Olá, seja bem vindo.
Eu preciso saber, essa situação vai funcionar apenas para uma tropa de inimigos ou em qualquer batalha?

Seria pra todas as lutas

Então vou precisar abrir o gerenciador de Scripts do RmXP pra ver se descubro um método. Se eu conseguir volto à postar aqui.

Eu queria apontar que você postou sua dúvida na área errada... (está na de 2k3)
Pelo o que o Crixus falou ele já vai conseguir solucionar o seu problema de um modo muito melhor, mesmo assim, tava atoa e fiz uma versão provisória para resolver seus problemas. Quem sabe, até possa se tornar oficial, e o melhor lado é que.. você pode aplicar essa dica em QUALQUER versão do Maker, e não precisaria se limitar a utilizar em um inimigo somente quando ele estar prestes a morrer. :coffee:

É um sistema simples, mas que pode ser melhor trabalhado conforme suas habilidades e paciência em criar fórmulas para isso e todo o tipo de coisa. A ideia é simples, uma habilidade de poupar seus inimigos, que é mais efetiva conforme o nível de saúde daquele inimigo, e você pode definir para cada um deles individualmente se eles podem ou não serem poupados, quais são mais ou menos difíceis de serem poupados e cenas específicas para cada um desses inimigos que são poupados ou qualquer tipo de punição a você por falhar em poupar, como eles te causarem dano, e por ai vai...

Você vai precisar trabalhar com 1 Switch, 2 eventos comuns e cerca de umas 4 variáveis, pelo menos nessa versão mais básica, e claro.. uma habilidade de poupar o seu inimigo.

Passo 1: Crie sua habilidade de poupar. Essa aqui é a parte mais simples, mesmo assim tirei uma foto de como eu fiz no meu caso.
Spoiler
[close]

Passo 2: Crie o evento comum que a habilidade de poupar ativa quando é usada, esse evento é global.
Spoiler
[close]

Passo 3: Prepare o grupo de inimigos, aqui que você vai começar a mexer com as variáveis.
Spoiler
[close]

Variável ID: Nesta variável você indica qualquer número que vai representar o código do seu inimigo que será lido no próximo evento comum, isso é bem importante para que você não tenha que criar diversos eventos comuns para cada inimigo e sim apenas um evento comum que cada ID tenha sua própria configuração.
Variável HP: Essa variável ira se adequar ao HP atual do inimigo. (Logo você vai entender para que isso vai servir)
Variável HP M: Essa apenas grava o HP Máximo do inimigo. (Já já você entende)

Passo 4: O sistema ganha vida!
Spoiler
[close]

Usando as condições você verifica qual é o ID do inimigo antes de executar a ação.
Neste caso, eu usei uma fórmula que vai verificar em percentual o quão perto o HP do inimigo está próximo de seu fim (só que ao contrário)!!! Neste caso, na mesma condição exemplo que fiz no fantasma, significa que se ele tiver perdido cerca de 60% do HP o seu herói tem 100% de chance de poupa-lo. Todavia, se ele tem menos do que esse montante a chance cai para apenas 10%, esses valores são editáveis e qualquer configuração ai no meio disso vai por sua conta, assim como cada inimigo pode ter uma fórmula única de ser poupado. Como por exemplo, um inimigo que só pode ser poupado se o seu Ataque for maior que o dele! Ou, um inimigo que só pode ser poupado após 10 turnos de combate, também um inimigo que tem 10% de chance de ser poupado se a variável 100 no database é igual a 50...... as possibilidades são infinitas, e caso você goste da ideia, posso até programar alguns outros exemplos para você, mas creio que apenas a ideia base seja o suficiente para atiçar sua parte criativa. Boa sorte com o projeto, e aguarde o Crixus, talvez você possa usar ambos os sistemas em conjunto para deixar ainda mais interessante, ^^