O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

The Game - Visual Novel

Iniciado por Raizen, 18/05/2013 às 18:50

18/05/2013 às 18:50 Última edição: 23/05/2013 às 17:06 por Raizen

» O Visual Novel

Você ainda não sabe o que é um visual novel? Adora animes, lê mangás, mas ainda desconhece de um dos gêneros mais jogados no Japão?  Agora poderá finalmente saber o que é e como funciona um jogo no estilo visual novel.
  Com maior números de jogadores localizado no oriente e que aos poucos ganha popularidade também no ocidente, a ideia do jogo, por incrível que pareça é bem semelhante ao RPG, no qual é o jogador que entra na pele do protagonista e vive uma vida dentro do jogo. No visual novel, porém, é muito mais visual(dur) aonde como regra geral o jogo é composto por 3 partes gráficas, o cenário, a barra de comando(maioria) junto com as mensagens e os personagens.

O visual novel é baseado nas histórias em quadrinhos, por ter a maioria dos seus títulos no país nipônico, o mangá. A ideia é passar uma história, e incluir algumas artworks, conhecidas como cg(computer graphics), que o jogador libera conforme ele joga. Além de tudo isso, ainda é muito comum nos visual novels o sistema de escolhas, aonde é exibido uma tela que o jogador pode escolher um caminho a ser tomado.  Isso pode afetar totalmente o percurso da história, e em muitos casos até o final do jogo.

Resumindo toda essa informação que você provavelmente acabou de ler: o visual novel é um jogo com uma história semelhante a de mangás, baseado em imagens, normalmente coloridas e aonde em muitos casos é possível mudar a história conforme as escolhas do jogador. Um modo interativo de se viver uma história que, quase todos visual novels contém, o amor.

» Mais que uma simples história

Agora começa a apimentar o gênero.  Em quase todos os visual novels, algo que é muito tratado, diferente dos shonens, são exatamente as relações, sejam elas de amizade ou de algo mais quente. A ideia disso é justamente viver o personagem, mais do que simplesmente contar a história, e sim a imersão do jogador em um ambiente ora insuportável, ora agradável, ora deprimente, ora feliz; tornando a história algo na visão do personagem, que inclui desde o horário que ele acorda, até o horário que ele vai dormir, junto com todos os seus sentimentos e pensamentos.

» Eroge

É seu safadinho, sei que muitos começaram por aqui.  O eroge é um gênero de jogos com conteúdos eróticos, e como estamos falando de um jogo que seria, viver a vida, nada mais lógico que ele(a) ter relações amorosas com outros personagens. Como o visual novel, por ser um jogo que é baseado mais na leitura, e em histórias que buscam o psicológico do personagem, nada mais sensato do que focar o visual novel para o público adulto.

» Visão do jogador

Por todos os pontos citados do visual novel, se você é um leitor de mangás e adora a história mais a fundo: sobre os personagens, sobre os relacionamentos, esse é o jogo ideal para você. O visual novel trará momentos de raiva, de angústia, de felicidade e acima de tudo poderá trazer um momento de amor.  Amor a esse estilo que foca no sentimento do protagonista, e principalmente nos sentimentos dos jogadores.

18/05/2013 às 20:37 #1 Última edição: 18/05/2013 às 20:39 por GuilhermeDL
That's explain everything 

Esse é um estilo bem legal, mas um pouco difícil de se trabalhar já que alem de boas imagens, o autor do jogo vai precisar de uma boa capacidade de imersão através dos diálogos, pensamentos e etc...

É até simples de se programar um jogo assim no maker, desde que se tenha uma certa organização com switchs, variáveis e afins. E vou alem e digo que diálogos alá visual novel, podem ser uma boa ferramenta para quem não tem muito saco para criar mapas para tudo quanto é situação, desde que as cenas sejam bem feitas. um rpg de exploração de dungeons por exemplo, um jogo tático e por ai vai podem muito bem ter sua historia contada através desse estilo.

Só uma coisa, jurava que Light Novel se referia a romances escritos, que possuem uma ou outra imagem ilustrativa em suas paginas(Estilo do qual sou muito fã, falando nisso). Não sabia que o termo também era usado para definir o gênero de algumas VNs.

