O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A segunda queda da CRM está chegando e ninguém vê.

Iniciado por Ryan X, 19/04/2022 às 09:09

Moradores da CRM, equipe da Staff e visitantes de outros reinos makers. Eis que venho a dizer que a CRM pode ter um risco de sofrer uma segunda queda e talvez dessa vez irreversível. Agora porque digo isso?
[List=0]
  • Parece que do ano passado para cá, a Staff não faz comunicados especiais e nem tenta promover eventos para os membros. A área de screen shorts da semana ainda tá na versão 2021 e só os membros que tenta manter o fórum vivo, se eles não se cuidarem, o mesmo exército invasor que causou a queda do MRM, o que causou a entrada de novos moradores para cá, pode invadir e causar uma imigração de fóruns e a CRM pode ser esquecida.
    [/List=0]
    Se tiver alguma outra coisa que talvez eu não coloquei aqui, pode colocar nos comentários e se alguém da Staff lê isso, tente juntar a Staff inteira para resolver isso, o fórum está parado e sem comércio, está sem atrações e também está sendo deixado de lado. Tomara que resolvam isso, meu primeiro fórum foi o CRM e tomara que não seja esquecida.
    Que Deus e a Força esteja com vocês.

Acho que isso tem um pouco das duas partes, membros e staff... e sinceramente, nunca vai voltar ao que um dia já foi em questão de movimento. Apenas os mais velhos de guerra permanecem e são poucos... não adianta também entupir de evento se quase ninguém participa.

Outra coisa é que muitos estão migrando pra outras plataformas e deixando o fórum de lado, acredito que o fórum em si fica em segundo plano por conta disso.

Mas exterminar o fórum pra sempre é uma decisão de quem mantém  :money: e sem um incentivo por parte dos usuários também é complicado...

Posso adicionar algumas coisas a essa lista.

A loja não tem novos itens e nem eventos pra colocar itens lá.

Os combates são raridades, os eventos de duelos.

A lista de quem está online está sempre vazia.

Acho que incentivar brigas internas não resolve um problema.

Assim, não acho que vá cair, o problema da primeira queda foi por erros técnicos, não foi ataque nem nada, foi um problema que o antigo adm teve ao mexer na base e talz. A da MRM foi pelo DB, não sei completamente o motivo, mas não conseguiram reverter.
Vamos manter a CRM mesmo se ninguém estiver interagindo, não vamos deixar esse mar de recursos sumirem no limbo  :blink:

Caso a CRM venha a cair mesmo que improvável, ai é um fato de que não subiremos ela de novo, e vou expor aqui os motivos.

Infelizmente os fóruns estão em parte sendo largados pela comunidade, isso já é antigo, a quantidade de redes sociais que apareceram e suas diferentes características foram substituindo a sistemática dos fóruns. Telegram/Whats substituiram a troca de mensagens nos fóruns, twitter/facebook substituiram a divulgação que tem nos fóruns, Discord substituiu a questão de dúvidas e aprendizagem nos fóruns. Eu pessoalmente ainda amo fóruns e prefiro pela forma mais formal que ele tem de fazer tudo isso, porém a realidade é que boa parte das pessoas entram aqui e em outros fóruns, pega o que procurava e vai embora. Então sim, boa parte da staff da CRM por exemplo está mais no servidor da CRM no discord do que aqui, vide o link no header.

Agora, nem tudo é notícia ruim  :XD: , temos alguns planos de coisas novas para realmente revitalizar o fórum, estamos indo devagar, mas estamos trabalhando. A ideia é que não seja apenas movimentação forçada e sim orgânica, só chamar a staff para ficar ativo aqui não resolve um problema que é em visível que está ocorrendo.

Citação de: Raizen online 19/04/2022 às 12:27
[...]
Vamos manter a CRM mesmo se ninguém estiver interagindo, não vamos deixar esse mar de recursos sumirem no limbo  :blink:
[...]

