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Crystal HUD

Iniciado por Takkun, 19/06/2013 às 17:22

19/06/2013 às 17:22 Última edição: 19/06/2013 às 17:38 por Faalco
Crystal HUD
Feito por Faalco

Características

Depois de muito tempo sem fazer script, decidi disponibilizar algo que havia feito a tempo mais agora na versão RMVXAce muito superior a antiga e com mais funcionalidades. Além de ser personalizável e bem simples de se usar, pode ser usada para estudos.

Screenshots



Como usar

Insira o script acima do main e modifique as imagens ao seu gosto.

Scripts

#===============================================================================
# +++ Crystal HUD +++ (v1.0a) 
# faalcoblog.wordpress.com
#===============================================================================
# Autor: Faalco
# Criado: 06/04/2012
# Versão: 1.0a
#-------------------------------------------------------------------------------
# ■ Modulo de Configuração [Crystal HUD]
#-------------------------------------------------------------------------------
module CrystalHUD
  X = 0 #Posição X da HUD na Tela.
  Y = 0 #Posição Y da HUD na Tela.
  Largura = 270 #Largura da HUD na Tela.
  Altura = 120 #Altura da HUD na Tela.
  Opacidade = 0 #Opacidade da Janela da HUD.
  Heroi = 0 #Herói que será mostrado na HUD. (0 = Inicial)
  HP_Bar = "HP" #Nome da Imagem de HP
  MP_Bar = "MP" #Nome da Imagem de MP
  Base_Bar = "Base" #Nome da Imagem de Base das Barras.
end
#-------------------------------------------------------------------------------
# ■ Ínicio do Script
#-------------------------------------------------------------------------------
class Window_HUD < Window_Base
  include CrystalHUD
  def initialize
    super(X,Y,Largura,Altura)
    @actor = $game_party.members[Heroi]
    self.opacity = Opacidade
    refresh
  end
  def refresh
    self.contents.clear
    draw_actor_face(@actor,0,0)
    draw_actor_name(@actor,0,0)
    draw_actor_icons(@actor, 110, 0)
    draw_hp(@actor,110,30)
    draw_mp(@actor,110,60)
  end
end
def draw_hp(actor, x, y)
  back = Cache.system(Base_Bar)
  cw = back.width
  ch = back.height
  src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
  self.contents.blt(x, y-ch+24, back, src_rect)
  meter = Cache.system(HP_Bar)
  cw = meter.width  * actor.hp / actor.mhp
  ch = meter.height
  src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
  self.contents.blt(x+5, y-ch+17, meter, src_rect)
end  
def draw_mp(actor, x, y)
  back = Cache.system(Base_Bar)    
  cw = back.width
  ch = back.height
  src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)    
  self.contents.blt(x, y-ch+24, back, src_rect)
  meter = Cache.system(MP_Bar)    
  cw = meter.width  * actor.mp / actor.mmp
  ch = meter.height 
  src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
  self.contents.blt(x+5, y-ch+17, meter, src_rect)
end
class Scene_Map
  alias faalco_main main
  alias faalco_update update
  def main
    @hud = Window_HUD.new
    faalco_main
    @hud.dispose
  end
  def update
    faalco_update
    @hud.update
    @hud.refresh
  end
end
#-------------------------------------------------------------------------------
# ■ Fim do Script
#-------------------------------------------------------------------------------


Face Bug Fixes:
#=======================================================
#         Faces Bug Fix
# Autor : Raizen
# Comunidade : www.centrorpgmaker.com
# Corrige um bug ao usar o comando draw_face
#=======================================================

class Window_Base < Window
    def draw_face(face_name, face_index, x, y, enabled = true)
    bitmap = Cache.face(face_name)
    rect = Rect.new(face_index % 4 * 96, face_index / 4 * 96, 96, 96)
    contents.blt(x, y, bitmap, rect, enabled ? 255 : translucent_alpha)
  end
end


Download

Imagens necessárias na HUD

Créditos e Agradecimentos

  • Feito por Faalco
  • Shepher:Pelo seu script de HUD para RMVX que serviu como base para essa HUD
    • ???:Pelas barras de HP e MP

Porque tem um XS Popup no meio xD?

Aliás seus scripts estão ficando cada vez mais limpos, isso é muito bom sério, além do efeito ter sido bem legal na hud, realmente parabéns, se me permite xD, única crítica é no uso da variável @hud, já que outros podem acabar usando esse mesmo nome, no mais realmente parabéns :P

Está legal, parabéns +ouro
na hora de usar é só editar a face para ficar melhor no jogo pois assim fica meio esquisita!

Citação de: Raizen online 19/06/2013 às 17:30
Porque tem um XS Popup no meio xD?

Aliás seus scripts estão ficando cada vez mais limpos, isso é muito bom sério, além do efeito ter sido bem legal na hud, realmente parabéns, se me permite xD, única crítica é no uso da variável @hud, já que outros podem acabar usando esse mesmo nome, no mais realmente parabéns :P

Maldita visão não vi isso o XS Popup. 'kk
E estou fazendo scripts menos poluídos procurando maneiras de simplificar os códigos e deixa-lós mais simples mais que também seja entendíveis, e essa variável pode ser trocada pois pode causar incompatibilidade com outros scripts, mais acho que e algo bem simples de se resolver. ^^
Agradeço pelo comentário.
Um abraço.

Faalco!~


Citação de: elvio online 19/06/2013 às 17:31
Está legal, parabéns +ouro
na hora de usar é só editar a face para ficar melhor no jogo pois assim fica meio esquisita!

Agradeço pelo comentário.
Tudo e personalizável é bem simples para tirar a Face da HUD.
Agradeço pelo seu comentário.
Um abraço.

Faalco!~

Wow, bem legal o script! Como o Raizen falou está bastante limpo, deixando a HUD visualmente agradável. Uma perguntinha: o que são aqueles dois ícones acima do que eu acredito ser a barra de HP? São ícones referentes a status ou skills?

Viva a lenda!



São ícones de Status do Herói.
Assim você poderá saber o Status do Herói sem acessar o menu.
Acho que isso responde sua dúvida.
Um abração.

Faalco!~