Citação de: GuilhermeDL online 18/05/2013 às 20:37
That's explain everything 

Esse é um estilo bem legal, mas um pouco difícil de se trabalhar já que alem de boas imagens, o autor do jogo vai precisar de uma boa capacidade de imersão através dos diálogos, pensamentos e etc...

É até simples de se programar um jogo assim no maker, desde que se tenha uma certa organização com switchs, variáveis e afins. E vou alem e digo que diálogos alá visual novel, podem ser uma boa ferramenta para quem não tem muito saco para criar mapas para tudo quanto é situação, desde que as cenas sejam bem feitas. um rpg de exploração de dungeons por exemplo, um jogo tático e por ai vai podem muito bem ter sua historia contada através desse estilo.

Só uma coisa, jurava que Light Novel se referia a romances escritos, que possuem uma ou outra imagem ilustrativa em suas paginas(Estilo do qual sou muito fã, falando nisso). Não sabia que o termo também era usado para definir o gênero de algumas VNs.
Na verdade é isso mesmo que você disse, mas como regra geral, os light novels não contém eroge, e como são romances, coisa que boa parte dos visual novels são, dá para dizer que o light novel é um visual novel, light xD.
Pelo menos de acordo com aonde eu pesquisei, espero que esteja certo :).

Citação de: Raizen online 19/05/2013 às 18:32
Na verdade é isso mesmo que você disse, mas como regra geral, os light novels não contém eroge, e como são romances, coisa que boa parte dos visual novels são, dá para dizer que o light novel é um visual novel, light xD.
Então, eu me referia as LN's impressas que são quase como livros, algumas com mais de 300 paginas por volume até:
Spoiler

Baka no Test!
[close]
Sobre o termo Light Visual Novel, seria o mais apropriado, apesar de que, Visual Novel é... Visual novel xD O que diferencia ai são classificações como Eroge, igual citou na matéria. Ah, e o termo Light eu já vi ser utilizado também em algumas novels onde o jogador não possui escolhas, digo, apenas assiste a historia.

Matéria interessante, pude conhecer alguns pontos que desconhecida por pura falta de interesse nesse estilo, porem ainda continuio achando um estilo meio chato, bem "boring" mesmo. Mesmo assim, ótima matéria Raizen.

Ótima matéria para quem desconhece o gênero.

Visual Novels são somente o gênero de jogos, já as as Light Novels são as que o Guilherme citou.  Um bom exemplo de LN é Sword Art Online.  Ou seja, Visual Novel é Visual Novel, seguindo a risca xD

Ótima materia mesmo, mas uma coisa é fato, muitos não conheciam o tema antes de ver o Inkey eahueahueahuea
Mas é uma ótima alternativa para fugir da mesmice do RPG Maker padrão :D
Seria legal linkar o tuto .-.
.

Bela matéria! E bom saber que o gênero está se propagando ... existiu uma época que ninguém sabia sequer do nome "Visual Novel".

Agora ainda são poucos que conhecem e gostam, mas bem mais do que uma vez.

E fico feliz por estar criando o primeiro projeto brasileiro desse gênero no RPG Maker. eu acho, nunca vi outro antes do meu no RPG Maker.

Boa matéria Raizen! +Ouro pra ti ehueahuea

Citação de: GuilhermeDL online 19/05/2013 às 18:49
Então, eu me referia as LN's impressas que são quase como livros, algumas com mais de 300 paginas por volume até:
Spoiler

Baka no Test!
[close]
Sobre o termo Light Visual Novel, seria o mais apropriado, apesar de que, Visual Novel é... Visual novel xD O que diferencia ai são classificações como Eroge, igual citou na matéria. Ah, e o termo Light eu já vi ser utilizado também em algumas novels onde o jogador não possui escolhas, digo, apenas assiste a historia.

Visual novel e light novel são coisas completamente distintas, a começar pela midia que cada uma faz parte.
Light novels são... livros, pura e simplesmente. Visual novel são jogos de texto, que lembram os primeiros rpgs eletrônicos, onde, basicamente, contam uma historia na qual, na maioria das vezes, o jogador pode interferir no  destino da mesma.