Isto é um fato. Daqui a setenta anos o conteúdo do fórum ainda estará de pé e acessível. Quem sabe em RV.  :math:

19/04/2022 às 20:13 #5 Última edição: 19/04/2022 às 20:27 por Ryan X

Agora, nem tudo é notícia ruim  :XD: , temos alguns planos de coisas novas para realmente revitalizar o fórum, estamos indo devagar, mas estamos trabalhando. A ideia é que não seja apenas movimentação forçada e sim orgânica, só chamar a staff para ficar ativo aqui não resolve um problema que é em visível que está ocorrendo.
Bem que a Staff poderia publicar para nós membros darmos nossa opinião e que ajude-mos ideializar sobre o fórum.

19/04/2022 às 21:40 #6 Última edição: 19/04/2022 às 21:45 por FL
Citação de: Raizen online 19/04/2022 às 12:27twitter/facebook substituiram a divulgação que tem nos fóruns
Facebook teve sua época e também foi substituído. Twitter é bem diferente e bem mais complicado para jogos novos e que não investem muito em postagens regulares. Acho que, se fosse para pegar o substituto nesse quesito, seria um pouco o Reddit. Enfim, tá com uma desigualdade grande pra quem tá começando frente a quem já tem X seguidores no twitter, além de que eu também acho o twitter ruim pra conseguir seguidores novos. Eu ao menos vejo a galera conhecendo os jogos graças a algum vídeo que bombou no youtube, pra depois ir pra um discord ou twitter do jogo em questão.

Infelizmente as comunidades não são nem sombra do que eram no passado. Em 2010 lancei um jogo no RPG Maker 2000 que era 95% RTP, sem nenhum sistema muito mirabolante, com falhas meio graves de Level Design, e o tópico tinha mais de 40 respostas. Era bastante comum projetos passarem dos 100 posts. Hoje se um tópico chega a 10 respostas ou mais (que não sejam de amigos/equipe), é porque ele é muuuuuuito bom.

Triste...

19/04/2022 às 22:49 #7 Última edição: 21/04/2022 às 00:45 por Misterdovah
De todas, a resposta do FL foi a que mais me tocou. Será que essas mudanças, adicionando o surgimento de novos ambiente de troca de informações, não são reflexo da própria evolução da "velha guarda"? O FL publicou um projeto com 95% RTP e tinha bastantes feedbacks, hoje um projeto assim, pelo que vi até então, não teria muita atenção. Criou-se um novo standart de mínimo aceitável pra apreciação? ideias mais modestas e sem experiência não parecem ter grande acolhimento (pode ser só impressão).
Let's create Worlds.

Fóruns morreram basta ver como estão as duas "maiores" comunidades de Game Dev do Brasil, se você quiser continuar mexendo com RPG Maker acho melhor você participar da RPG Maker WEB por exemplo que é muito mais ativa porque meio que virou um refugio pro pessoal de RPG Maker.

Abraços.

Citação de: Misterdovah online 19/04/2022 às 22:49
De todas, a resposta do FL foi a que mais me tocou. Será que essas mudanças, adicionando o surgimento de novos ambiente de troca de informações, não são reflexo da própria evolução da "velha guarda"? O FL publicou um projeto com 95% RTP e tinha bastantes feedbacks, hoje um projeto assim, pelo que vi até então, não teria muita atenção. Criou-se um novo standart de mínimo aceitável pra apreciação? ideias mais modestas e sem experiência não parecem ter grande acolhimento (pode ser só impressão).
Acredito que o standart subiu bastante. Afinal, antigamente o público alvo também era bem mais jovem, era difícil achar alguém com 20 anos ou mais. Também a profissionalização aumentou: Bem mais gente paga por um curso, tem muito mais tutoriais grátis bons na internet e ferramentas melhores e mais acessíveis no geral. Tem bem mais gente querendo ganhar a vida com isso (e pouquíssimos realmente conseguindo), logo podendo alocar uma parte maior do tempo desenvolvendo.

Mas ainda sim, acho que o problema principal não é o standart mínimo, é falta de público mesmo. Seja consequência disso ou não. Além da popularização das redes sociais, há outros fatores também. A geração que estava aqui nos anos 2010 teve um contato muito maior com RPGs 2D (Chrono Trigger, Final Fantasy até o 6, Pokémon, Dragon Quest até o 6, e vários outros) do que a molecada atual. E o RPG Maker teoricamente é para fazer RPGs 2D.

Enfim, fica a lição: Aproveite as oportunidades quando elas aparecem.

26/04/2022 às 00:05 #10 Última edição: 26/04/2022 às 09:05 por Syureri
Antigamente os membros participariam de eventos mesmo que a recompensa fossem simples ourinhos e/ou uma medalha.
Eventualmente os membros começaram a participar de eventos apenas se houvesse recompensa em dinheiro, licença de algum programa/rpg maker ou alguma outra coisa da steam.
Agora, mesmo com esse tipo de recompensa, você teria sorte de ver um evento com mais de uma participação, como foram os casos nos últimos eventos que administrei.
Eu geralmente brinco com o pessoal no discord sobre a realização de uma próxima oJAMa, mas todos nós já estamos cientes que isso provavelmente seria um mero sonho distante. Requer muito trabalho e organização para algo que possui mais chances de dar errado no fim.

Com isso já deu pra perceber que os tempos mudaram e a comunidade já não é como era antes, e me arrisco a dizer que nunca vai voltar a ser. O que a equipe pode fazer agora, e o que estão fazendo, é manter o fórum e todo esse legado de pé para os que ainda se importam.

Tudo nessa vida é passageiro, e os usuários de rpg maker e dos fóruns dedicados à ele não são tantos como antigamente. Eu mesmo já não tenho o mesmo ânimo e disponibilidade que tinha a 10 anos atrás quando conheci esse mundo. É como foi dito anteriormente, não adianta criar eventos se não tiver participação dos membros.

Mas se estiver buscando uma maior interação com outras pessoas com o mesmo interesse em rpg maker, recomendo o próprio discord do fórum. Lá o pessoal é mais ativo do que aqui, e praticamente tudo que encontra por aqui tem por lá também.

Eu prefiro escrever do que falar, ou escutar como por exemplo o whatsapp. Um grupo com poucas pessoas falando sobre um desenvolvimento de um jogo até vai, mas um grupo com várias pessoas com assunto aleatório é desperdício de tempo.

O fórum é bom quando a staff está presente.

Respondendo prontamente as mensagens, seja com o envio de links ou pesquisas rápidas.

Caçar conteúdo é uma habilidade.

Citação de: hategum rpg online 27/04/2022 às 18:02[...]
O fórum é bom quando a staff está presente.
Respondendo prontamente as mensagens, seja com o envio de links ou pesquisas rápidas.
[...]
Vale lembrar que responder e solucionar os tópicos de dúvidas e problemas da comunidade não é e nunca foi uma obrigação da staff. Esse sempre foi um papel voluntário dos membros. A staff, que é formada por também membros, sempre teve, sobretudo, que garantir que a ordem e qualidade do fórum fossem mantidas para que esse fluxo pudesse continuar a ser exercido.

Talvez essa ideia tenha sido criada pelo fato de que, ao longo dos anos, a staff sempre foi composta pelos membros mais participativos da comunidade (o que, pra ser bem franco, nem sempre foi verdade). Porém esses staffers serem participativos e grandes ajudantes da comunidade nunca foi um exercício obrigatório do cargo, mas uma consequência da atividade que ele já exercia desde antes da sua "promoção", sendo provavelmente até mesmo um dos principais motivos pelo qual ele foi convidado a fazer parte da staff.

Citação de: Raizen online 19/04/2022 às 12:27
[...]
A ideia é que não seja apenas movimentação forçada e sim orgânica, só chamar a staff para ficar ativo aqui não resolve um problema que é em visível que está ocorrendo.