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Coisas da Escola e Outras dicas.

Iniciado por Luiz, 30/11/2012 às 21:19

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Introdução:
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  • Este não é bem um tutorial, mas um compartilhamento do que eu sei e do que eu aprendi na escola. Espero que gostem e que realmente leiam.
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Classe Gramatical:
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  • Substantivo – Palavra que dá nomes aos seres em geral.
       >Pedro, casa, janela, gato, menino, etc.
  • Artigo – Palavra que define o substantivo em gênero e número.
    >Definido: O, a, os e as.
    >Indefinido: Um, uma, uns e umas.
  • Adjetivo – Palavra que dá ao substantivo uma qualidade, característica, defeito ou estado.
       >Amigável (qualidade), alto (característica), chato (defeito) e feliz (estado.)
  • Numeral: Indica quantidade, ordem, posição.
       >Um, meio, quarto.
  • Pronome: Palavra que substitui ou acompanha um substantivo, indicando-o como pessoa.
       >Meu, vosso, algum, alguém, qual, quem.
  • Verbo: Indica ação.
       >Estudar, escrever, correr, etc.
  • Advérbio: Modifica o sentido de um verbo, adjetivo ou outro advérbio.
       >Depressa, devagar, nunca, em excesso, às cegas.
  • Preposição: Palavra invariável que liga dois termos, estabelecendo uma relação de dependência.
       >Até, após, entre.
  • Interjeição: Expressa sentimento ou emoção.
       >Eba! Ai! Basta!
  • Conjunção: Palavras invariáveis que conectam orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo uma relação de dependência ou de simples coordenação.
       >Pois, como, mas, e, embora.
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Esa, Eza, Ês, Ez:
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  • Esa – Quando formar adjetivos pátrios, gentílico:
    >Português - Portuguesa
    >Duque – Duquesa
    >Milão – Milanesa
    >Calábria – Calabresa
  • Eza – Quando formar substantivos abstratos (emoções), derivados de adjetivos:
    >Triste – Tristeza
    >Bravo - Braveza
    >Certo - Certeza
  • Ês – Quando formar adjetivos derivados de substantivos:
    >Portugal - Português
    >Milão – Milanês
    >Sudão – Sudanês
  • Ez – Quando formar substantivos derivados de adjetivos:
    >Honrado – Honradez
    >Embriagado – Embriaguez
    >Pálido – Palidez
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Frase e Oração:
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  • Frase: É todo enunciado (palavra ou conjunto de palavras) através do qual o falante transmite ideia de sentido completo. Uma frase pode ou não ter verbos.
    >Com uma notícia dessas o que titia pensará?
  • Oração: Frase ou parte que tem como palavra principal um verbo. Pode aparecer:
    • Isolada das demais por um ponto (final, interrogações, exclamações) ou por reticências (...), onde constitui um Período Simples:
      >É um insulto à família toda. Ninguém aqui é mentiroso.
      • Associada a(s) outra(s) oração(ões), onde formam o Período Composto:
        >A professora pegou o bloco, pensou um pouco e redigiu o telegrama.
        >Titia talvez pense que a irmã dela esteja grávida.
  • Frase Nominal: Frase que não possui verbo.
  • Lembrando:
    >João vai ler o jornal.
    A frase possui dois verbos, mas quando está no infinitivo, conta como apenas um verbo.
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Dissertação:
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  • Dissertar é o mesmo que explanar sobre um tema. Em princípio, não está ligado com a persuasão, e sim com a transmissão de conhecimentos. Apesar disso, os temas propostos geralmente são polêmicos – Maioridade Penal, Desarmamento, Violência Urbana, Meio Ambiente, Ética e outros. O que se espera é uma análise e discussão do tema proposto, defendendo seu ponto de vista e, às vezes, propondo soluções.
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Fábula:
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  • Gênero narrativo ficcional bastante popular e existe há mais ou menos dois mil e oitocentos anos. Tradicionalmente, as fábulas eram narrativas orais e não se sabe ao certo quem as criou. Embora muito antigas, continuam a ser contadas e lidas, pois ensinam, alertam sobre algo que pode acontecer na vida real e criticam comportamentos humanos.
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Regras Especiais:
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  • As expressões é proibido, é necessário, é preciso e é bom ficam invariáveis quando acompanhadas de substantivo de sentido genérico:
    >É proibido entrada (substantivo).
    >É preciso sensibilidade.
    >É necessário cautela.
    >Fruta é bom.
  • Se o substantivo for determinado por artigos ou pronomes, a concordância é feita normalmente:
    >É proibida a entrada.
    >A cautela é necessária.
  • As palavras bastante, meio, pouco, muito, caro e barato...
    • Com o valor de adjetivo, concordam normalmente com o substantivo:
      >Esta calça é cara.
      >Já é meio-dia e meia (hora).
      • Com o valor de advérbio, são invariáveis:
        >Hoje estou meio gripada.
        >As frutas custaram caro?
  • Os adjetivos anexo, obrigado, mesmo, próprio e incluso concordam com o substantivo a que se referem:
    >Muito obrigada – disse a garota. – eu mesma faço.
    >As fotografias seguem anexas (inclusas) à carta.
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Concordância do Verbo com o Sujeito Simples:
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  • Quando o sujeito é representado por um substantivo coletivo (palavra que representa um todo), o verbo fica no singular:
    >Ao final do espetáculo, o público aplaudiu em pé.
  • Quando o sujeito é um pronome de tratamento, o verbo fica na 3ª pessoa:
    >Vossa senhoria aceita um café?
    >Vossas senhorias aceitam um café?
  • Quando o sujeito é representado pelo pronome relativo que, o verbo concorda com o antecedente do pronome:
    >Agora sou eu que (sujeito) escolho a programação da TV.
  • Quando o sujeito é representado pelo pronome relativo quem, há duas possibilidades de concordância. Tradicionalmente, o verbo fica na 3ª pessoa do singular. Modernamente, em situações informais, admite-se também a concordância do verbo com a pessoa antecedente o pronome.
    >Fui eu quem fez a pesquisa.
    >Fui eu quem fiz a pesquisa.
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Concordância do Verbo com o Sujeito Composto:
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  • Quando o sujeito composto aparece anteposto ao verbo, este fica no plural:
    >Pai e filha praticam natação diariamente.
  • Quando o sujeito composto aparece posposto ao verbo, este concorda com o elemento mais próximo ou fica no plural.
    >Foi ao cinema a mãe, o filho e a filha.
    >Foram ao cinema a mãe, o filho e a filha.
  • Quando o sujeito composto é constituído por pessoas gramaticais diferentes, o verbo fica no plural. Se houver 1ª pessoa (eu, nós), ela fica sobre as outras.
    >Eu, tu e ela (nós) formaremos um grupo na aula de geografia, certo?
  • Se houver 2ª pessoa (tu, vós), o verbo pode ficar na 2ª ou na 3ª pessoa do plural:
    >Tu e ela (vós) ilustrais o trabalho de geografia.
    >Tu e ela (vocês) ilustrarão o trabalho de geografia.
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Dificuldades da Língua Portuguesa:
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Xerox ou Xérox – Palavra feminina, duas formas de pronúncia, ambas corretas.
Conserto – Ato de consertar.
Concerto – de música.
Mau – Contrário de Bom.
Mal – Contrário de Bem.
Há – Indica passado.
A – Artigo, tempo futuro ou distância.
Onde – Em que lugar?
Aonde – Para que lugar? Indica movimento.
Discente – Aluno (aprende).
Docente – Professor (ensina).
Descrição – Ato ou efeito de descrever.
Discrição – Ato de ser discreto.
Menas – Não existe. O correto sempre será menos. (menos preocupada, menos alunos, menos pessoas)
Enfarte ou Infarto – Ambos corretos.
Loiro ou Louro – Ambos corretos.
Traz – Do verbo Trazer.
Atrás – Indica posição, advérbio de lugar.
Obrigado – Para homens,
Obrigada – Para mulheres.
A fim – Significa com objetivo de, com finalidade de...
Afim – Adjetivo, que significa semelhante, afinidade.
Cela – De cadeia.
Sela – De cavalo.
Cessão – Ceder.
Seção – Setor, parte.
Sessão – Espaço de tempo.
Comprimento – Medida.
Cumprimento – Saudação.
Acima – Em lugar superior.
Em cima – Em algum lugar, estar em...
Encima – Colocar em cima de...
Sob – Debaixo de...
Sobre – Em cima de...
Abaixo – Em lugar inferior – Siga as instruções abaixo.
De baixo – Adjetivo (palavras de baixo calão, roupa de baixo), usado com cima ou alto (olhou a moça de baixo a cima), oposto de de cima (saiu de baixo da árvore).
Debaixo – Lugar Onde – (O menino está debaixo da mesa, debaixo da ávore), oposto de encima.
Tráfego – Trânsito.
Tráfico – Comércio ilegal.
Ratificar – Confirmar.
Retificar – Corrigir.
Este, esta, isto – Perto, presente.
Esse, essa, isso – Longe, passado.
Flagrante – É evidente.
Fragrante – Aromático.
Acerca de – A respeito de.
Houve – Do verbo Haver.
Ouve – Do verbo Ouvir.
Namorar com (o, a) – O correto é Namorar (o, a).
Tv com cores – O correto é TV em cores.
De menor ou maior – O correto é maior ou menor de idade.
Meio-dia e meio – O correto é meio-dia e meia.
Entre eu e você – O correto é entre mim e você.
Seje e Esteje – O correto é Seja e Esteja.
Mais - Adverbio de intensidade. Oposto de menos.
Mas - Conjunção adversativa. É usada para dar ideia de oposição entre duas orações. Porém, no entanto.
Iorgute - O correto é Iogurte.
Cardaço – O correto é Cadarço.
Asterístico – O correto é Asterisco.
Beneficiente – O correto é Beneficente.
Vasculhante – O correto é Basculante.
Espinha – (dorsal). O peixe tem espinha.
Espinho – De plantas.
Fazem dois anos – O correto é Faz dois anos.
Haviam muitas pessoas – O correto é Havia muitas pessoas.
Podem haver problemas – O correto é Pode haver problemas.
Porisso – O correto é Por Isso.
Concerteza – O correto é Com Certeza.
Mim abençoe – O correto é Me abençoe.
Para mim fazer? – O correto é Para Eu fazer. Mim não conjuga verbo.
Isto é para eu? – O correto é Isto é para mim?
Eu vou estar mandando – O correto é eu vou mandar, ou eu mandarei.
Soar – Sino.
Suar – Suor.
Fazem – O correto é faz.
A gente faz – O correto é nós fazemos.
Previlégio – O correto é privilégio.
O Grama – Peso.
A Grama – Mato.
Meia – Metade, quantidade, objeto para os pés.
Meio – Centro, método.
De encontro – bater (acidente).
Ao encontro – De acordo (ideias, por exemplo).

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Porque, Por que, Porquê ou Por quê?
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  • Por que – Início da pergunta.
    >Por que temos de arrumar a mesa?
  • Porque – Resposta.
    >Porque os pais mandaram.
  • Porquê – Usado antes de O ou Um.
    >Insisto em saber o porquê disto.
  • Por quê -  Final da frase.
    >Você disse que andou quilômetros para chegar até aqui. Por quê?
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Níveis de Linguagem:
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  • Língua Culta ou Formal: Predominantemente escrita, constitui a base da língua comum ou nacional. Segue rigorosamente as regras gramaticais.
  • Língua Coloquial, Familiar ou Informal: Especialmente oral, expressão espontânea. Não segue rigorosamente as normas gramaticais e é usada no cotidiano.
  • Língua Comum: Escrita ou falada, instrumento de comunicação de um povo, resposta às variedades regionais.
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Processos de Comunicação:
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  • Emissor – O que emite a mensagem, com o objetivo de comunicar algo.
  • Receptor – O que recebe a mensagem.
  • Mensagem – Aquilo que é transmitido.
  • Canal – A forma, o veículo que é utilizado para enviar a mensagem.
  • Código – Sistemas de sinais (por exemplo: Língua portuguesa, língua inglesa, sinais de trânsito, etc) comum ao emissor e ao receptor.
  • Referente – Aquilo a que se se refere a mensagem.
  • Ruído – Tudo o que interfere na compreensão da mensagem: Voz baixa, falta de atenção do receptor, erros - grafia errada, pronúncia errada, palavras mal-empregadas.
  • Redundância – Todo elemento que, na mensagem, não traz nenhuma informação nova. Na frase "Nós enviaremos a mensagem", Nós é redundante, pois não acrescenta em nada na frase.
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Crase:
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  • Não usa-se crase:
    >Antes do verbo – Tornamos a conferir a rifa.
    >Antes de substantivos masculinos – Gosto de andar a pé.
    >Nas expressões repetitivas – Estamos frente a frente.
    >Antes de numerais e substantivos em que a preposição a significa até – Festa: de 08 a 24 de agosto.
    >Antes de pronomes indefinidos (ninguém, alguém, tudo, nada).
    >Antes de pronomes pessoas (eu, tu, ele e ela, nós, vós eles e elas).
    >Antes de uma palavra no plural – Não falo a pessoas estranhas.
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Algumas Dicas:
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Essas dicas não estão relacionadas ao português, mas na escrita de roteiros e histórias.
  • Algo que é tão importante quanto gramática, as regras citadas anteriormente e outras regras, é saber receber críticas. Saber bem o português não quer dizer que sua história será a melhor. Esteja preparado para receber críticas e para respondê-las com gentileza, de modo com que o crítico sinta-se bem-vindo a criticar outras vezes e que o criticado não mostre ser infantil.
  • Não force sua escrita. Não queira acabar tudo às pressas. Organize a história, melhore o que deve ser melhorado e tenha paciência. Há histórias que levam um tempo para serem comentadas.
  • Não consegue criar um cenário? Use o RPG Maker, faça um mapa e descreva-o. Pode ajudá-lo bastante!
  • Acha suas batalhas lentas e monótonas? Ouça uma música bem agitada. Passe seus sentimentos para os dedos e faça uma batalha surpreendente. Mas lembre-se: É bom dar uma revisada, corrigir erros e movimentos de batalha.
  • Uma cena romântica? Por que não ouvir uma música mais tranquila? O Youtube, por exemplo, possui diversos vídeos de trilhas sonoras e de trabalhos de compositores que valem à pena ouvir.
  • Não poste sua história logo de primeira! Revise uma, duas, três ou quantas vezes quiser! Chame outras pessoas para ler!
  • Você não precisa publicar sua história apenas na MRM! Poste em outros fórums e fique de olho neles!
  • Vale lembrar que, se você possui o objetivo de crescer e publicar um livro, não esqueça de retirar a história da internet. Não será legal você publicar algo de graça quando quer receber dinheiro com isso.
Os conteúdos referente à Língua Portuguesa eu peguei de três cadernos meus. Se houver algum erro de português, sinta-se bem-vindo para corrigir!
Levou um certo tempo para montar as dicas e organizá-las, para que fiquem bem limpas e simples. Não preciso de comentários, saber que o pessoal leu de verdade já é o suficiente!
Abraços e até mais! x]