O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Planejando seu projeto!

Iniciado por Bieel, 03/07/2013 às 12:56

03/07/2013 às 12:56 Última edição: 03/07/2013 às 17:27 por BieelDesigner
[box class=windowbg2]

A partir do momento que temos uma ideia pra um projeto, qual é a primeira coisa que fazemos? Muitas vezes ficamos confusos sobre o ponto de partida que devemos tomar. Isso faz com que muitos makers desistam de seus projetos logo no início.
Criar um jogo não é somente um roteiro, gráficos e seus mecanismos, mas também tem sua parte escrita. Ela é como se fosse um roteiro de um filme, terá tudo que irá se passar no projeto em detalhes abordando todos os aspectos possíveis, sendo eles: interface, história, efeitos sonoros, descrições, jogabilidades, entre outros não menos importantes.
O Game Design Document, irá com certeza fazer com que você tenha um meio viável de organização e planejamento no seu projeto, além de terminá-lo mais rápido e com mais eficiência, contudo deve ser bem organizado.
O GDD – abreviação de Game Design Document - é nada mais nada menos que uma forma de você obter um ponto de partida na criação do seu projeto seguindo um modelo de organização. Além de ser melhor para a comunicação da equipe na hora de criar determinados recursos para o projeto. Para que o GDD exerça sua função, ele deve estar bem organizado e acessível para você e sua a equipe, resultando em tópicos bem detalhados e de fácil entendimento.
Vamos a uma analogia para entender melhor: criar um carro sem seu design e mecânica planejados, seria o mesmo que criar um jogo sem o GDD. Poderia dar certo, mas o resultado não seria tão satisfatório.
Tudo o que é colocado no GDD é tudo o que irá acontecer no projeto em detalhes. Vamos a um exemplo simples:

•História:
"Era uma vez...".

• Gráficos:
»Tela título: Terá uma imagem de uma floresta. A logo com efeitos de plantas etc.

• Sonoplastia:
»Tela título: Será uma música medieval bem calma, com toques leves. Som de ventania.

• Sistemas:
»Tela título: Terá nuvens com baixa opacidade em movimento horizontal.

• Itens / Habilidades:
»Itens:
Espada de fogo – Descrição: [...]
»Habilidades:
Bolas de fogo – Descrição: [...]

• Roteiro:
»Introdução: "Há muito tempo...".

Se você reparar nesse modelo acima, irá ver que foram citados muitos detalhes importantes que irão ocorrer durante o jogo, isso resulta em mais agilidade na hora de passar esse "roteiro" para o jogo sem se atrapalhar.
Outro ponto positivo do GDD é a quantidade de informação contida neste método e a facilidade que isso traz para a criação, tendo mais versatilidade e rapidez na composição do conteúdo, isso facilita não só para você, mas para todos da equipe.
E você, irá adotar este método?

Modelo de Game Design Document completo: GDD - Game Design Document
[/box]
Galeria:

Opa, ficou bem legal, gostei bastante ;D isso ira ajudar bastante pessoas iniciando seu projeto ^^ principalmente membros novos  :XD:

--------------------------------------------

TY Misty :3
My Gift *0* Thank u Vash

O meu problema é a preguiça mesmo de fazer um jogo...
mas ficou legal :D

Eu já acho que na maioria das vezes criar um GDD é BEM desnecessário e em vez de facilitar pode acabar atrapalhando. Existem casos onde o Maker quer seguir carreira no mundo de criação de jogos, ou trabalhar com uma equipe grande, aí eu recomendo. Caso contrario eu acho que é um baita desperdício de tempo.

Claro que uma anotação aqui e ali ajuda a organizar as ideias, mas não precisa fazer algo gigante no estilo de um GDD completo e bem feito.

Concordo com o GuilermeDL, acho que se está fazendo um projeto sozinho você não precisa especificar tudo em um GDD, mas de qualquer forma você precisa organizar as ideias em algum lugar, então mesmo assim é necessário se fazer um GDD "pela metade".

Agora, em equipe é muito importante, assim todo mundo se entende e todos conhecem o caminho pro resultado final, caso contrário podem se perder durante o desenvolvimento do projeto.

Um método realmente interessante, mas acho meio desnecessário algo tão grande para pequenos projetos indies como são a grande maioria aqui, mas vem a ser bem útil uma versão "resumida/pequena" disso ai, só pra anotar as coisas mais importantes, os créditos, o enredo e afins. Vou aderir pra isso quando eu resolver terminar a "pausa" que dei no meu projeto, hehe(que já tem demo, aliás... Mas a preguiça de postar é foda :v)

Mas achei bem interessante isso. x3

Realmente existem  casos e casos, eu particularmente prefiro fazer  tudo na hora do vamos ver :P
Que é quando a inspiração vai surgindo e eu vou vendo o que precisa ser feito, geralmente eu jogo meu projeto umas 500 vezes  pra tentar adicionar alguma coisa nele :P
Mas com  certeza  um planejamento é extremamente importante, muito boa dica!
.

É bastante interessante esse método, já ouvido falar, mas nunca li.  Vou tentar usá-lo para começar o meu projeto, vamos ver no que vai dar.

Agora sobre a primeira matéria do Biel em si: Está bem direta e explicativa, só tome cuidado com o modo que estrutura o texto (tem vezes que começa inserindo espaços e vezes não, dá a sensação que o texto não está bem estruturado.  De resto é só tacar um Justify em todo o texto e eras isso.

Parabéns pela matéria.