O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Quasar Mirabolante - Atualização 24/11: Finalmente Completo

Iniciado por Gabriel_257, 01/07/2013 às 17:41

24/11/2013 às 18:00 #15 Última edição: 24/11/2013 às 18:23 por GuilhermeDL
Citação de: Gabriel_257 online 24/11/2013 às 17:56
Eu testei o script, e as batalhas não dão mais crash só dele estar no projeto. É assim mesmo, ou o script só mostra onde está o bug? De qualquer forma, obrigado!
Sim, só da presença do GOBJ, os crashs param. Recomendo dar uma olhada nos arquivos txt. que ele cria, pra ver o que causou o probelma. Upe a versão nova aí com o GOBJ, quero continuar o jogo antes de dar minha análise final \o

Estou baixando o game(falta 8 min pra terminar o down), vou jogar por uns 30~45 minutos e volto pra fazer um comentário melhor, tudo bem? Desde ja meus parabéns por ter terminado o game!

--edit--

Continuarei jogando, mas quero fazer alguns comentários desde já.

O game é bem simples, ein? Os mapas poderiam ser melhores em alguns pontos(por exemplo logo na parte da escola, aqueles dois corredores poderiam serem resumidos ou possuir alguma variação) porem em sua grande maioria estão bem feitos. As animações até onde vi são padrões, nada de mais.

O que gostaria de te falar é, use o comando fade-in/fade-out e deixe o teleporte instantâneo, ex:

<>fade out
<>teleport
<>[Alguma ação]
<>fade in

A razão disso é para que o jogador não veja a picture de iluminação ou configurações de cores sendo aplicadas, visto que quando você teleporta o jogador pra outro mapa ele irá carregar estas configurações APÓS o termino do teleporte. No caso que expliquei a tela só vai clarear quando todas as ações pré-determinadas forem completadas, veja:

<>fade out #tela apaga
<>teleport #teleporta o jogador
<>add picture #adiciona a iluminação
<>fade in #mostra a tela

Entendeu? xD Vou continuar jogando e depois trago mais alguns comentários.

--edit 2--

Retiro o que disse sobre as animações, tem várias diferentes. Falha minha! xD
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas

@GuilhermeDL
Acabei de dar o upload nessa versão e substitui o link no tópico, dessa vez não deve haver nenhum crash ^^

@K.A.O.S
Obrigado pela dica, eu nem me toquei nisso! Realmente a mudança de cor ocorre depois do fade out em muitos casos (não sei se em todos).
E quando você diz que o jogo está simples, eu concordo com você, o jogo é simples, pois eu não gosto dessas mecânicas complexas que mais parecem um bicho de sete cabeças, entende? Na minha opinião, um jogo simples não é um jogo ruim, é só... simples  :lol:

24/11/2013 às 19:27 #18 Última edição: 24/11/2013 às 20:00 por GuilhermeDL
Vamos por partes, acabei me decepcionando com algumas coisas. Mas primeiro, vamos aos pontos postivos.

A historia e os personagens estão interessantes, pelo menos nesse inicio. O protagonista segue a linha clássica de "lobo solitário" apesar de já se notar indicações de que isso ira mudar cedo ou tarde. A apresentação da historia também ficou legal, apenas com os problemas de transição, citados pelo K.A.O.S. Enfim, aparentemente a trama é um dos pontos fortes do jogo (talvez o principal). Só achei meio estranho ter que lutar por minha vida em estações de Metro que conheço de verdade, mas isso não é ruim, só estranho. xD

A ideia dos Domos também ficou interessante, apesar de achar que os mapas que representam o lugar poderiam ser melhores trabalhados, espero que mais áreas do lugar sejam exploráveis no decorrer do jogo...

Agora, falando do metro, CARA, que índice alto de batalhas é esse? É frustrante, é chato, é muito ruim! Eu acho que está no mesmo nível do índice de aparição dos Zubats no Pokemon e isso é uma coisa que desanima os jogadores, principalmente nesse inicio de jogo. Eu mesmo morri depois de pegar o trem e andar uns cinco mapas. Meus itens acabaram e peguei umas três batalhas que não consegui fugir. REVEJA isso, Gabriel.

Outra coisa são as variedades de ataques e equipamentos, tudo bem que é um inicio de jogo, mas passar quase meia hora enfrentando uma horda de monstros, apenas com uma espada e algumas poucas poções, é osso.

Eu vou tentar passar dessa parte do metro, mas do jeito que está, vai ficar dificil haha. Tirando esses problemas que citei, o jogo ficou bem decente e parece ter uma ótima historia. Veja essas falhas que citei, e garanto que isso deixara a experiencia de jogo bem melhor. \o

Edit:
Oh Yeah, vi o comentário do K.A.O.S e lembrei de comentar sobre a trilha sonora: Eu curti muito as musicas, serio mesmo, vou "kibar" algumas aqui hahaha! Falando serio, ótima seleção, só tome cuidado com aquilo que o cara do comentário abaixo citou, tente não misturar muitas MIDS e MP3s \o

Bom, joguei alem do esperado -q Estou no primeiro 'chefe' digamos assim, agora farei meu comentário completo.

Músicas:

Fiquei feliz no começo, quando deu a entender que não seria mais um projeto querendo dar uma de 'sou filme de hollywood' com trocentas músicas orquestradas.(Nada contra, também gosto! XD) Mas ao passar do tempo notei que as músicas começaram a se misturar de uma forma não muito harmônica. Quer dizer, a música de batalha é bem voltada a 'bits', enquanto a música do metro em si me pareceu mais realista... Isso não combinou muito!

Mantenha um esquema único de músicas no seu projeto. Sei que pode parecer difícil visto que tem tantas músicas boas por ai, mas tente achar o 'pacote' que possua mais músicas que você goste e fique preso a ele!

Mapas:

Como já citei anteriormente, alguns mapas são grandes e muito vazios. Entendo a ideia que tu quis passar mas tente ver se não é possível 'diminuir' estes mapas um pouco pois o resultado pode acabar agradando mais.

Uma recomendação é tentar diminuir o nível de linearidade dos mapas. Veja, não estou dizendo pra você criar rotas alternativas mas sim alguns caminhos que permitam que o jogador tenha contato com a exploração. Aproveite isso e espalhe alguns itens bacanas pra incrementar o acervo de equipamentos do jogador.

Batalhas:

Não achei as batalhas la tão cativantes, acho que elas podem ser melhor trabalhadas! Quando o jogador esta com apenas um personagem no grupo é necessário dar a ele meios de terminar a luta rapidamente, coisa que faria uma diferença danada. E diminua a taxa de encontros! É melhor você criar combates desafiadores que apareçam de vez em quando do que criar vários combates com inimigos fracos. Acredite, a quantidade de combate pode fazer com que o jogador se afaste do game.

História:

Primeiro, parabéns. Alguém que não tem medo de usar o Brasil em seus jogos. Alias... Usar o Brasil pra criar um jogo sério. Só neste ponto tu ja ganhou uns pontos comigo!
Até então estou gostando da história. Poderia ter uma revisão aqui e ali em termos de repetição e tal, mas nada que esteja prejudicando.

Vou continuar jogando!

Obrigado, essas críticas ajudam muito!

Pelo visto as maiores reclamações estão no mapeamento do Metrô e nas batalhas.

As batalhas estão difíceis no começo, certo... mas a taxa de aparição comparada ao de Zubats? O.o
Eu sinceramente achei que elas não estavam tão difíceis ao ponto de morrer no meio dos trilhos, mas acho que é porquê eu sou o criador do jogo e por isso já estava mais acostumado, mas vou verificar a taxa de encontros.

Mas aí vai uma dica: antes do trem, os inimigos são mais fracos, tentem pegar Lv 3 ou 4 na primeira parte, na Linha 16 antes de tentar ir pra próxima parte. Se quiserem, vão até a Sé fugindo dos inimigos já que você ganha mais dois membros pro grupo lá, isso reduz significantemente a dificuldade.

E os mapas do Metrô são mesmo lineares, afinal são trilhos de Metrô. Entendo essa parte da exploração, mas eu não achei um jeito de mudar a linearidade do Metrô de uma maneira que me agradasse, por isso eu fiz isso nas outras dungeons do jogo, onde existem mais caminhos alternativos.

De qualquer forma, vou dar uma olhada nesses problemas mais relevantes.

Haha eu passei praticamente o metro todo até o boss sem usar uma unica poção! A experiência que ganhei jogando The Dark Spire compensou. -Q

Sobre os caminhos, você não precisa realmente criar algo obvio, sabe? Digamos... 'Brechas' na parede podem levar o jogador a algum canto diferente! E por mais que o metro seja linear, você ainda pode passar 'por outro lado', subir em plataformas e coisas do gênero.

Continue com o bom trabalho!

Para, quer dizer que o problema era minha ruindade? impossível, a unica coisa que eu precisava fazer era atacar o inimigo que me causava mais problemas, e só. Não tem nem como errar, vai ver eu que sou azarado bagarai mesmo e peguei uma sequencia muito sem noção de lutas.xD

A porra ficou seria quando as malditas poções acabaram, e três, TRÊS batalhas onde não dava pra fugir apareceram uma atrás da outra! Sério, mó sacanagem isso aí hahaha. Eu vou tentar jogar novamente, e passar dessa parte. \o

Citação de: K.A.O.S online 24/11/2013 às 20:14
Haha eu passei praticamente o metro todo até o boss sem usar uma unica poção! A experiência que ganhei jogando The Dark Spire compensou. -Q

Sobre os caminhos, você não precisa realmente criar algo obvio, sabe? Digamos... 'Brechas' na parede podem levar o jogador a algum canto diferente! E por mais que o metro seja linear, você ainda pode passar 'por outro lado', subir em plataformas e coisas do gênero.

Eu vou mexer nos mapas do Metrô, vou ver esse negócio de passagem secreta.
Me perguntei sobre esse jogo aí, The Dark Spire. Fui ver na Gamefaqs e vi que o jogo é da Atlus.
Meu jogo tá difícil que nem um jogo da Atlus? OMG :O_O:

Citação de: GuilhermeDL online 24/11/2013 às 20:22
Para, quer dizer que o problema era minha ruindade? impossível, a unica coisa que eu precisava fazer era atacar o inimigo que me causava mais problemas, e só. Não tem nem como errar, vai ver eu que sou azarado bagarai mesmo e peguei uma sequencia muito sem noção de lutas.xD

A porra ficou seria quando as malditas poções acabaram, e três, TRÊS batalhas onde não dava pra fugir apareceram uma atrás da outra! Sério, mó sacanagem isso aí hahaha. Eu vou tentar jogar novamente, e passar dessa parte. \o

Calma, não é ruindade não kkkk foi só azar. Acho que eu também morri uma ou duas vezes testando essa primeira parte, se não me engano, mas eu devia estar de mal humor nesse dia e decidi deixar difícil mesmo... é só ir com fé que você consegue!

Citação de: Gabriel_257 online 24/11/2013 às 20:35

Me perguntei sobre esse jogo aí, The Dark Spire. Fui ver na Gamefaqs e vi que o jogo é da Atlus.

Não é isso! xD É que depois de jogar o The Dark Spire eu nunca mais tive problemas com dificuldade nos RPGs. Afinal, o jogo é tão carrasco que tu pode tomar game over na primeira batalha comum do jogo!(Sim, você coloca o pé dentro da DGN pela primeira vez e os monstros ja podem limpar o chão com o seu grupo, hahaha)

Calma, não é ruindade não kkkk foi só azar. Acho que eu também morri uma ou duas vezes testando essa primeira parte, se não me engano, mas eu devia estar de mal humor nesse dia e decidi deixar difícil mesmo... é só ir com fé que você consegue!
Ae, passei a maldita parte, dessa vez eu cheguei no nível 3 e comecei a fugir feito louco hahaha. Enfim, só acho que precisa dar uma olhada nas frequências das batalhas, a dificuldade dos grupos de inimigos nem é tão grande o problema é a frequência em que eles aparecem. \o

Citação de: K.A.O.S online 24/11/2013 às 20:38

Não é isso! xD É que depois de jogar o The Dark Spire eu nunca mais tive problemas com dificuldade nos RPGs. Afinal, o jogo é tão carrasco que tu pode tomar game over na primeira batalha comum do jogo!(Sim, você coloca o pé dentro da DGN pela primeira vez e os monstros ja podem limpar o chão com o seu grupo, hahaha)

Hmm, uma hora dessas eu dou uma olhada nesse jogo e vejo se é difícil mesmo... tomara que não seja que nem as X Missions de Trauma Center, porquê aquilo é quase impossível!
Mas meu jogo não está difícil a ponto de fazer isso, depois dessa primeira parte fica mais fácil!

Citação de: GuilhermeDL online 24/11/2013 às 20:49
Ae, passei a maldita parte, dessa vez eu cheguei no nível 3 e comecei a fugir feito louco hahaha. Enfim, só acho que precisa dar uma olhada nas frequências das batalhas, a dificuldade dos grupos de inimigos nem é tão grande o problema é a frequência em que eles aparecem. \o

Vish, parece que essa É a opção mais viável nessa parte do jogo, de fato...
Eu verifiquei a taxa de encontros, e ela estava realmente alta, alta até demais... os mapas tem 30 de largura, com número de passos de 13, o que realmente é um pouco exagerado, mas já mudei no projeto.
Ainda vou fazer umas mudanças no mapa do metrô, como o K.A.O.S sugeriu, mas agora estou em época de trabalho na escola, então vai ser meio tenso... mas nas férias eu vou poder mexer mais no projeto. :p

Eu avancei bastante e vou fazer meu comentário final.

Primeiramente muito obrigado. Porque estou agradecendo? Porque seu jogo era o exemplo que eu precisava pra colocar em minha cabeça que não é necessário ser spriter, programador hiper dedicado e afins para que o game seja bem recebido.

Agora sobre o jogo em si, gostei! As ideias foram muito bem colocadas e o roteiro até que é bem interessante! Agora estou um pouco mais empolgado para lançar e divulgar meu projeto, hahaha.

Citação de: K.A.O.S online 25/11/2013 às 11:08
Eu avancei bastante e vou fazer meu comentário final.

Primeiramente muito obrigado. Porque estou agradecendo? Porque seu jogo era o exemplo que eu precisava pra colocar em minha cabeça que não é necessário ser spriter, programador hiper dedicado e afins para que o game seja bem recebido.

Agora sobre o jogo em si, gostei! As ideias foram muito bem colocadas e o roteiro até que é bem interessante! Agora estou um pouco mais empolgado para lançar e divulgar meu projeto, hahaha.

Nossa! Não imaginava que meu jogo serviria de exemplo de um jeito desses! Fico feliz em poder estar  te ajudando a fazer seu jogo! ^^ Espero ver seu projeto em breve aqui na CRM!

Em que parte do jogo você parou, mais ou menos?