O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Avançar Mensagens Rapidamente

Iniciado por Ludo, 22/05/2013 às 10:57

SKIP SCENE

Antes de mais nada eu não sou SCRIPTER, eu estava trabalhando  em uma adaptação para um sistema que estava criando e deparei com essa situação que poderia gerar um script relativamente util. Não passa de uma pequena alteração no script padrão window_message.

Serve para avançar o texto e seguidas mensagens rapidamente, segurando uma tecla que pode ser configurada, tornando assim uma cena que poderia levar minutos em segundos.
Pode vir a servir como um SKIP SCENE, (PULAR HISTORIA).


A questão é que a historia em RPGs é muito importante e por isso a maioria dos makers fazem cenas sem  "skip", ou seja, a pessoa é obrigada a acompanhar as longas cenas que geralmente desanimam um jogador de primeira viagem.
Minha opinião é: Todos os jogos deveriam ter um Skip, pois assim como eu uma grande maioria de pessoas não se interessa por um jogo antes de ver um pouco da jogabilidade,  eu não jogo um game a menos que faça antes um tour por ele.
Se a historia for boa ela fará com que o interesse pelas partes puladas direcione a um recomeço, dessa vez pra valer desde o inicio do jogo, mas se a historia  não agradar a pessoa, não adianta forçar, não concordam?

################################################################################
##   Avançar Texto Rapidamente  ################################################
################################################################################
# Este simples script permite definir uma tecla para avançar rapidamente várias
# sequências de diálogo, assim uma cena que duraria minutos pode ser pulada em
# segundos dando um efeito "SKIP STORY/SCENE"
################################################################################

#===============================================================================
# Como configurar?
# - A tecla padrão está configurada para a tecla ":B" que é equivalente às
# teclas ESC, X ou NUM 0
# Para alterar vc pode substituir o :B pelas opções abaixo.
# (Não esqueça os dois pontinhos [:])
# :DOWN → Para a tecla direcional para baixo
# :UP → Para a tecla direcional para cima
# :LEFT → Para a tecla direcional para esquerda
# :RIGHT → Para a tecla direcional para a direita
# :C → Para a tecla de ação (ENTER, Z) - NÃO RECOMENDÁVEL
# :B → Para a tecla de cancelamento (ESC, X ou NUM0)
# :R → Para a tecla W do teclado
# :L → Para a tecla Q do teclado
# :X → Para a tecla A do teclado
# :Y → Para a tecla S do teclado
# :Z → Para a tecla D do teclado
#===============================================================================
Key = :B # → Parte a ser alterada
#===============================================================================
# Não altere nada a partir daqui
#===============================================================================
class Window_Message < Window_Base
  def update_show_fast
    @show_fast = true if Input.trigger?(:C) || Input.repeat?(Key)
  end
  def input_pause
    self.pause = true
    wait(10)
    Fiber.yield until Input.trigger?(:C) || Input.trigger?(:B) || Input.repeat?(Key)
    Input.update
    self.pause = false
  end
end


DOWNLOAD
Mediafire
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Oh isso me faz lembrar que perdi um script desse para o VX D:, vou procurar aqui, isso é muito útil em visual novels e coisas afins. Tipo, não quer vir para o lado scripter do maker não :B? Aqui tem biscoitos u_u.

Sobre o script nada a mudar, você inclusive usou || o_o, o que muita gente demora para trocar pelos ors :P, parabéns.

Ah, é um ótimo script!

To usando no meu projeto, mas a versão que o Raizen fez e não sabe onde colocou eahuaeh

O script é o mesmo, segurando tal tecla a velocidade das mensagens aumenta e passam sem precisar aperta espaço ou enter, além disso da pra mudar a velocidade da mensagem.


Belo script.

Já dei uma melhorada nele, depois posto com a switch pra desativar quando precisar.
E eu nao sabia que o Raizen tinha feito um rsrsrsrs... deve ser melhor né?
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: Raizen online 22/05/2013 às 13:01
Oh isso me faz lembrar que perdi um script desse para o VX D:, vou procurar aqui, isso é muito útil em visual novels e coisas afins. Tipo, não quer vir para o lado scripter do maker não :B? Aqui tem biscoitos u_u.

Sobre o script nada a mudar, você inclusive usou || o_o, o que muita gente demora para trocar pelos ors :P, parabéns.
Seria legal né? Porque tipo, é exatamente de um negocio desses que eu estou precisando no meu game  xD
Enfim, se fosse para Vx eu usava. Igual o Raizen disse, é muito útil em jogos com muitas falas e textos, bom trabalho.


Citar"Aqui tem biscoitos u_u."
Farei de conta que não li esse trecho.





Citarpo, não quer vir para o lado scripter do maker não :B? Aqui tem biscoitos u_u.

Eu até passaria se tivesse alguém com paciencia pra me ensinar algumas  coisas, porque os tutoriais até hj que eu vi devem ser bons mas pra quem ainda nao  captou o "interpretação" não vai entender mesmo de jeito nenhum.
E sobre o "||", eu nem sabia pra que isso servia, eu só alterei mesmo  e adicionei alguns desses entre novas opções. A versão de agora ja tem um modulo e uma switch pra desativar.

GuilhermeDL
Eu fiz isso primeiro no VX depois passei pro Ace, testa aew se funciona, mas eu vou ver aqui e trago depois o de VX.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: Raizen online 22/05/2013 às 13:01
não quer vir para o lado scripter do maker não :B? Aqui tem biscoitos u_u.
OFF: Cara, não diga assim. Nas outras áreas tem pão velho, mas dá pra fazer torrada. \o/


Citação de: LuRocha online 24/05/2013 às 09:58
Eu fiz isso primeiro no VX depois passei pro Ace, testa aew se funciona, mas eu vou ver aqui e trago depois o de VX.
Cara, traz sim! Eu também tô precisando dele pra VX. Bom, o script é bem legal, simples e elegante. Parabéns. :B

Citação de: LuRocha online 24/05/2013 às 09:58
Citarpo, não quer vir para o lado scripter do maker não :B? Aqui tem biscoitos u_u.

Eu até passaria se tivesse alguém com paciencia pra me ensinar algumas  coisas, porque os tutoriais até hj que eu vi devem ser bons mas pra quem ainda nao  captou o "interpretação" não vai entender mesmo de jeito nenhum.
E sobre o "||", eu nem sabia pra que isso servia, eu só alterei mesmo  e adicionei alguns desses entre novas opções. A versão de agora ja tem um modulo e uma switch pra desativar.

GuilhermeDL
Eu fiz isso primeiro no VX depois passei pro Ace, testa aew se funciona, mas eu vou ver aqui e trago depois o de VX.

Cara, vendo seus sistemas por eventos que tu fez em seus projetos da pra notar de longe que o essencial tu já possui de sobra, que é lógica de programação, aprender RGSS vai ser suave. Venha para nosso lado. :malvado:
Leia os tutoriais que tem por ae, se pintar umas dúvidas estamos aqui pra clarear as coisas.  :XD:

Obrigado Sheol, eu estou estudando ja tem um tempo, e  eu vou perguntar viu?   :wow:
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone