O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

CRM Avalia #5 - Final Fantasy: The Lament of the Crystals

Iniciado por Misty, 03/04/2013 às 23:11

03/04/2013 às 23:11 Última edição: 14/10/2013 às 09:33 por VincentVII

A Centro RPG Maker traz para vocês a terceira edição do CRM Avalia com o vencedor do "Protótipo Premiado 5 - Março 2013", Final Fantasy: The Lament of the Crystals. O criador dessa maravilhosa obra é o membro [user]Fallen[/user].

FF: TLOTC conseguiu se destacar não somente por fazer grande referência à grande série de jogos Final Fantasy, mas também por executar muito bem o intuito de deixar o jogo o mais fiel possível a série citada. De fato, o membro Fallen está trabalhando duro no projeto e com certeza esperamos que saia um grande jogo dessa ideia e que ela não se perca no meio do caminho, como acontece com grande parte dos projetos. O jogo consegue ser atrativo somente de olhar para sua parte visual, e com a ajuda da jogabilidade muito bem feita, FF: TLOTC tem tudo para se tornar um grande jogo.




O jogo



Quem nunca sequer ouviu falar da série Final Fantasy? Pois é, para os gamers mais antigos os primeiros jogos da série fazia com que pessoas perdessem dias de sua vida social jogando aqueles benditos games com gráficos horríveis e enredos com grandes falhas, mas que enchiam os olhos de muita gente. Seria muito bacana se algo mais moderno fosse feito no nosso querido maker, trazendo grandes citações e ideias desses jogos, não é mesmo? Sua espera terminou. Final Fantasy: The Lament of the Crystals chegou para aqueles que esperavam por isso. O enredo do jogo é bem parecido com os primeiros jogos da série. Cristais que são as pilastras de sustentação do mundo. Sem eles o mundo seria um completo caos e a ordem simplesmente não existiria.

A parte visual do game deixa um pouco a desejar, mesmo assim não é algo tão gritante que deva desmerecer o jogo por isso. Os gráficos poderiam ser um pouco melhores, já que, mesmo que os jogos da série FF sejam antigos, os gráficos sempre foram os melhores para a época em que foram desenvolvidos, principalmente as concepts dos personagens poderiam ser mais trabalhadas, porém isso é algo que pode ser mudado a qualquer momento.



Enredo e o Mundo.



O enredo do jogo, como citado acima lembra muito os enredos antigos da série em que o jogo está sendo inspirado, porém sempre existe algo que traz uma originalidade ou simplesmente diferencia, nem que um pouco, dos demais jogos. Em FF: TLOTC o diferencial é o mistério envolto da verdade que essa lenda muito antiga dos cristais esconde, uma verdade que poderia mudar totalmente o rumo que o mundo segue. Quanto a esse quesito de seguir uma linha de enredo e mesmo assim trazer originalidade ao game o membro Fallen conseguiu executar muito bem, porém cometeu alguns erros que serão citados a seguir.

O mundo do jogo se resume em seis grandes continentes, que são comandados por quatro poderosas nações e também por pequenos grupos independentes. Um erro que Fallen cometeu que acredito valer a pena citar foi fazer muitas citações a série original. Sim, é um jogo inspirado em Final Fantasy e merece sim ter suas citações, porém algumas delas podem influenciar a mente dos jogadores e possivelmente trazer algumas futuras frustrações ao verem que os nomes não são exatamente do que eles esperavam. Como por exemplo o mundo ser chamado de "Gaia", o mesmo usado em Final Fantasy IX, o que pode chatear algumas pessoas por pensarem que se passa no mesmo espaço e tempo, ou até mesmo ter a esperança de encontrar os personagens do jogo. Mas nada tão ruim assim que faça com que o jogo perca sua credibilidade.



Gráficos e Design Geral



Os gráficos do jogo são bonitos e bem trabalhados em seus mínimos detalhes, quanto a isso o desenvolvedor está de parabéns. Os mapas são a melhor parte de todo esse quesito. Os gráficos são bem originais e ficam perfeitos quando os sprites se movimentam, além de terem uma boa tonalidade e iluminação. Os charsets são bem feitos, acredito que foram encontrados ja na internet, mesmo assim dão uma originalidade a mais no jogo, o que hoje em dia é prezado bastante.

De contra partida algo que deixou a desejar bastante no game foi o design das interfaces. Sim, elas são feitas por windowskin e não dão muito espaço para customização de imagens, porém poderiam ser mais trabalhadas, já que existem maneiras de deixar windowskins da maneira que quiser. De certo modo a windowskin usada parece estar envelhecida. Não sei se intencional ou não, mas não foi uma escolha muito sábia do desenvolvedor utilizá-la dessa maneira.

Spoiler
[close]
Spoiler
[close]



Jogabilidade e Sistemas



O ponto alto de todo o projeto com certeza é sua jogabilidade que ficou muito bem trabalhada. Os sistemas do jogo foram escolhidos à dedo e foi montado uma espécie de "kit" para que essa parte ficasse impecável, e realmente Fallen conseguiu juntar os mínimos detalhes para as interfaces, sistema de batalha entre outros sistemas para que pudesse deixar o game mais fiel a série. Algo que realmente chamou a atenção foi a adaptação que Fallen fez para deixar que o jogador controle até cinco personagens de uma vez, sem contar com a vasta variedade deles.

O sistema de batalha foi muito bem trabalhado e deixou muito parecido com o original da série Final Fantasy, até mesmo dando mais movimentos para os personagens, permitindo até que eles mudassem de armas no decorrer do jogo, isso é algo que traz com certeza uma credibilidade maior já que é um tanto frustrante você trocar a arma do seu personagem e ele continuar atacando com a antiga, ou até mesmo utilizar uma espada quando na verdade se está equipado um machado.

Spoiler
[close]



Trilha sonora e Adicionais



A trilha sonora do jogo é boa, lembra bastante a série onde está sendo inspirada e acredito que grande parte das OSTs são retiradas dos jogos da série. O que chamou a atenção é que é bem difícil ouvir a mesma música mais de uma vez, exceto aquelas onde são temas específicos, senão elas não se repetem tanto e isso é um ponto positivo para que o jogo não se torne enjoativo ou a trilha sonora comece a irritar.

Algo que chamou a atenção foi a mistura feita pelo membro Fallen entre os jogos da série, como por exemplo o Board System, algo que é visto no jogo Final Fantasy XII, juntamente com o sistema de Relics, visto no famoso título da série, Final Fantasy VI. É interessante ver que várias ideias de títulos diferentes podem se juntar e trazer um resultado diferente e bem feito no final.

Spoiler
[close]
Spoiler
[close]



Fallen para vocês!


Mistyrol - Fallen

Quando foi que começou a utilizar o maker?

"Cara para ser sincero, eu não me lembro o ano certo. Mas me arrisco a dizer, e quase com certeza que foi em 2006. Eu estava caçando na internet qualquer ferramenta que me possibilitasse criar jogos, quando procurei "criador de jogos de RPG" e encontrei o RPG Maker 2000, mesmo com a net discada baixei ele e comecei a mexer e a me apaixonar pelo programa."

Como se sentiu quando teve a ideia de criar esse maravilhoso fan game?

"Eu me senti normal, haha, brincadeira. Sério, a ideia do FF:LoC é antiga meio que de 2008 logo que o VX saiu, no início era um projeto bem tosco. Eu fiquei um bom tempo longe do cenário maker, só aprendendo e esse ano decidi ressuscitar o projeto, mas dessa vez bem mais ambicioso do que antes, e bem quanto a repercussão que recebi eu me senti bem realizado, ainda mais por ser fã de FF a ponto de zerar quase todos."

Você também é dono de outro projeto, "O Corvo: Asas da Redenção", qual foi o rumo tomado por ele com a chegada de FF: TLOTC, que parece ser sua prioridade?

"FF passou a ser minha prioridade a partir do ponto, que ele abrange exatamente o que eu sempre quis criar um RPG convencional, e sinceramente é uma temática que aos poucos vem sendo esquecida por parte dos criadores. Mas quanto ao Corvo, eu não desisti dele, continuo a trabalhar nele em uma coisa aqui ou ali. Por exemplo crio algumas cenas e protótipos para os sistemas. O Corvo por ser um projeto muito ambicioso me toma bastante tempo e atualmente eu não tenho tido tanto tempo para me dedicar a ele, por isso o deixei meio de lado, mas apenas por enquanto, e posso dizer que tudo que tenho feito em FF tem me dado muito mais experiência para trabalhar no Corvo, e melhorar sua qualidade."

Qual foi a sensação de vencer o Protótipo Premiado?

"Foi uma surpresa, porque sinceramente a qualidade dos projetos esse mês foi excelente. E era difícil, ou quase impossível prever um ganhador, quando vi o FF com 25 votos e até um pouco distante do segundo lugar fiquei muito surpreso, porque assim como muita gente fez questão de contar não era o que eu esperava. Mas apesar disso fiquei muito feliz por ver  a confiança e o estímulo que os membros estão dando para o projeto, foi mais um motivo para trabalhar nele a todo vapor sem desanimar."

Você possui algum outro projeto em mente, ou irá parar por enquanto até que possa finalizar os que já desenvolve?

"O grande problema do maker é esse, ainda mais quando ele passa a romper algumas limitações "estipuladas" do maker, ele nunca consegue parar de pensar em algo novo. Mas a resposta é não, eu decidi me comportar nesse sentido. Contudo se quer saber, eu tenho sim um projeto guardado no baú, se chama Bahamutopia, um nome meio louco, quem me conhece de antes do meu hiato sabe sobre o projeto. É com certeza o projeto mais ambicioso e profundo que eu pretendo trabalhar, mas isso somente quando finalizar os projetos atuais."

Existe algumas pessoas ou somente alguém que você gostaria de agradecer?

"Acredito que à Squaresoft por ter criado a série, Hironubo Sakaguchi e Nobuo Uematsu em especial. Haha, mas agora vamos agradecer a pessoas que vão ler essa entrevista. Ao Raizen por ter me ajudado muito em diversas coisas dentro do projeto, A você Misty por sempre estimular em seu desenvolvimento, a todos os membros que sempre apoiaram com o jogo como SuperTifa, GuilhermeDL, Cronus, Fox, e a grande maioria dos membros aqui da CRM e de outros fóruns que direta ou indiretamente ajudaram com o projeto e contribuíram com suas críticas e comentários construtivos."

Como se sente em relação aos membros da comunidade? Se relaciona bem com eles?

"Cara não sei, haha eu sou bem quieto na minha, talvez já tenham reparado. Me dou bem com a maioria das pessoas. E já não sou mais aquele membro assíduo de comunidade como antigamente, posto em uma coisa ou outra, com isso já não sou tão participativo apesar de antigamente ter sido muito. O que eu posso dizer é que os membros com os quais já conversei, costumo me dar muito bem com eles sem ter nada do que reclamar."

Saindo um pouco do maker, o que você gosta de fazer quando não está na internet?

"Bom primeiramente gosto de visitar minha namorada, haha. Em segundo lugar eu gosto muito de ler, qualquer coisa que seja, livros tudo para melhorar minha escrita e desenvolver é meio que um Hobby e também não posso me esquecer de tocar o meu violão. Mas fora isso estudo na maioria do tempo para me formar na faculdade de Análise de Sistemas -.-."

Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem para aqueles que apreciam o seu trabalho?

"Eu só tenho a agradecer a galera que é sempre bem receptiva aos meus trabalhos mais recentes, que se dispõe a simplesmente comentar ou também apresentar falhas que sejam bem construtivas. E principalmente a essa galera que não julga um projeto simplesmente por acreditar que seja só mais outro projeto genérico. A essas pessoas, esses makers eu agradeço de coração. Agradeço também aqueles que julgam ou que não gostam pelo menos avaliaram antes de tomar suas conclusões. Assim como todas as pessoas da CRM por sempre apoiarem o projeto. O que tenho a dizer é que vocês devem criar aquilo que querem, independente do que vão achar ou o que vão dizer e nunca em hipótese alguma se deixarem levar apenas por aquelas críticas que visam mudar toda a ideia,  com isso vocês mudando tudo para agradar a todos. Olha é impossível agradar a todos e antes de mais nada você deve agradar a si mesmo com o seu projeto. Enfim agradeço a todos vocês que fizeram de LoC o vencedor, e todos aqueles que tem ajudado a consolidá-lo como um projeto sério e não meia boca. É isso valeu a todos vocês."



Considerações finais



O universo de Final Fantasy é um tanto complexo demais para se entender de primeira, para os que se sentiram interessados em saber mais sobre o jogo, vocês podem baixar uma demo que está disponibilizada no tópico do jogo, além de aprender um pouco mais sobre essa loucura que é a série FF. Foi interessante jogar a demo do jogo e ver o quão bem ele foi trabalho, contém seus erros como qualquer outro tipo de jogo, mas destaca-se sobre muitos outros jogos sem problema algum. Parabéns ao desenvolvedor por isso.

Joguei e realmente fiquei encantado com a fidelidade que o projeto passa, lembra e muito os antigos jogos da série Final Fantasy e é algo tão nostálgico que não é possível explicar com palavras. Acredito que ter feito esta matéria foi algo que me trouxe um ânimo até mesmo para dar continuidade em meus projetos e o mais importante, que é não perder o foco nunca. Muito obrigado à todos que leram, passar bem!



Parabéns pela matéria Misty, essa foi uma das mais completas do CRM Avalia Oo, de um belo projeto, realmente ficou muito bom, a entrevista ficou bom, parabéns mesmo Misty ^^

Parabéns pela Matéria, Mistyrol, ficou muito boa, continue assim.
Sobre o projeto <3, é o segundo único fangame de FF que eu gostei em toda a minha vida, sendo o primeiro o Endless Nova.
O Fallen/Enlaizer é super gente boa, vejo que ele dá o seu melhor em seu projeto. Pelas conversas que tivemos ele demonstrou preocupação em manter o jogo sempre cada vez melhor, com humildade e esforço. Sem falar que o mesmo não fica batendo papo que nem uns neguinhos ai. Já chegou me mostrando vídeos e já tinha até demo XD, admirável.
Já não era sem tempo, finalmente um bom fangame recebendo o reconhecimento devido :3
Parabéns Fallen, continue trilhando meu caro, seu jogo é nota dez, continuarei dando apoio hoje e sempre,
É nóis mlk.


Kisses and Goodbye!
Gifts:
Danti | Misty