Sobre as VNs que não possuem escolhas, elas são chamadas de kinetic novel. Elas são centradas apenas em uma historia.
Exemplos de cada um:
Light novel:
Sword Art Online

Spoiler

Sinopse:
No ano de 2022, o Virtual Reality Massive Multiplayer RPG Online (VRMMORPG) Sword Art Online (SAO) é lançado. Utilizando o NERvGear, um capacete de RV que estimula os cinco sentidos dos usuários através de seu cérebro, o jogadore pode experimentar e controlar seu personagem no jogo com sua mente. Mas um evento inesperado ocorre no dia 06 de novembro de 2022, quando Akihiko Kayaba, o criador do MMO, impede os jogadores de sair. Akihiko os desafia: se quiserem se libertar deste jogo, eles devem chegar ao 100 º andar da torre do jogo e derrotar o chefe final. Entretanto, morrer nesse jogo também significa game over no mundo real.
Onde? - http://lightnovelproject.blogspot.com.br/2011/08/sao.html
[close]

Kinetic Novel:
Planetarian

Spoiler

Sinopse:
A chuva incessante ──
A 『cidade selada』,
abandonada 30 anos atrás depois de um repentino ataque bioquimico.
As ruinas desabitadas,
governadas somente por drones de batalha autônomos.
O homem veio para este lugar,
procurando abrigo dentro de um alto edificio enquanto ele estava exausto,
e lá ele se deparou com
um planetário,
uma sala que uma vez encheu o coração de homens
com as maravilhas de todas as estrelas no céu.
E ali, ele encontra uma jovem mulher
chamada  「Reverie」.
Um membro dos funcionários de ajuda do planetário
que tinha continuado a esperar por clientes por mais de 30 anos;
um robô quebrado──
Pedido por 「Reverie」,
ele perde a noção do tempo enquanto ele repara
o projetor do planetário.
A chuva contínua.
Aqueles calmos dias passados com 「Reverie」.
Uma há muito tempo perdida nostalgia que começou a cresceu no coração do homem.
O que ele irá pensar sobre ele céu de estrelas artificiais?
E qual é o destino dessa 「Reverie」 de um pequeno planeta?

*Nota: O nome da heroina é Yumemi de Yume que significa sonho e que foi traduzido pela tradução ingles de Reverie (sonho, desvaneio)

Onde? - http://fuwanovel.org/novels/54
[close]

Visual Novel:
Não Eroge:
Clannad

Spoiler

sinopse:
A história de Clannad gira em torno de Tomoya Okazaki, um estudante do terceiro ano do ensino médio que não gosta sua vida.A mãe de Tomoya, Atsuko, morreu quando Tomoya era pequeno, deixando seu pai, Naoyuki, para cuidá-lo.Após o acidente,o pai de Tomoya se tornou viciado em álcool e jogo, e criou brigas com seu filho.Um dia, Naoyuki, novamente discutindo com seu filho,empurrou Tomoya contra a parede,deslocando o ombro de seu filho gravemente. Desde então, Tomoya e seu pai passaram a se tratar bem,mas de uma forma distante, como se eles fossem estranhos ao invés de uma família.
Isso dói mais em Tomoya do que as antigas brigas com o pai,e o ressentimento de voltar para casa leva Tomoya a ficar constantemente fora de casa a noite toda.Além disso,a lesão no ombro incapacitou Tomoya de participar do seu clube de basquete,e o estimulou a se distanciar de sua escola e de outras atividades.Assim,sua vida de delinquente se inicia.O melhor amigo de Tomoya,Youhei Sunohara,que foi expulso do clube de futebol por uma briga,também é um delinquente e,muitas vezes fica em seu dormitório com Tomoya sem fazer nada.
A história começa na segunda-feira 14 de abril de 2003, no início do ano letivo, quando Tomoya encontra por acaso Nagisa Furukawa, uma garota de fala suave um ano mais velha que ele, que está repetindo o ano escolar por ter ficado muito doente no ano anterior.Seu objetivo é participar do clube de teatro para o qual ela não pode entrar devido à sua doença, mas eles descobrem que o clube de teatro foi fechado depois que os membros remanescentes se formaram. Como Tomoya tem muito tempo para livre,ele decide ajudar Nagisa a retomar o clube de teatro.Durante esse tempo, Tomoya faz amizade com várias outras garotas e começa a conhece-las mais profundamente,ajudando-as com seus problemas individuais.

Essa é uma das, se não a melhor, visual novel que já joguei. Muito emocionante. Tem certas cenas que conseguem fazer o mais duro dos humanos se emocionar.

Onde? - http://fuwanovel.org/novels/16
[close]

Eroge:
Kamidori

Spoiler

sinopse:
(preguiça de traduzir... vai em ingles...)
In the Setetori region of the southern part of the Raulbhach continent lies the Mikelti Kingdom, and amongst the seven major cities of this region is the workshop city of Yuidora. This is where a young orphan named Wilfred lives, pursuing his dream of becoming an alchemist. However, soon after gaining his license he gets entangled with three girls with differing personalities and goals, and he soon agrees to hire them as his guards in order to help each other out. Like this, Wil begins his life as an alchemist, surrounded by the ever growing group of his allies as he follows his parents' footsteps in becoming a great alchemist.

Jogo insanamente difícil. Muito bom também.
Onde?  - http://fuwanovel.org/novels/23
[close]

Algumas VNs que eu recomendaria são

Clannad(não Ero, Drama)
Deardrops(Ero, VN sobre música)
Kira Kira(Ero, VN sobre música)
Maji de Watashi ni Koishinasai!(Ero, Comédia)
Fate/stay night(Ero, Drama/Ação)

A matéria ficou boa, descreve as VNs de uma forma bem sucinta e traz algumas screenshots(mesmo que não as melhores).

@paulo: Eu fiquei na dúvida quando eu li isso, mas acabei colocando, porque eu busquei de uma fonte (wikipedia) e pelo visto alguém escreveu bem errado nela, como era o que eu tinha dúvida, vou modificar isso na matéria, obrigado :).

23/05/2013 às 19:32 #11 Última edição: 23/05/2013 às 19:40 por paulo_daniel
Citação de: GuilhermeDL online 19/05/2013 às 18:49
Spoiler

Baka no Test!
[close]

Cara, eu li isso e tive que comentar... XD
É verdade que a maioria tem em torno de 300 pags... mas olha isso:
Kyoukai Senjou no Horizon
Volume 1: 1300 pages
Volume 2: 2100 pages
Volume 3: 2400 pages O.o

AVISO: IMAGEM GRANDE!!!
Spoiler

[close]

Explicando a img:
No japão, as light novels são lançadas, no geral, em folhetins e depois em volumes... Mas essa novel é tão grande que resolveram dividir em dois livros cada volume.... E o terceiro em 3!!! Ai, essa novel, tem tres volumes e a img compara com uma pilha de outras novels... ... É inacreditável...

23/05/2013 às 20:09 #12 Última edição: 23/05/2013 às 20:13 por GuilhermeDL
@paulo_daniel
hehe, essa ai eu já ouvi falar, tem um bom numero de capitulos traduzido no Baka Tsuki, só não comecei a ler exatamente por isso aqui:
Citação de: paulo_daniel online 23/05/2013 às 19:32
Volume 1: 1300 pages
Volume 2: 2100 pages
Volume 3: 2400 pages O.o
O_O

Então, eu gosto bastante de LN's, principalmente as de comedia\romance, no momento estou tentando arrumar tempo para ler o oitavo volume de Mahouka Koukou No Rettousei... Acho que não teria estomago para encarar um negocio das proporções de Horizon xD

Off: Acho que já vi você em um Blog relacionado a Light Novels... Só não lembro onde. :será:

Eu sou Saotome Alto do lightnovelproject, faz um tempo que não apareço lá.... quer dizer, não apareço para o publico... Sou um dos adms lá.... Minha atividade é revisar Accel World, campione.

Opa, me lembrava de ter visto você comentando como Paulo Daniel, não sabia que era um dos Adms O_O (Nunca fui muito de comentar lá mesmo, eu sei, eu sei... Mereço uma punição xD)

Enfim, acho que a iniciativa de vocês era(é?) muito boa, e até toparia ajudar em algo no quesito de revisões. Traduzir só se for do inglês para o português, porque meu japonês é sofrível. Espero que o blog continue com o bom trabalho.

Sorry pelo Off-topic, não tão Off-topic assim.