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Sistema de partículas

Iniciado por Doiza, 03/01/2022 às 11:36

03/01/2022 às 11:36 Última edição: 03/01/2022 às 13:29 por Doiza
Sistema de partículas

Autor: Andrew McKellar (Anaryu) - anmckell@gmail.com
Tradução e modificações: Kbça que na verdade é o khas? acho que é o khas meu deus que script antigo
Compativel com: RMVX
Compatibilidade: boa
Facilidade de uso: médio
Lag gerado: médio

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Condições de Uso
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- Dê créditos ao autor.
- Esse script não está disponível para livre uso comercial. É necessário contatar o autor original (Anaryu), que infelizmente aparenta não ter sido muito ativo ultimamente (aqui tem a última atividade dele no RPGMaker.net, que foi em 2020). Infelizmente é algo que acontece pelo script ser bem antigo.

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Para que serve o script
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Este script possibilita a utilização de vários efeitos de partícula animados, deixando seu jogo muito mais bonito.

Tutorial

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                   Tutorial do Sistema de Particulas
                              por Kbça
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                        Criando novos efeitos
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Leia atentamente o script "Configurações do SP"
Um efeito é composto de varias configurações, tomarei um como exemplo:

    id = "Fumaça"               # Nome do Efeito
    p = Particle_Setting.new    # Nescessario para criar o efeito
    p.power = [5,3]             # 5 particulas para 3 frames
    p.speed = 15                # Pausa de 15 frames entre criação de particulas
    p.intensity = 255           # Inicia com opacidade de 255
    p.burnout = 10              # Altera a opacidade em 10
    p.h_scatter = 25            # Randomico de 25 pixels para horizontal
    p.v_scatter = 25            # Randomico de 25 pixels para vertical
    p.velocity = [0,-1.5]       # Velocidade: Horizontal 0 e Vertical -1.5
    p.acceleration = [0,-0.1]   # Aceleração: Horizontal 0 e Vertical -0.1
    p.angle_change = 0          # Não ocorre mudança de angulo (valor=0)
    p.achange_delta = 0         # Não ocorre mudança de angulo (valor=0)
    p.move_type = 0             # Tipo de movimento: Linear (em linha)
    p.lock = false              # A particula ficará sobre seu alvo
    @particle_settings[id] = p.clone # Nescessario para criar o efeito

Esse efeito será nomeado como Fumaça e exibirá 5 particulas em 3 frames,
fazendo uma pausa de 15 frames a cada vez.Ele iniciará com opacidade total (255)
e irá diminuir sua opacidade em 10 a cada frame. A particula gerada irá iniciar
numa localização X ramdomica de 25 pixels e a mesma coisa em Y. A particula
se moverá a -1.5 Y e irá acelerar  -0.1 Y.

Para criar novos efeitos, coloque o código correspondente (como a configuração
do efeito "Fumaça") aonde diz "Coloque novos efeitos abaixo!"


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                          Usando os efeitos
                           por  Comentário
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Quando usamos um efeito por comentario ele será exibido constantemente.
Coloque o comentario na pagina do evento que quiser ele ativo, assim
você pode colocar diversos efeitos por pagina do evento.

1º Adicione a palavra PART no nome do evento

2º Coloque um comentario, usando o seguinte formato:

PARTICLE=imagem-da-particula,modo-de-imagem,efeito-usado,posição-x,posição-y


O que cada "coisa" significa:

imagem-da-particula
o nome da imagem da pasta "Graphics\Particles" que será usada

modo-de-imagem
o modo que a imagem será carregada:
    0 - Modo Normal (exibe a imagem normalmente
    1 - Modo Adição (exibe a imagem tirando os tons de preto)
    2 - Modo Subtração (exibe a imagem com cores "invertidas")

efeito-usado
o nome do efeito configurado no script "Configurações do SP"

posição-x
o valor x que é adicionado a coordenada da particula.
Iguale a 0 para posição original

posição-y
o valor y que é adicionado a coordenada da particula.
Iguale a 0 para posição original


Exemplo:
PARTICLE=sparkle-blue,1,Glitter,0,0

usará a imagem sparkle-blue, sob o modo Adicionar, usando o efeito Glitter,
nas coordenadas x e y originais do evento.


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                          Usando os efeitos
                         por "Chamar Script"
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Para usar efeitos num determinado momento (como a explosão de algo) você pode
usar o comando "Chamar Script" para executar um efeito de particula.

Use o seguinte

particula = "energy-ball-white"
evento_alvo = $game_map.events[23]
efeito = "Sumir"
modo = 1
tempo = 10
p1 = $scene.ap(particula, evento_alvo, modo, tempo, efeito)
self.add_effect(1,p1)

Onde:

particula = "energy-ball-white"  <<<<----------- PARTICULA (IMAGEM) A SER USADA
evento_alvo = $game_map.events[23] <<<<--------- EVENTO ALVO DA PARTICULA
efeito = "Sumir" <<<<--------------------------- EFEITO USADO
modo = 1 <<<<----------------------------------- MODO DE IMAGEM
tempo = 10 <<<<--------------------------------- TEMPO (EM FRAMES)
p1 = $scene.ap(particula, evento_alvo, modo, tempo, efeito) <-- NÂO ALTERE NADA AQUI
self.add_effect(1,p1) <<<<------------------------------------- NÂO ALTERE NADA AQUI

Bem simples não?

Observação:
Para executar a particula em eventos,
igualamos evento_alvo a $game_map.events[id_do_evento]
onde id_do_evento tem que ser substituido pelo numero do ID do evento

Para executar a particula no personagem principal,
igualamos evento_alvo a $game_player

Para executar a particula no evento em que foi chamada,
igualamos evento_alvo a $game_map.events[original_event_id]
[close]

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Imagens
[/box]




Gifs



[close]

[box class=titlebg]
Download e Script
[/box]

Português (Mirror)
Inglês
(Mirror 1, Mirror 2)

A demo em inglês é um pouco diferente da em português.

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Considerações
[/box]

Esse é o clássico sistema de partículas do RMVX que era muito utilizado no auge da engine, especialmente em junção do Neo Light Effects do Khas. Outros sites (como esse) ainda têm o script, porém caçando alguns scripts eu achei esse blog que tem uma quantia significativa de links da Santuário RPG Maker e que felizmente foram em grande maioria salvos no Wayback Machine.
Quis postá-lo pois como eu disse é um clássico, e também tem uma quantia de imagens muito legais pra outros sistemas de partículas mais recentes.
Você adora as enormes árvores do XP? Você odeia as cores "datadas" delas? Que tal dar uma olhada no meu Remaster?

Preservação é sempre bom, obrigado por postar aqui o/

Jesus não acredito que até agora tem pessoas nessa comunidade (como eu)

Citação de: trollge online 07/01/2022 às 23:59
Jesus não acredito que até agora tem pessoas nessa comunidade (como eu)

Exception:ArgumentNullException
Message: Array "pessoas" not found.

Compile error at line 65536.

        

kkkkkkk (eu tentei citar a pessoa acima)