O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Resenha crítica - Elemental charmers

Iniciado por ∞, 22/03/2013 às 21:29

22/03/2013 às 21:29 Última edição: 01/04/2013 às 08:22 por King Gerar
[box class=titlebg][/box]
[box class=roundframe]
Resenha crítica : "Elemental Charmers"

[box class=information]"Elemental charmers é um projeto em desenvolvimento que trata de um tema clássico e por muitas vezes criticado : Os 4 elementos naturais do universo (Terra, Ar, Água e Fogo). Talvez por este motivo, torne-se difícil conseguir alguma originalidade acerca da história ou dos elementos dela."[/box]
Continuar lendo ⇩
[box class=information]
  Apesar do tema girar em torno dos 4 elementos, a trama se envolve de maneira peculiar ao interagir dois mundos totalmente opostos em situação de inimizade. Gaia que possui um planeta equilibrado e em desenvolvimento, e Devon que possui todo o seu desenvolvimento voltado para a guerra e poder, pelo desejo do seu deus supremo de conquistar todos os outros mundos.

  Em meio á trama, se envolvem 4 personagens que de modo clássico serão dominadores dos 4 elementos, tendo assim cada qual sua história e características, mas unidos pela força maior "Gaia" para impedir que os habitantes de Devon sobre o comando de "Chaos" dominem o seu planeta.  Este é o clima em que gira a trama de "Elemental Charmers".

  Ao conhecer a história do jogo, é dito á primeira vista que não há elementos que surpreendam, se trata de uma história de bases simples, com objetivos e trama genéricos : Um poderoso Deus que tem o desejo de poder, usa de seus subordinados para desenvolver um enorme poder de guerra. Os personagens são carismáticos, com raízes genéricas (Vingança, Aventura, Vontade de salvar o mundo) mas formam um bom conjunto clássico.

  Toda a ambientação remete á um mundo fantasioso comum de RPG's , com magia, casas medievais, vilarejos místicos e todo o conjunto clássico. O próprio estilo de jogo faz lembrar Final Fantasy em muitos pontos, o que gera uma boa nostalgia.

  No desenvolvimento do jogo em si começamos a ver algumas falhas de harmonia, a tela de título possui elementos interessantes como a "Tremida" nas opções, ou a transição de imagens, no entanto o design geral está precário. Não há efeitos visuais que atraiam os olhos, nem imagens que sejam de fato bonitas, o design da logo e das opções está demasiado simples, e as imagens geram uma sensação estática enjoativa. A música em inglês também não caiu bem com o jogo.

  Já de início há uma péssima colocação de uma cena "Off-game" de humorização com um personagem que promete ficar a fazer brincadeira no decorrer do jogo se o jogador assim desejar. A idéia não é de todo ruim, mas na forma que ficou apresentada gera um clima muito ruim para primeira impressão.

  Seguindo com o jogo, a apresentação de diálogos está cortada, e com o tamanho da fonte (Letra) grande demais, o que gera um efeito visual ruim, e não é possível ler as frases por completo devido ao corte que ocorre nelas. Neste ponto, é possível dar a vontade de parar de imediato o jogo pois se torna cansativo tentar subentender a cena através de meias frases.

  As cenas estão bem construídas, com alguns efeitos de movimento bacanas nos personagens, com animação nos gráficos entre outros detalhas, no entanto a construção do ambiente está um bocado ruim, clima de chuva com uma iluminação opaca e clara, objetos mal distribuídos e falas artificiais (As falas artificiais percorrem durante boa parte dos diálogos futuros no jogo).

  Entrando na jogabilidade , é possível ver elementos bacanas, como uma vasta exploração do cenário, com itens a se pegar, salas a vasculhar, um ambiente bem construído e efeitos visuais bacanas. Na decoração há várias falhas de objetos que não entram em contexto com o ambiente (Como ursinhos, velas acesas durante o dia com a janela aberta, megafones tocando por todos os lugares) e algumas falhas na programação que permitem o jogador andar por paredes.

  Um bom ponto forte do jogo é a escolha de sistemas, pequenos efeitos visuais belíssimos e suaves, como o pop-up de itens ou a apresentação do nome dos locais que se chega. Os ambientes naturais e interiores também estão bem feitos, com algumas falhas apenas, como o excesso de itens fora de contexto, ou posicionados erroneamente.
   
  No que diz respeito ás batalhas, o sistema é ótimo, mas a programação e planejamento estão ruins. Está baseado em atacar e recuperar a vida infinitamente, com inimigos com alto poder de ataque na cena do personagem 1. Na cena da personagem 2 as batalhas estão mais equilibradas e planejadas, como deve ser um início de jogo. O desenvolvimento da trama dos personagens está bom , porém volto a repetir que está superficial, artificial.

  Assim como todo RPG clássico, Elemental charmers é um jogo que leva um certo tempo até conquistar o jogador, mas pode tornar-se um jogo carismático e nostálgico devido aos cenários apresentados, uma boa variação de sistemas e um amplo desenvolvimento da trama de cada personagem. Em contrapartida, os diálogos mal-feitos e a apresentação fraca dos personagens e do jogo trazem uma experiência desagradável ao jogador de uma falta de planejamento ou execução, o que pode matar o jogo já no início.

  Tratar o tema elementos torna-se um ponto excluído se o jogo se mostrar com um bom desenvolvimento geral sem se focar neste ponto apenas, e isto é possível e viável em "Elemental Charmers".
[/box]
[close]

[box class=calendar_today]
Pontos Fortes / Pontos Fracos

♦ Cenários variados e bonitos
♦ Sistemas bem escolhidos
♦ Personagens carismáticos
♦ Ampla área de jogabilidade extra
♦ Diálogos fracos/artificiais
♦ Bugs nas falas, e fonte grande demais
♦ Design precário
♦ Programação de batalha fraca
♦ Apresentação de personagens ruim
♦ História demasiada simples
[/box]

[box class=information] Conclusão: Elemental charmers é um projeto de história simples que remete á clássicos RPG's conhecidos, com personagens carismáticos e ambientes bonitos. A programação e design precisam sofrer melhorias, bem como os diálogos e cinemáticas. Ao joga-lo é possível imersar nele de forma a esquecer o tema clichê : "Os 4 elementos", gerando uma real vontade de continuar a jogá-lo.[/box]
[/box]
Querendo uma avaliação para seu projeto? Envie uma mensagem com o link de seu tópico!

Como eu citei no meu tópico, esse problema da fonte é algo complicado, pois em algumas máquinas isso acontece, em outras, não... Na minha, como pode ser visto nas screens, isso não ocorre (óbvio, eu não ia fazer um game com um problema tão precário assim). Mas sei que isso é um problema. Em todo caso, o jogo está em open project... É possível arrumar isso.

Quanto aos outros pontos citados, eu os considerarei e farei o possível para melhorá-los!

Obrigado pela avaliação!