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Coroa de Escamas [Mais atualizações! Mais screens!]

Iniciado por Marcos Leonhart, 05/11/2022 às 20:02

05/11/2022 às 20:02 Última edição: 26/01/2023 às 18:40 por Marcos Leonhart

Nome do criador: Marcos Leonhart
Gênero: RPG / Fantasia
Engine: RPG Maker MV
Data de inicialização: Março 2022
Progresso: 20%





Introdução
Fala aí, sobreviventes desta tão amada engine nossa, chamada de RPG Maker! Sempre fui muito fã de RPGs antigos, a simplicidade das aventuras, aqueles enredos do "vá e salve fulano que tem a chave pra vencer o mau e salvar o mundo", tá ligado? Não tô dizendo que eu dispenso grandiosos enredos com questões políticas e mensagens de crítica f0d* e bah, mas às vezes você só quer jogar aquele joguinho básico com um enredo mais direto e aquela sensação de aventura. Foi pensando assim que eu embarquei na onda dos jogos com gráficos retrôs e pensei em criar uma salada mista de referências de RPGs que eu mais amo. Surgindo então esse jogo: Coroa de Escamas.





História
Há muitos anos no passado, o mundo era governado por seis divindades distintas, cada uma era responsável por um poder conhecido como "elemento". Com esses poderes, essas divindades controlavam o fluxo de todas as coisas, como a forças da terra, a velocidade dos ventos, a temperatura das lavas, o crescimento das plantas, até mesmo o ir e vir da vida.

Foi então, que uma raça de seres vivos encontraram uma maneira de obter acesso a esse poder. Multiplicando-se e tomando terras, esses seres começavam a se tornar mais hostis, até que depois de séculos e séculos, uma guerra estourou. Com a vitória, estes seres, agora conhecidos como "os filhos dos homens", ao expulsarem todas as divindades deste mundo, guerreiam entre sí usando os poderes elementais... Mas ainda há uma chance!

Existe uma lenda, o líder da revolução, aquele que voltará para reclamar o trono dos seus antepassados, aquele que busca o que é seu por direito. O descendente direto das antigas divindades que usará de sua coragem para juntar seguidores, tomar de volta seu trono e novamente tomar posse da Coroa de Escamas!
Nessa história, controlamos Ryu (masculino) ou Ryo (feminino), que foi adotado(a) por um pequeno vilarejo em uma ilha congelada, após a morte de sua mãe ao lhe dar a luz. Até que um dia um estranho homem vestindo uma armadura negra aparece e afirma que Ryu/Ryo é muito mais do que apenas um(a) adolescente e que há um futuro muito grandioso pela frente.





Screenshots


[box class=titlebg]Mapas[/box]
A motivação para a criação deste jogo me veio através de uma brisa onde eu tentei imaginar como seria um jogo de RPG com os elementos dos jogos que eu mais amava. Peguei então todas as referências que me lembrava e juntei no papel. Hoje tenho Coroa de Escamas, com gráficos bem retrô pra fazer referência aos antigos Dragon Quests (sim, sou velho). Porém eu queria passar só a sensação
de um jogo antigo e não a limitação, desta forma, implementei vários recursos gráficos modernos pra tentar dar aquela estilizada. Usando o plugin do Khas obtive uns efeitos bem legais de iluminação.

Durante sua aventura em busca da ascensão, você passará por vários lugares distintos, e muitos inspirados em várias culturas, como florestas indígenas, desertos árabes, planícies e florestas congeladas, cavernas, etc.

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[box class=titlebg]Menus[/box]
Os RPGs antigos, que me serviram de inspiração pra criação deste, possuíam sistemas bem simples de progressão. Porém eu quis dar um ar mais atualizado e personalizável. Os plugins que escolhi para este jogo permite tornar essa mecânica mais acessível.

Menu principal


O menu principal é simples e direto, na esquerda se pode ver cada comando do menu: como inventário, lista de habilidades, equipamentos, formação do grupo, etc.

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Aliados


O menu do grupo, ou da "paty", será um dos menus mais acessados. Pois a mecânica desse RPG está na individualidade de cada um dos 30 personagens jogáveis, cada um com suas próprias habilidades e especializações. São personagens especializados em dano físico, dano mágico, tanque, cura e suporte. Fica a escolha do jogador com quais aliados ele levará para suas lutas.

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Sistema de elemento


Assim como em Chrono Cross, desenvolvi um sistema de magias onde todos aprendem as mesmas magias (aqui chamados de elementos) porém com uma limitação de 8 slots, obrigando o jogador a desenvolver as melhores builds para cada personagem. Gosto muito dessa mecânica, então utilizei os plugins do Yanfly, onde será possível que você escolha as magias elementais criando várias builds.

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Seleção de elemento para o protagonista


No início do jogo, será possível que você escolha o elemento fonte do seu protagonista. Escolha entre o elemento vermelho (fogo/lava: voltado para força física), azul (água/gelo: voltado para regeneração de mana e carga), amarelo (tempestades: voltado para rápida regeneração de vida), verde (grama/terra: voltado para defesa física), branco (luz/espiritualidade: voltado para o aumento de resistência mágica) e nulo (trevas/vazio: voltado para poder mágico).

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Sistema de confiança/amizade


Com o plugin do Moogle_X criei um sistema de amizade onde conforme você faz missões paralelas juntos, você ganha pontos com aqueles aliados adquirindo novas habilidades, podendo até aprender golpes em conjunto.

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Missões


Claro que não pode faltar, as tão famosas "quests" famosas por darem os conteúdos infinitos nos RPGs. Aqui, como dito antes, elas fazem parte da mecânica de crescimento dos aliados. Além das várias histórias espalhadas pelo mundo, uma das recompensas dessas quests são os pontos de amizades para seu grupo.

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Personalização de meus


Estou tentando manter essa tradição de RPGs antigos de poder mudar os frames das janelas e suas cores. Porém estou com algumas incompatibilidades que estão atrapalhando o plugin do SRDude. No futuro, se não for possível adaptar, é possível que essa opção seja removida.

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Códice


Para enriquecer mais a lore do jogo, implementei um sistema de códice (tipo um glossário). Lá é possível ver sobre os monstros derrotados e suas descrições, sobre os NPCs importantes na trama e os locais visitados.

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[box class=titlebg]Batalhas[/box]
Nas batalhas, utilizei do sistema de combate Chrono Engine do Mog baseado no combate de Chrono Trigger, incluindo até as técnicas duplas. Desde a ultima atualização, implementei um sistema de 'carga' para o uso das habilidades únicas. Uma forma de controlar o uso pelo jogador, uma vez que podem ser técnicas bem poderosas.

Combate
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Primeiro boss
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Técnicas duplas
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Menu de habilidades
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Considerações finais
Tá aí a minha salada mista, uma história que beira o Breath of Fire com Dragon Quest, com narrativa semelhante a de um Final Fantasy e sistemas e lutas no estilo Chrono, tudo embrulhado numa cara de jogo antigo :wow: . Esse projeto já tá rolando no meu disco rígido há séculos, e eu tava louco pra compartilhar ele, só que estou tendo muitas dificuldades com os plugins (são muitos, eu sempre exagero e acabo ferrando com tudo). Espero que tenham gostado do que apresentei até agora, logo logo estarei atualizando mais este tópico. Se puderem deixar um feedback aqui, todo dia eu entro pra saber se alguém baixou o jogo e tá gostando :=p: . Bora lá, é só mais um jogo de RPG Maker, mas tá sendo feito com carinho... eu juro  :ded:




Download DEMO
Logo abaixo você encontrará o download da demo versão 1.0. Gostaria de alertá-los que existem uma série de bugs e alguns problemas de plugins que eu ainda não consegui resolver, além de alguns erros de digitação e de português (por mais que eu revise, muitos passam por mim despercebidos). Esta demo é a última atualização, nela há mais conteúdo e correções de alguns bugs anteriores.






