O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[AJUDA] Como Congelar a Câmera RPG MAKER VX ACE

Iniciado por Igor Hoshi, 12/02/2025 às 00:56

Olá pessoal estou finalizando meu projeto e cheguei numa ideia de deixar a camera parada com o jogar podendo se mover. O Mapa é gigante então quando ele se mexe a camera vai junto, queria poder impedir isso já que farei algumas imagens aparecerem nesse momento. Existe algum script ou forma de manter a camera parada enquanto o Jogador ainda pode se mexer??
Meu projeto:

Apoio:

Bom, okay isso foi rapido, mas achei a solução aqui num Forúm da Steam sobre o tema vou compartilhar a gambiarra
do usuario "Taran Alvein" Basicamente você cria uma Switch que se torna a camera fixa, funcionou para mim porém a Linha que ele citou no meu caso era a 320. Segue seu texto abaixo:

"Ei, não sei se alguém ainda precisa disso, mas encontrei uma solução simples para esse problema. Em Game_Player, vá para a linha 304, onde "update_scroll" é chamado. Você pode evitar que isso aconteça anexando uma declaração "if" a ela. No meu caso, atribuí o switch 32, que chamei de "Fix Camera", então, para mim, o código mudou assim:

ORIGINAL
update_scroll(last_real_x, last_real_y)

MODIFIED
update_scroll(last_real_x, last_real_y) if $game_switches[32] == false

Você pode atribuir qualquer número de switch que quiser a isso, eu apenas escolhi 32 porque foi o primeiro aberto que tive. Tenho certeza de que alguém com mais habilidade com Ruby poderia criar uma solução mais elegante, mas isso é para aqueles como eu, com conhecimento mínimo de script.

Observe que isso só funciona para a rolagem causada pelo movimento do jogador. Isso responde por 99% da rolagem que a maioria dos criadores usará, mas o importante é que você ainda pode usar o recurso Scroll Map enquanto ele estiver ativo. Isso permite que você conserte a câmera para o movimento do jogador, enquanto ainda permite que ela seja movida manualmente. Tenho certeza de que alguém criativo pode inventar um uso para isso e, de fato, ele se encaixa perfeitamente com o que eu queria!"
Meu projeto:

Apoio: