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Vamos Aprender! - Criando uma Introdução!

Iniciado por Shephiroth, 30/11/2012 às 22:56







Apresenta
[box class=catbg2]Vamos aprender![/box]
[box class=windowbg2] O projeto Vamos aprender! foi criado na intenção de ajudar e auxiliar na hora da criação de um game. O projeto também faz parte do One Winged Angel Labor, e a principio constará com tutoriais simples e básicos, passando aos mais dificeis e avançados. Procurarei criar tutoriais variados e diferentes do convencional, tentarei explicar como funciona muitas partes do maker que muitos não sabem, e os que sabem não ensinam, ou deixam essa parte passar batida. Bem vamos ao que interessa?
[/box]
[box class=catbg2]Sistema[/box]
[box class=windowbg2]
Compatibilidade: RMVXAce / VX / XP
Dificuldade: Iniciante

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FAQ
O que é a introdução?
R- Introdução é a parte inicial/começo do seu projeto, onde se geralmente tem o primeiro contato com o game / Cena/acontecimento após o New game.


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Bem, primeiramente vou estar passando agora, alguns comandos básicos para quem não tem muita afinidade com o maker, para poder estar criando uma introdução básica e bem simples, usando os recursos do RTP.

Criando uma Introdução


  • 1 - Iniciando - Primeiramente abra seu maker, nesse tutorial eu usei o RPG Maker VXAce para exemplificar. Após abrir o maker crie um novo projeto, e nomeie como quiser. Quando criar o projeto, ja abrirá um mapa ja criado por padrão, clique nesse mapa (na box do canto esquerdo) e clique em excluir, depois confirme a exclusão do mapa.
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  • 2 - Criando um mapa - Agora que o mapa inicial padrão foi deletado, clique no mesmo campo com o botão direito, e clique em Novo mapa. ou simplesmente aperte o botão Inserte do seu teclado.
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  • 3 - Configurando o Mapa - Agora, uma janela de configuração do mapa irá aparecer, para esse tutorial, tente seguir algumas configurações. O nome do mapa é muito importante para você se organizar, e saber do que se trata cada mapa, então mude-o para algo que te faça lembrar que é o mapa da introdução. Deixe marcado para Mudar a BGM automaticamente (clique nas reticências), e escolha uma MIDI boa para ser parte da Introdução. E marque o Gráfico de Panorama para Starlitsky.


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    OBS: Para adicionar mais Panoramas e/ou Midis, basta colar o arquivo na pasta Graphics>Paralaxes e/ou Audio>BGM respectivamente.


  • 4 - Criando o personagem - Agora que o mapa já foi criado, no centro do Editor de mapas, o mapa DEVE estar sem nenhum tile, deve estar quadriculado. Agora clique com o botão direito em qualquer um desses quadrados para adicionar um evento, e adicione o personagem principal.

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  • 5 - Configurando o Sistema: Grupo - Agora vamos cuidar para que quando o jogo iniciar, o grupo seja formado apenas pelo jogador principal. Vá no Database, para isso clique no ícone do Database ou aperte F9, vá na Aba Sistema, e no campo superior esquerdo, onde tem o Grupo, exclua os 3 personagens de baixo, deixando assim apenas o "Erik". Para excluir basta clicar no nome do herói, e apertar delete.

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  • 6 - Configurando o Sistema: Titulo - Ainda na aba de Sistemas, vá na box da Tela de títulos, e mude (se desejar) a imagem que aparecera na tela de títulos, e desmarque a opção de mostrar o nome/titulo do jogo no menu principal.

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  • 7 - Configurando o Sistema: Transparência - Agora marque a opção de Transparência do seu personagem, no campo de opções, que fica localizado no campo superior direito, ainda na aba sistema.

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  • 8 - Configurando o Sistema: Músicas - Agora você irá selecionar qual música irá tocar no menu principal, ou seja na tela de títulos. Ainda na aba sistemas, está no canto esquerdo. Clique nas Reticências para escolher outra MIDI.

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    OBS: Para adicionar uma MIDI a seu projeto, basta colar na pasta Audio>BGM

  • 9 - Criando o evento - Agora vamos fazer a coisa acontecer! Aplique as mudanças feitas na aba do sistema, e volte ao Editor de mapas, e na parte quadriculada, dê dois cliques para criar um evento, e deixe marcada a opção de inicio automático. Essa opção está localizada no canto inferior esquerdo da janela. E serve para que tudo que estiver programado dentro desse evento seja iniciado automaticamente.

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  • 10 - Criando as falas - Agora você deve usar o comando mostrar mensagem, para isso vá na lista dos comandos de eventos, e dê dois cliques, escolha a primeira opção.

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  • 11 - Configurando as falas - Agora você irá escrever a mensagem que irá aparecer, procure escrever algo que tenha a ver com seu projeto, algo que apresente ele, que dê um resumo da história e que incite vontade de joga-lo. Marque também a opção para a mensagem aparecer sem fundo.
    Você pode escrever até 4 linhas em cada mensagem, e no próprio editor, mostra até onde você pode escrever as mensagens, perceba que existem 2 setas no canto superior direito. A primeira seta significa que a mensagem será exibida até ali quando você escolher uma face para ser exibida junto com a fala, e a segunda seta significa que a mensagem será exibida até ali quando não tem uma face junto com a mensagem. Repita esse procedimento até conseguir dar um bom resumo do seu game, CUIDADO com a Ortográfia!

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  • 12 - Adicionar nome do herói - Agora vamos adicionar um comando, para que seja exibido uma janela para que o jogador escolha o nome do herói. Para isso no editor de eventos, dê dois cliques e vá na 3° aba conforme mostra a imagem.

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  • 13 - Use e abuse de Comandos de Mensagens - É legal também você adicionar alguns efeitos de comandos de mensagens, assim quando a mensagem for mostrada, alguma coisa diferente irá acontecer,como a cor de alguma palavra será diferente, etc..

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    Para ver todos os comandos disponíveis veja o tópico Vamos Aprender! - Comandos de Mensagens.

  • 14 - Fade - Use um comando de Fade out para que tenha um efeito mais legal, assim a tela irá ficar toda preta. Para isso no editor de eventos, vá na 2° aba, no final, onde tem os efeitos de tela e clique no Fade out.

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  • 15 - Finalizando o efeito - Após algumas falas de explicação da história, adicione um evento para Teletransporte, digamos para que o jogo comece de verdade. Para isso vá no editor de eventos, na 2° Aba, no comando Teletransporte. Especifique o lugar, e clique nas reticências para escolher o lugar exato de onde o jogador irá começar de verdade a jogar.

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  • 16 - Mudando o Gráfico do Personagem - Até agora, seu personagem está sem gráficos (ou seja transparente), agora precisamos deixa-lo visivel. Para isso vá no editor de eventos, na 2° Aba, a opção mover eventos, e em seguida a opção Transparência OFF.

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  • 16 - Fade in - Agora use o comando de Fade In, localizado abaixo do Fade out, para que as coisas fiquem claras, e o jogo se inicie naturalmente.

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    [box class=catbg2]Observações finais[/box]
    [box class=windowbg2]Pronto   :XD:
    Espero que não tenha sido cansativo de ler tudo isso, e espero que tenha ficado direto e intuitivo. Esse é u tutorial BÁSICO, você pode e DEVE incrementar muitas outras coisas para deixar seu projeto muito melhor.[/box]
    [box class=catbg2]Créditos[/box]
    [box class=windowbg2]- A mim Shephiroth, por criar e dispor o tutorial.
    - E a você por estar lendo este tópico![/box]
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Gostei bastante do tutorial cara, com certeza vai ajudar muita gente que ainda não entende bem como fazer algo mais "próprio". Sem dúvidas teria me ajudado, valeu pelo ótimo tutorial o/
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Muito obrigado B.loder ;D
Espero mesmo ajudar os iniciantes (e alguns veteranos :P) porque tem umas coisas que são lançadas hoje em dia ai que pelo amor hein ;X
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