O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula Rápida sobre Variáveis

Iniciado por Nandikki, 22/11/2012 às 15:22

Um tutorial simples para exercitar variáveis aos iniciantes.
Perdido nas Variáveis
Conteúdo a Trabalhar: Variáveis
Dificuldade
Perdido nas Variáveis
Primeiramente abra o RMVX ACE (Engine que iremos trabalhar) e use qualquer mapa de exemplo. Agora que já temos nosso mapa vamos para uma rápida aula teórica:

Variável é uma Letra ou palavra que pode ser substituída por qualquer valor, ID de mapa, coordenadas do herói, coordenadas do herói no mapa, entre outros. Comece criando uma variável chamada X e outra chamada Y. Agora crie um evento paralelo que iguale o valor da variável X com as coordenadas X do herói e a variável Y com as coordenadas y do herói. seu evento DEVE estar assim:
Spoiler
[close]
Agora nesse mesmo evento faça com que uma mensagem seja mostrada coom os valores X e Y ao aperta o botão Z

<> EstruturaCondicional: Botão A foi pressionado
           <>Texto de exibição: -, -, Normal, Abaixo
:               \v[1]:\v[2]
<>Fim

Agora teste seu projeto e aperte a tecla "D" e verá o valor das varíaveis X e Y, que é as coordenadas do herói.

Você aprendeu a trabalhar com Coordenadas em variáveis, agora vamos exercitar mais um pouquinho:

Crie um novo evento em processo paralelo e crie 4 novas variáveis, sendo elas nomeadas respectivamente:
Informação1 ; Informação2 ;Informação3 ; Informação4. Agora iguale o valo da variável Informação1 ao nível de Erik, a informação2 ao Hp de Erick,a informação3 ao MP de Erik e a informação4 ao EXP de Erik.
Spoiler
[close]
Agora crie um NPC com um gráfico qualquer que mostre a seguinte mensagem:
Oh, então você é Erik,esta no nível \v[3] tem \v[4] de Hp e \v[5] de SP e \v[6] de EXP.
O que fizemos?
simples, usamos as informações que adquirimos por meio das variáveis e a usamos por meio do comando mensagem, a NPC que criou irá falar sobre seu nível e sua HP, MP e EXP.

Em breve um outro tutorial para aprender ainda mais sobre variáveis!

Achei interessante o tutorial, extremamente útil para quem pretende seguir nos eventos. Você poderia também fazer um tutorial sobre verificação de posição, e relação entre as posições. Como fazer com que o jogo verifique se o inimigo está até 3 quadrados de distância do herói por exemplo. No mais estou gostando dos seus tutoriais, valeu por postar.

Não darei tempo de respirar mesmo u_u
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Citação de: B.loder online 22/11/2012 às 15:24
Achei interessante o tutorial, extremamente útil para quem pretende seguir nos eventos. Você poderia também fazer um tutorial sobre verificação de posição, e relação entre as posições. Como fazer com que o jogo verifique se o inimigo está até 3 quadrados de distância do herói por exemplo. No mais estou gostando dos seus tutoriais, valeu por postar.

Não darei tempo de respirar mesmo u_u
Hum... Pensarei em fazer esse, MAS, com uma demostração para ficar mais fácil. Então, Vai ser em breve(Estou evitando postar Downloaders pois o servidor que uso é "fuleiro".

Spoiler
Ainda bem que não tenho Asma, haha.
[close]