[box class=titlebg]Créditos[/box]
Plugins de: SRD, Khas, Hime, CGM, Yanfly, Moogle_X, BM, Mog, Galv, Tyruswoo, Vlue;
Img por: Mighty Palm, Kitto;
Audio por: Avgvst, Juhani Junkala.

Está bonito isto aí, heim. Avise quando tiver a demo.  :clap:

Wow que massa  :nescau:
o estilo 8 bits nes ficou muito bom!
Opa eae bão?

Olha essas ibagens!  SLIMES COM PERNAS!!!! :*-*:

Tá tudo muito lindo, cara! Tô tendo um monte de flashbacks agora kkkkk
Eu acho daora RPGs com uma estética mais 8-bits, ainda mais inspirados em Chrono Trigger, FF e tal. A história tá boa, bem direto ao ponto e clara. A logo também tá bonitona, hein?
Seria esse Ryu mais uma encarnação do nosso Ryuzão do Bafo de Fogo?  :math:
Se forem me creditar em algum jogo, só Delayzado serve.

Citação de: Corvo online 05/11/2022 às 21:01
Está bonito isto aí, heim. Avise quando tiver a demo.  :clap:
Obrigadoo :heart: Podexá! Eu tô com alguns probleminhas aqui e ali.. mas a demo já tá quase ponta.

Citação de: LucTR0LL online 05/11/2022 às 21:06
Wow que massa  :nescau:
o estilo 8 bits nes ficou muito bom!
Sim sim.. achei esse pack com resourcers 8bits do Mighty Palm. Quando olhei, pensei logo: preciso criar algo nesse estilo gráfico. rs

Citação de: Matheus/Felps/Delayzado online 05/11/2022 às 21:23
Olha essas ibagens!  SLIMES COM PERNAS!!!! :*-*:

Tá tudo muito lindo, cara! Tô tendo um monte de flashbacks agora kkkkk
Eu acho daora RPGs com uma estética mais 8-bits, ainda mais inspirados em Chrono Trigger, FF e tal. A história tá boa, bem direto ao ponto e clara. A logo também tá bonitona, hein?
Seria esse Ryu mais uma encarnação do nosso Ryuzão do Bafo de Fogo?  :math:
Huahsaushaushausha então.. eu lembrei dos slimes de um jogo mobile chamado Slime World, eu vi lá os bixinho com pés... ai pensei: "Pq não?". Vlw aew pelos elogio tudo... e sim, esse Ryu é inspiração total daquele querido RPG da Capcom  :holmes:

Esse jogo parece incrível!!! Esses gráficos estão bem bonitos! Avisa quando a DEMO sair, quero experimentar esse game   :wow:

Gostei disso, confesso que sentia falta de algum jogo "simples".

10/11/2022 às 08:54 #7 Última edição: 10/11/2022 às 09:26 por Robercletzon
Tem bom gosto, especialmente por ter um personagem chamado Guybrush...homenagem total ao Monkey Island.

Graficamente está bem interessante, sprites 2D bem usados, da época de 8 bits.

Sistema elemental bem interessante espelhado em chrono cross. O elemento Earth e Thunder vão ser um só como é no Chrono Cross e Gelo e água também?

Sobre a história está um pouco parecida com de jogos clássicos também e me lembra em partes a Bíblia, espero que lance uma demo logo para eu opinar.

----------
O Rpg maker está um pouco em desuso ultimamente por isso gostaria que me ajudassem também ja que postei no seu tópico espero uam retribuição:

Por favor jogue meus jogos e comente nos tópicos, e nos videos do youtube para me ajudar com o jogo, ele está na steam por 22,79 reais, mas deixei a versão gratuita dele para a pessoa jogar e ver se vale a pena pagar por ele, ainda estou refazendo bastante coisa nele e espero que goste.

Se chamam o Amor de Deus.
E
Novas Las Aventurietas del Robercleiton: O Renascimento do TURBO.

Ambos tem versão gratuitas, e o Robercleiton tem a versão da steam.
Por que Deus amou o mundo tanto que entregou seu único filho para que todo que nele confia não morra mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou seu filho ao mundo não para condená-lo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau.
Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem.

Pessoal! Já tenho aqui pra download a primeira DEMO  :wow: Espero que vocês gostem... por favor, ignorem alguns erros de digitação e meus muitos erros de português... eu juro q vou consertá-los no futuro, é q eu tava com muito fogo no c* pra postar uma demo logo.

Citação de: Ryan X online 06/11/2022 às 17:42
Esse jogo parece incrível!!! Esses gráficos estão bem bonitos! Avisa quando a DEMO sair, quero experimentar esse game   :wow:
Ahh obrithaanks!  :<3: A demo já está disponível no link acima ou no primeiro tópico, espero que se mantenha sua avaliação depois de jogar.

Citação de: SimonMuran online 09/11/2022 às 12:58
Gostei disso, confesso que sentia falta de algum jogo "simples".
Siiim... eu amo mecânicas do só farmar, puxar level e progredir. Mas tbm admito que jogos muito simples assim são um pouco entediantes mais pra frente, eu quero dar essa ideia de simplicidade mas implementando umas coisinhas só pro jogo não ficar na mesmice. Agora tenho o acesso ao download, depois dá lá uma olhada pra ver se tá legal  :ded:

Citação de: Robercletzon online 10/11/2022 às 08:54
Tem bom gosto, especialmente por ter um personagem chamado Guybrush...homenagem total ao Monkey Island.

Graficamente está bem interessante, sprites 2D bem usados, da época de 8 bits.

Sistema elemental bem interessante espelhado em chrono cross. O elemento Earth e Thunder vão ser um só como é no Chrono Cross e Gelo e água também?

Sobre a história está um pouco parecida com de jogos clássicos também e me lembra em partes a Bíblia, espero que lance uma demo logo para eu opinar.

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O Rpg maker está um pouco em desuso ultimamente por isso gostaria que me ajudassem também ja que postei no seu tópico espero uam retribuição:

Por favor jogue meus jogos e comente nos tópicos, e nos videos do youtube para me ajudar com o jogo, ele está na steam por 22,79 reais, mas deixei a versão gratuita dele para a pessoa jogar e ver se vale a pena pagar por ele, ainda estou refazendo bastante coisa nele e espero que goste.

Se chamam o Amor de Deus.
E
Novas Las Aventurietas del Robercleiton: O Renascimento do TURBO.

Ambos tem versão gratuitas, e o Robercleiton tem a versão da steam.
Opa, primeiramente sim: Guybrush foi inspirado no Guybrush do Monkey Island.. incrível q alguém tenha percebido essa referência logo de cara rsrs. O sitema de elementos segue sim bem parecida com Chrono Cross, só q eu fiz umas alterações. O elemento amarelo no meu jogo, por exemplo, não representa a terra.. mas as mecânicas de fraqueza e bah continua no mesmo ritmo. A demo já tá aew...

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E acho que tu consegue otimizar isso aí, heim. O joguinho está em 8bits, provavelmente teus arquivos sonoros estão em formatos muito pesados. Tenho certeza de que tu consegue fechar a demo em 20Mb.  :-_-:

Então.. meu projeto aberto fica 28mb, mas quando fecho ele fica 181mb e comprimindo fica a 63mb q é o máximo de compactação que eu consigo :o: Eu já removi todo conteúdo q não está sendo utilizado na demo, como sons, música e sprites, mas mesmo assim quando fecho o jogo passa dos 100mb.  :ded:

Citação de: Marcos Leonhart online 22/11/2022 às 13:23
Então.. meu projeto aberto fica 28mb, mas quando fecho ele fica 181mb e comprimindo fica a 63mb q é o máximo de compactação que eu consigo :o: Eu já removi todo conteúdo q não está sendo utilizado na demo, como sons, música e sprites, mas mesmo assim quando fecho o jogo passa dos 100mb.  :ded:
Não esquenta tanto com isso, hoje em dia os jogos profissionais passam de 100 gb. 100 mb não é nada pras conexões atuais.
Por que Deus amou o mundo tanto que entregou seu único filho para que todo que nele confia não morra mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou seu filho ao mundo não para condená-lo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau.
Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem.


Testei um pouco a demo e acho a proposta bem interessante. Não consegui jogar muito, mas achei interessante essa escolha de elementos.

Não sei se é um bug conhecido, mas eu tentei gravar meu progresso em 2 save points diferente e não consegui.

25/01/2023 às 21:50 #14 Última edição: 26/01/2023 às 18:51 por Marcos Leonhart
Atualização

Olá pessoas, de boa na lagoa?!
Passando pra dizer que eu atualizei a demo, corrigir alguns bugs e alguns crashes (outros surgiram tbm) e implementei mais mecânicas. Abaixo um patch notes com as devidas alterações.





[box class=titlebg]Notas do patch 1.0[/box]
Sistema de carga (uso do TP)

Para melhorar o uso das habilidades únicas (as exclusivas do personagem) resolvi alterar na mecânica e fortalece-las para tornar mais atraente seu uso. Porém algumas habilidades estavam quebrando as mecânicas, para tornalas menos overpower eu decidi implementar o sistema de TP original do RPG Maker. Com isso consegui frear o dano e as possibilidades que tais habilidades possuem, tanto para o grupo como para os inimigos também.
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Melhoria no visual

No geral, foi revisado a aparência de muitos menus, huds e gráficos (charset e tileset). Os efeitos de luz também foram modificados para se adequarem aos gráficos.
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Animações de batalha

Agora que estou mais familiarizado com os scripts do Moghunter, estou aprendendo a criar animações mais interessantes para  algumas habilidads. Houve a adição de mais habilidades e novas animações para cada, além de novas magias também.
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Alteração na mecânica de aliados

Antes chamada de "Confiança", essa mecânica permite que os aliados ganhem pontos de confiança para aprenderem habilidades únicas. Na demo antiga não havia como ganhar esses pontos, agora há uma mecânica para subir esse nível, que é fazendo missões paralelas com aqueles personagens .
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Adição da história

Diferente da primeira versão da demo, onde se terminava na parte do Porto, agora a demo possui todo o prólogo ate o início do Capítulo 1, mais personagens podem entrar no grupo, incluindo 2 secretos.
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Correção de alguns bugs

Corrigido o bug que crashava nas batalhas, por cauda das linhas de código de certas habilidades, que eu escrevi errado. E também o bug das janelas e cores das janelas, antes eu usava o plugin do SRDude, troquei pelo do Yanfly.[ Mas ainda há erro na hora de salvar as alterações personalizadas.
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Hospedagem do download

Não é necessariamente uma alteração geral no jogo, mas é só pra lembrar que agora possuo uma página no Itch.io, fica mais fácil o download.
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No mais é isso, obrigado aew o pessoal que comentou antes e que me deu um apoio aew, lembrando que eu corrigi alguns bigs mais muitos outros ainda pairam por esta demo, se vc for jogar, sempre salve pq às veze pode ocorrer um erro do nada :x--x:

Agora que consegui dar essa polida melhor no jogo, vai ser mais fácil progredir na história, quem sabe até o final do ano eu termine tudo, ou antes? (vai depender desses bugs malditos) Marquei o processo como 20% só pra deixar claro que já tenho tudo bem estabelecido, só falta mesmo por a mão na obra!

Um abraço a todos!  :=p: