O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de Trabalho

Iniciado por hydracopr, 20/12/2022 às 14:53

Bom dia, boa tarde e boa noite. :br:
No momento estou trabalhando em um pequeno projeto de game no Rpg Maker vx Ace, e estou querendo criar um pequeno sistema de trabalho, na minha cabeça é simples, porem na hora de executar eu estou tendo muita dificuldade.

Eu gostaria de criar tipo um npc que teria ofereceria um trabalho de entregar jornais, ao finalizar o processo o jogador receberia a recompensa, e se quiser voltar outra hora ou na mesma hora fazer novamente este trabalho, o mesmo estaria disponível. Eu já criei o sistema de entrega e tudo mais, porem na hora de fazer novamente o mesmo trabalho eu não consigo inicia-lo. Existe algum meio de criar um loop para este trabalho? Já procurei em vários lugares e já estou tentando a tempos e não consigo.

Alguém poderia me ajudar? :sad: Me perdoe se aqui não é a area correta para fazer questionamentos, porém este forum foi o unico que encontrei que fala sobre rpg maker em geral. Muito obrigado e aguardando ansiosamente.

Salve, hydracopr!!  :noel:
Como você finalizou o evento no npc? Se você quer repetir o evento, tu precisa fazer ele voltar pra parte onde ele começa. Se tu usou um switch pra finalizar, tenta desativar ele no final do evento, lá pra parte da recompensa...
Se forem me creditar em algum jogo, só Delayzado serve.

20/12/2022 às 19:14 #2 Última edição: 20/12/2022 às 19:16 por hydracopr
Citação de: Matheus/Felps/Delayzado online 20/12/2022 às 17:11
Salve, hydracopr!!  :noel:
Como você finalizou o evento no npc? Se você quer repetir o evento, tu precisa fazer ele voltar pra parte onde ele começa. Se tu usou um switch pra finalizar, tenta desativar ele no final do evento, lá pra parte da recompensa...

Salve Matheus e obrigado pela resposta, mas vamos la. Eu fiz assim: Eu criei o dono da banquinha de jornais e ao falar com ele, o mesmo oferece o trabalho de entrega de jornais até ai ok. Quando se inicia a quest dele, meio que eu criei o sistema de variável de entrega de cada jornal que ao contabilizar todas as entregas a opção de recompensa é aberta ativa. Até ai blz, porem para finalizar o processo para evitar que a recomenpensa seja dada sempre que clicar nele, eu fechei com switch local e é ai que não consigo mais iniciar o evento, porque a switch local finaliza totalmente o evento e não abre opção para reinicia-lo e por conta disto não tem o loop e não sei como fazer.. pois só conheço o switch local para fechar eventos, sou iniciante neste meio..

Espero que tenha entendido  :hiding:

Pera aí, acho que entendi agora...  :math:

Eu montei um eventozinho aqui com base nas informações que você passou. Em vez de finalizar a quest usando esse método do switch local, tenta deixar as páginas do NPC mais ou menos assim:

[box2 class=titlebg title=Página 1]• Mensagem: Blá-blá-blá, entregue tantos jornais e te darei uma recompensa
• Exibir Escolhas: Sim e Não
   Se "Sim":
     Switch local A ON
     FIM
   Se "Não":
      FIM
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Página 2
Para ativar, precisa:
     - Switch local A ON]
• Mensagem: Vamos, você só entregou \V[número da variável dos jornais entregados]  até agora!
   FIM
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Página 3
Para ativar, precisa:
    - Switch local A ON
    - variável "Jornais entregados" igual ao número que você quer]
• Mensagem: Certo, aqui está sua recompensa!
• Mudar ouro: + 500 Gold
• Controlar variável: "Jornais entregados" = 0
• Switch local A OFF
  FIM
[/box2]

Tu percebeu o que fiz no finalzinho da Página 3?
Eu desativei o switch local e zerei a variável dos jornais, que eram usados para ativar as páginas 2 e 3.
Com isso, quando você falar com o NPC novamente, ele vai voltar à mostrar o conteúdo da página 1, que não precisava do switch ou da variável para ser mostrada.

Testa aí e vê se dá certo com seu sistema. Esse foi só um exemplo, então tu pode customizar as frases do seu jeito.

Dependendo do que você quer fazer, a criação do evento pode ser diferente. Meu conselho é que você veja tutoriais de RPG Maker sobre aquilo que você tem dúvida ou não domina muito bem ainda. Os vídeos do canal Zona RPG Maker são uma boa opção.

