O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Existem direitos sobre o nome Beyblade?

Iniciado por Ryan X, 18/02/2022 às 12:35

Como já devem saber pelo tópico de recrutamento, estou criando um jogo de beyblade comercial, mas queria saber se qualquer um pode fazer um jogo ou série de beyblade oficialmente. Já que beyblade é um esporte japonês?

18/02/2022 às 14:02 #1 Última edição: 18/02/2022 às 14:03 por Moge
Não sei se é considerado realmente um esporte, mas existem direitos autorais em cima dessa obra sim hein.

É muito arriscado fazer um jogo comercial com o nome "Beyblade", sem a prévia autorização de seus criadores (ou empresa que detém os direitos autorais dessa obra), sem tomar um processo nas costas hein.

Mas, dá pra você "dibrar" essa parte, usando os elementos do anime/esporte/whatever e modificá-los, a ponto de estar resguardado pelo menos dessa parte legal.

Veja um exemplo:

O jogo tem muitos aspectos semelhantes à série "Pokemon", mas os devs do jogo não copiam diretamente o "Pikachu", "Bulbassauro", "Charmander" e etc, entendeu?

Quer dizer que não posso usar o nome beyblade de forma comercial? Cara isso era um esporte, então pegaram isso e criaram o primeiro anime de beyblade só para vender beys.

Citação de: Ryan X online 18/02/2022 às 18:45
Quer dizer que não posso usar o nome beyblade de forma comercial? Cara isso era um esporte, então pegaram isso e criaram o primeiro anime de beyblade só para vender beys.

Beyblade é uma série de mangá criada para promover uma linha de brinquedos, inspirada em um pião tradicional japonês. Como pode ver, não é um esporte, e seus direitos estão nas mãos da empresa dona da marca. Logo, ninguém tem permissão para criar nada oficial sem consentimento dos detentores desses direitos.

O exemplo citado pelo Moge é uma forma de driblar esse obstáculos, inspirando, mas não copiando diretamente.

A Takara Tomy é dona dos direitos de todo o beyblade, vou ter que mudar o nome, tirar o bey e colocar algo junto com blader tipo starblade.