O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Programando #2 - Pressionar, Teclar e Repetir

Iniciado por Raizen, 15/05/2013 às 16:38




[box class=information]
Programando (#2) é um quadro que traz dicas e macetes de como programar tanto em Ruby/RGSS quanto em eventos, sendo os quadros pares programação em eventos, e os ímpares em Ruby/RGSS, por isso, hoje será eventos, então será útil para qualquer maker, já que eventos é praticamente essencial no rpg maker.
[/box]

[box class=titlebg2]
Trigger, repeat, press?
[/box]
[box class=windowbg3] 
Para quem é scripter, já devem ter ouvido e provavelmente usado  Por eventos existe apenas um desses comandos que está disponível: o "press", e é ai que entra o problema. Por ter apenas disponível o press, muitos eventers, inclusive eventers muito experientes, acabam usando o press aonde deveria ser outro tipo de condição de tecla.  Mas qual a real diferença entre elas?

Press – como sabem, o press é a condição se a tecla tal está pressionada.
Trigger – traduzido ao pé da letra, gatilho, e é assim como funciona, apertou uma vez, ele ativa a condição e depois desativa, e só volta a considerar quando for pressionado novamente.
Repeat – menos usual, é a condição usada em menus, aonde ele repete a tecla pressionada, do seguinte modo. Ligado, desligado por um certo tempo, ligado, desligado, ligado, desligado...

Bom, como sabem a diferença entre eles, é muito fácil converter um press, para um trigger ou repeat, mas dará um toque bem especial aos seus sistemas caso use cada um deles, apenas quando for necessário.  Bom, já leram demais, agora devem relaxar, abrir o RPG Maker e ver como mudar o clássico press para ora o trigger, ora o repeat :).
[/box]

[box class=titlebg2]
Alterando para o Trigger
[/box]
[box class=windowbg3] 
Trigger, é usado muito em telas com opções, em batalhas, em locais com escolhas e que não fazem sentido ter que soltar o botão para evitar que ocorra algum evento inesperado. O sistema será feito em tela única, visando que esse possa ser usado em Eventos Comuns também.
Veja a imagem abaixo, como programei um simples sistema usando uma switch para poder controlar a condição da tecla.
[/box]


[box class=titlebg2]
Alterando para o Repeat
[/box]
[box class=windowbg3]
  Esse é excelente para ser usado em menus que contém vários itens, como um menu de habilidade ou de personagens. Ele por padrão no RPG Maker é utilizado no menu de itens, habilidades e personagens, e por scripters na maioria das cenas que incluem vários itens diferentes.  Por isso habilitam a repetição de uma tecla pressionada, para evitar o aperto repetitivo do trigger e evitar o press constante.
Abaixo a programação para uma tecla "repeat".
  Pela programação acima, basta testar em qualquer Mmaker repetindo os passos que foram feitos.  Perceba que, ele irá ativar uma vez o som, demorará 40 frames para ativar novamente, e ai passa a ficar ativo a cada 4 frames, simulando o repeat usado em vários menus de jogos profissionais.
[/box]


[box class=titlebg2]
Concluindo
[/box]
[box class=windowbg3]
  Chegamos ao fim de Programando #2.  Espero que tenham entendido a diferença entre o Press, Trigger e Repeat.  E o mais importante, que saibam aonde usar, e que isso faz muita diferença em qualquer jogo.  Espero que estejam gostando, e aguardo vocês no próximo Programando!  :clap: [/box]

  Hehe, ótima matéria.  Bem direto ao ponto.

  Estarei no aguardo para a terceira edição. ;D

Bom trabalho mestre.

Lembrando que essas funções são essenciais pra quem quiser fazer um sistema por eventos mais complexo, portanto, todo maker que se preze devia entender como funcinam.

Concordo com o @Uhtred, esses simples comandos deixam o sistema bem mais profissinal, para efeito visual e sendo bem utilizados podem fazer uma enorme diferença no código de programação utilizado nos eventos.

@/