Citação de: Matheus/Felps/Delayzado online 21/12/2022 às 03:25
Pera aí, acho que entendi agora...  :math:

Eu montei um eventozinho aqui com base nas informações que você passou. Em vez de finalizar a quest usando esse método do switch local, tenta deixar as páginas do NPC mais ou menos assim:

[box2 class=titlebg title=Página 1]• Mensagem: Blá-blá-blá, entregue tantos jornais e te darei uma recompensa
• Exibir Escolhas: Sim e Não
   Se "Sim":
     Switch local A ON
     FIM
   Se "Não":
      FIM
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Página 2
Para ativar, precisa:
     - Switch local A ON]
• Mensagem: Vamos, você só entregou \V[número da variável dos jornais entregados]  até agora!
   FIM
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Página 3
Para ativar, precisa:
    - Switch local A ON
    - variável "Jornais entregados" igual ao número que você quer]
• Mensagem: Certo, aqui está sua recompensa!
• Mudar ouro: + 500 Gold
• Controlar variável: "Jornais entregados" = 0
• Switch local A OFF
  FIM
[/box2]

Tu percebeu o que fiz no finalzinho da Página 3?
Eu desativei o switch local e zerei a variável dos jornais, que eram usados para ativar as páginas 2 e 3.
Com isso, quando você falar com o NPC novamente, ele vai voltar à mostrar o conteúdo da página 1, que não precisava do switch ou da variável para ser mostrada.

Testa aí e vê se dá certo com seu sistema. Esse foi só um exemplo, então tu pode customizar as frases do seu jeito.

Dependendo do que você quer fazer, a criação do evento pode ser diferente. Meu conselho é que você veja tutoriais de RPG Maker sobre aquilo que você tem dúvida ou não domina muito bem ainda. Os vídeos do canal Zona RPG Maker são uma boa opção.

Matheus!!! MUITO OBRIGADO DEU CERTO!!  :wow: :wow:

Então, fiz os testes através do seu seu script mas porem não usei a pagina 2, pois não sabia como mostrar os resultados da variável de jornais rsrs, mas não tem problema. Ao criar o boneco que oferece o trabalho o sistema de loop funcionou nele de boa, porem as variáveis dos jornais não resetavam, e o jeito que encontrei para reseta-las foi criar para cada variavel uma switch tipo: Jornal 1, variavel +1 switch jornal1 off, variavel +1 switch jornal2 off. Dai sempre que o jogador entrega o jornal em especifico, a switch daquele jornal é fechada e não abre mais até que o loop do trabalho reinicie :money: :money:

No fim deu tudo certo, não sei se finalizei a questão dos jornais entregues corretamente com estas switch para cada jornal, mas no fim funcionou e esta resetando certinho.. Mas uma vez muito obrigado pela ajuda Matheus!!! :heart: :heart: :wow:

AAAAA, CARA!
Fico feliz em conseguir te ajudar! :heart:

Quanto ao resultado das variáveis, é facinho.
Naquela lista onde você dá nome às variáveis, elas vão estar numeradas como 001, 002, 003, 004... E vai indo.
Se você escrever \V[ ] numa mensagem e colocar o número de uma variável dentro dos [ ], quando a mensagem aparecer no jogo, esse \V[ ] vai ser substituído pelo resultado que tem guardado na variável escolhida.

Exemplo: A variável "Jornais entregados" é a variável 001. Eu tenho 7 guardado nela. Se eu escrever \V[1] numa mensagem...
[box2 class=titlebg title=Seu Zé:]Vamos, você só entregou \V[1] jornais até agora![/box2]

No jogo, aparecerá assim:
[box2 class=titlebg title=Seu Zé:]Vamos, você só entregou 7 jornais até agora![/box2]

Citação de: Matheus/Felps/Delayzado online 21/12/2022 às 14:26
AAAAA, CARA!
Fico feliz em conseguir te ajudar! :heart:

Quanto ao resultado das variáveis, é facinho.
Naquela lista onde você dá nome às variáveis, elas vão estar numeradas como 001, 002, 003, 004... E vai indo.
Se você escrever \V[ ] numa mensagem e colocar o número de uma variável dentro dos [ ], quando a mensagem aparecer no jogo, esse \V[ ] vai ser substituído pelo resultado que tem guardado na variável escolhida.

Exemplo: A variável "Jornais entregados" é a variável 001. Eu tenho 7 guardado nela. Se eu escrever \V[1] numa mensagem...
[box2 class=titlebg title=Seu Zé:]Vamos, você só entregou \V[1] jornais até agora![/box2]

No jogo, aparecerá assim:
[box2 class=titlebg title=Seu Zé:]Vamos, você só entregou 7 jornais até agora![/box2]

Ok :), mais uma vez muito obrigado pelo suporte e um feliz natal  :noel: :noel:

de nada, mano!
feliz natal pra vc também  :noel: