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[Tutorial] U.W.D 6º Aula - Movimento

Iniciado por Ds, 29/06/2013 às 21:53

29/06/2013 às 21:53 Última edição: 05/07/2013 às 21:26 por allanndsr

Yare, Yare, Yare !  º--º
Yare: Termo usado para expressar meu estado de alta tranquilidade, repetido três vezes expressa timidez, e desconforto.

Mais uma aula atrasada da nossa universidade, desculpe pela demora, mas ela chegou.
Eu estou tendo que me desdobrar para fazer as aulas, estudar e ter vida social, as aulas chegarão até o final podem ficar tranquilos.



Finalmente chegamos a 2º aba dos eventos. Agora é onde ficará os comandos para que o seu jogo prossiga cada vez mais.
Sem mais delongas

Movimento
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Teletransporte

Teletransporte
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Na aba teletransporte você poderá escolher para qual mapa o seu jogador irá se teletransportar, e para qual posição.


Posição

Especificar: Aqui é o comando que você pode escolher para especificar em qual mapa, e em qual posição X e Y o jogador vai ser teletransportado.

Especificar por Variável: Aqui você pode especificar o teletransporte pelo valor de uma variável.

ID do Mapa: Aqui você pode escolher uma variável para que o mapa a ser teletransportado seja de ID igual ao numero que a variável armazena.

Ex: Se a variável 1 tem o valor 3, o mapa a ser teletransportado será o de ID 3.

Coordenada X: Aqui você poderá escolher uma variável que quando o herói for teletransportado ele aparecerá na coordenada X igual o numero que a variável armazena.

Coordenada Y: Aqui você poderá escolher uma variável que quando o herói for teletransportado ele aparecerá na coordenada Y igual o numero que a variável armazena.

Direção

Na direção, você escolhe para que direção o herói estará virado quando ele for teletransportado. O reter serve para que o herói continue na mesma posição que estava antes de ser teletransportado.

Desvanecer

É o efeito que irá parecer quando o herói for teletransportado, Normal a tela ficará preta,  Branco a tela ficará branca, e Nenhum a tela não terá nenhum efeito.


Posição do Veículo

Posição do Veículo
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Aqui é onde fica os comandos para o posicionamento dos veículos.


Veículo

Aqui é onde você escolhe qual veículo você quer posicionar.

Posição

Especificar: Aqui é o comando que você pode escolher para especificar em qual mapa, e em qual posição X e Y o veículo será posicionado

Especificar por Variável: Aqui você pode especificar o posicionamento do veículo pelo valor de uma variável.

ID do Mapa: Aqui você pode escolher uma variável para que o mapa que o veículo será posicionado seja de ID igual ao numero que a variável armazena.

Coordenada X: Aqui você poderá escolher uma variável que quando o veículo for posicionado ele aparecerá na coordenada X igual o numero que a variável armazena.

Coordenada Y: Aqui você poderá escolher uma variável que quando o veículo for posicionado ele aparecerá na coordenada Y igual o numero que a variável armazena.

Posição de Evento

Posição do Evento
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Aqui você pode mudar o posição de um evento em determinado mapa.

Evento

Aqui é onde você escolhe o evento que será movido.

Posição

Especificar: Aqui é o comando que você pode escolher para especificar em posição do mapa o evento será movido.

Especificar por Variável: Aqui você pode especificar o posicionamento do evento pelo valor de uma variável.

Coordenada X: Aqui você poderá escolher uma variável que quando o evento for posicionado ele aparecerá na coordenada X igual o numero que a variável armazena.

Coordenada Y: Aqui você poderá escolher uma variável que quando o evento for posicionado ele aparecerá na coordenada Y igual o numero que a variável armazena.

Mudar Posição com outro evento: Aqui você escolhe um evento que irá trocar de lugar com o evento escolhido acima.

Direção

Na direção, você escolhe para que direção o herói estará virado quando ele for teletransportado. O reter serve para que o herói continue na mesma posição que estava antes de ser teletransportado.


Movimento da Tela

Movimento da Tela
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Aqui é onde você pode fazer a tela se mover, muito útil para introduções.

Direção

Aqui é onde você irá escolher a direção para onde a tela irá se mover.

Distancia

Aqui é onde você escolher a distancia que o a tela irá se mover. A distancia é definida por tiles.

Velocidade

Aqui você define a velocidade que a tela irá se mover .


Mover Evento

Mover Evento
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Aqui é onde você poderá escolher os movimentos que o herói ou os eventos irão fazer. Por ser uma janela bem grande, eu numerei os itens que possíveis pessoas iriam ter duvidas e irei seguir a ordem deles, sendo que o numero 11 são todas as ultimas opções.

1: Aqui é onde você escolhe se você irá mover o Jogador ou algum Evento.

2: Essa opção faz com que o movimento do Jogador/Evento seja aleatório, mas ele não se move na diagonal.

3: Essa opção faz com que o evento siga o herói para onde o herói for.

4: Essa opção faz com que o evento fuja do herói.

5: Quando escolher essa opção irá aparecer uma janela para que você marque as coordenadas X e Y do pulo. Números positivos irá fazer com que o Jogador/Evento pule para os tiles a sua frente, e os negativos para os tiles atrás.

6: Comando para fazer o próximo comando esperar para ser executado.

7: Esse comando faz com que o Jogador/Evento de um giro aleatório de 90º graus.

8: Esse comando faz com que o evento olhe de frente para o herói.

9: Esse comando faz com que o evento vire as costas para o herói.

10: Esse comando faz com que o Jogador/Evento mude a frequência do seu andar.

11

Animação ao  Andar On e Off: Esses dois comandos fazem com que a animação do Jogador/Evento ao andar seja ligada ou desligada.

Animação Parado On e Off: Esses dois comandos fazem com que a animação do Jogador/Evento oa ficar parado seja ligada ou desligada.

Direção Fixa On e Off: Esses dois comandos fazem com que a direção do Jogador/Evento possa ser ligada ou desligada, direção fixa é quando o Jogador/Evento se mover para direita, mas continua olhando para baixo.

Atravessar On E Off: Esses dois comandos fazem com que o Jogador/Evento possam ser objetos passáveis por qualquer tile ou não.

Transparência On e Off: Esses dois comandos fazem com que o Jogador/Evento fiquem praticamente invisíveis quando está ligado, e normal quando desligado.

Mudar Gráficos: Esse comando faz com que o Jogador/Evento escolhido mude de gráfico.

Mudar Opacidade: Esse comando é meio que parecido com transparência, pois se muito baixa, o Jogador/Evento fica quase que invisível. Esse comando é como se fosse o brilho do herói.

Mudar Sinteticidade: A sinteticidade possui 3 opções Adicionar onde o Jogador/Evento fica todo branco, Subtrair onde o Jogador/evento fica preto, e o Normal.

Reproduzir SE: Reproduz um som.

Chamar Script: Aqui é onde você pode escrever uma sintaxe, comando para que um certo script possa agir.


Entrar ou Sair do Veículo

Esse comando é usado para quando o herói está perto de um veículo, ele irá automaticamente entrar no veículo, e se ele estiver dentro do veículo, ele irá sair.

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Essa foi a aula de hoje, espero que tenham gostado, elas poderão atrasar um pouco, mas eu não irei deixar de faze-las.