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Aulas de Variáveis - Aula 1

Iniciado por Lincoln, 21/06/2013 às 11:35

21/06/2013 às 11:35 Última edição: 06/07/2013 às 15:00 por SuperPig

Aulas de Variáveis
Aula 1

[box class=titlebg2]Informações:[/box]
Criador da aula: SuperPig
Dificuldade de aprendizado: Fácil
Para acompanhar a aula, é recomendado ter uma noção básica sobre: Switches, básico de eventos e não ter faltado as aulas de matemática XD




[box class=titlebg2]Introdução[/box]
Estava sem nada para fazer, pensando em scripts, quando pensei em variáveis nos scripts, e por fim pensei em variáveis nos eventos XD
As aulas serão em ordem de dificuldade. Para acompanhar as aulas com prazer, você deve ter pelo menos uma noção básica de switches e eventos.

[box class=titlebg2]Vamos Aprender![/box]

O que é uma variável?

Podemos dizer que variável, é como se fosse uma caixa. Você coloca X que precisa na caixa, e depois, pode modificar X que tem dentro da caixa. As variáveis nos eventos trabalham somente com números do conjunto Z (conjunto dos números inteiros relativos), que são os números negativos e positivos, e o nulo, sem números decimais. Vamos conhecer algumas funções dos eventos? Abra o seu editor para acompanhar!

Funções e Operações da Variável

Abriu? XD
Bem, depois de abrir seu maker, crie um evento qualquer e coloque um gráfico de uma pessoa qualquer. Depois, vá nos comandos, e na página 1, selecione "Controle de Variável":



Bem, aqui está a janela que apareceu:



1- Escolhe uma variável para ser alterada.
2- Escolhe várias variáveis para serem alteradas com o mesmo valor, porém, o RPG Maker VX Ace tem um bug que não permite o uso desse comando, mas acho que o Raizen fez um script que ocupava o mesmo.
3- É que nem o = da matemática, ele vai pegar o valor que tinha a variável, e vai substituir pelo operador escolhido.
EX:
<>Comentário: Aqui a variável 1 tem o valor de 1.
<>Opções de Variável: [0001: Teste] = 1
<>Comentário: Agora a variável 1, que tinha valor 1 passa a ter o valor 5.
<>Opções de Variável: [0001: Teste] = 5

4- É a operação matemática que conhecemos, vai pegar o valor que tinha a variável escolhida e vai somar pelo operador escolhido.
EX:
<>Comentário: Aqui a variável 1 tem o valor de 1.
<>Opções de Variável: [0001: Teste] = 1
<>Comentário: Agora a variável 1, que tinha o valor de 1, foi somada por 5, e passou a ser 6.
<>Opções de Variável: [0001: Teste] += 5
<>Comentário: Uma forma de provar que a operação deu certo seria por meio da mensagem. Mas pode ser feito por meio de códigos de scripts como "Chamar Script: p $game_variables[1]"
<>Texto de Exibição: \v[1]

5- A subtração, vai pegar o valor da variável, e vai diminuir pelo operador escolhido.
EX:
<>Comentário: Aqui a variável 1 tem o valor de 3.
<>Opções de Variável: [0001: Teste] = 3
<>Comentário: Agora a variável 1, que tinha o valor de 3, foi diminuída por 4, e passou a ser -1.
<>Opções de Variável: [0001: Teste] -= 4

6- A famosa operação matemática, vai multiplicar um número por outro. Nas variáveis, o maker vai pegar o valor da variável escolhida, e vai multiplicar pelo operador escolhido.
EX:
<>Comentário: Aqui a variável 1 tem o valor de 10.
<>Opções de Variável: [0001: Teste] = 10
<>Comentário: Agora a variável 1, que tinha o valor de 10, foi multiplicada por -1, e passou a ser -10.
<>Opções de Variável: [0001: Teste] *= -1

7- Este vai pegar o valor da variável escolhida, e dividir pelo valor do operador escolhido. É exatamente o contrário da multiplicação. (se você colocar um número que vai dar um número decimal, o maker descartará a parte decimal e só ficará com a parte inteira)
EX:
<>Comentário: Aqui a variável 1 tem o valor de 9.
<>Opções de Variável: [0001: Teste] = 9
<>Comentário: Agora a variável 1, que tinha o valor de 9, foi dividida por 3, e passou a ser 3.
<>Opções de Variável: [0001: Teste] /= 3

8- Não sei explicar direito essa função xD, além do mais é pouco utilizada, acho que vocês entendem com o exemplo:
EX:
<>Comentário: Aqui a variável 1 tem o valor de 3.
<>Opções de Variável: [0001: Teste] = 3
<>Comentário: Agora a variável 1, que tinha o valor de 3, foi dividida por 2, e passou a ser 1,5, e agora, a variável 1 passou a ser 5.
<>Opções de Variável: [0001: Teste] %= 2

Operadores

9- Constante, é um valor numérico fixo que vai ser aplicado à variável.
EX: 5, -3, 4, 9, 0

10- O valor de uma variável será o operador, e essa variável pode conter qualquer número inteiro, dependendo de como você programou ela.
EX: Variável 0001, 0002, 0003 etc.

11- O maker vai "sortear" um número entre outro escolhido para usa-lo como operador.

12- Vai se basear em alguma informação do jogo.
Informações
Item: A quantidade que o jogador tem de um determinado item.
Arma: A quantidade que o jogador tem de uma determinada arma.
Armadura: A quantidade que o jogador tem de uma determinada armadura.
Herói: Vai se basear em um dos parâmetros de um dos heróis escolhidos pelo programador.
Inimigo: É usado na batalha, checa um parâmetro de algum inimigo da batalha.
Personagem: Checa as coordenadas de algum evento ou do jogador, no mapa ou na tela, X ou Y.
Grupo: Checa o ID do herói que é membro da equipe.
Outros: ID do Mapa vai usar o ID do mapa que o jogador está, Tamanho do Grupo vai usar o número de membros que estão no grupo, Dinheiro usa o dinheiro atual do herói para o operador, Número de Passos vai usar o número de passos o jogador deu até o uso do comando, Tempo de Jogo usará o tempo que o jogador jogou até o comando ser chamado, Timer usará o tempo que falta na contagem regressiva, Contagem de Vezes Saltadas usará o número de vezes que o jogador pulou até o uso do comando, e a Contagem de Combates usará o número de batalhas que o jogador teve até o uso do comando. 
[close]

13- Vai se basear em um script para armazenar um valor.

[box class=titlebg2]Exercício de Fixação
Agora que já vimos todos os comandos das variáveis, vamos fazer um exercício extremamente simples. Imagine um cara, e ele vai querer que você adivinhe um número de 1 a 5. Para fazer isso, você deveria saber que vamos precisar das nossas variáveis XD
Então vamos usar aquele evento criado. Primeiro, usando o comando "Armazenar Número", coloque a variável de ID 1 (ou qualquer outro XD), e 1 dígitos. Depois, vá no comando "Opções de Variável", escolha outra variável coloque para o maker sortear um número de 1 a 5 e depois coloque uma condição "Variável 1 é igual a Variável 2" com exceção. E coloque alguma mensagem nas duas condições, teste o jogo.
Peço que não olhem a próxima imagem em spoiler até terminarem e testarem.
Aqui está uma imagem de como o seu código deveria ter ficado: (não é obrigatório, é somente uma base)
Spoiler
[close]

E assim, se quiser, você pode tentar fazer esse exercício de outras formas e com outras operações.


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