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Fix Picture por Eventos

Iniciado por RyanKamos, 16/07/2013 às 16:32

Eae pessoal, venho com mais um sisteminha pra vocês! HEHE
Bem, fiquei indignado por não ter um sistema por eventos para Fixar Pictures,
então, decidi criar um pra vocês bem fácin. Está na hora de maker começarem
a ter menos preguiça de usar apenas scripts e botar mão na massa!
O sistema tem 2 modos, com comandos de scripts e sem, vocês escolhem!

- O sistema (Com Comandos de Script) -

Spoiler
O sistema envolve:

2 Variáveis
1 Switch
1 Evento Comum


Primeiramente devemos criar o Evento Comum e nele definir as variáveis.
Vá no Controle de Variáveis e com a sua variável criada vá na parte de script
e coloque: -$game_map.display_x .
(Então, esta variável será a coordenada X)

Agora, criaremos outra variável e seguiremos o mesmo passo acima, porém
colocando o script: -$game_map.display_y .
(Então, esta variável será a coordenada Y)

Feito isso, vá novamente no Controle de Variáveis e defina as variáveis assim:

Variável 1 será multiplicada por 32 e Variável 2 será multiplicada por 32.

Para terminar, crie agora sua imagem e especifique o valor X e Y
pelas variáveis criadas acima.
Depois coloque tudo dentro de um ciclo e ao início do ciclo
coloque para esperar 1 frame.
Logo após o 1 Frame adicione uma condição para
caso a Switch utilizada para ativar o evento comum esteja OFF rompe o ciclo.
(Para deletar a imegm será necessário ser feita a mão, junto ao evento quando desativar a switch).

Lembre-se de colocar este evento comum como "PARALELO" e atiavdo
por 1 switch desejada.




EXTRA

Como todos aqui utilizarão o sistema, não apenas uma vez, teremos que modificar
umas coisinhas para melhorar ainda mais.

Após a configuração das variáveis feitas anteriormente,
adicione uma condição para cada imagem que utilizará (no caso de mapas diferentes).
(Você terá que criar mais uma variável para diferenciar as imagens.)

Na condição selecione sua variável e deixe "Igual a ... 1" e
dentro da condição adicione a imagem que irá mostrar.

A cada imagem que será mostrada faça uma condição igual a feita
anteriormente porém mude o valor 1 para o próximo e assim por diante.
(Lembre-se de na condição em que rompe o ciclo deve deletar a imagem).

[close]

- O Sistema (Sem Comando por Script) -

Spoiler
O sistema envolve:

2 Variáveis
1 Switch
1 Evento Comum

1 Evento

Primeiramente você deve deixar oevento do seu mapa sendo o
para iluminação (Deve ser criado no local X=0 e Y=0 , o primeiro quadradinho).
Após criar ele, vá na aba de Eventos Comuns
e crie uma variável para a coordenada X da tela do Mapa.
Vá em Controle de Variáveis e coloque a variável criada, depois vá na opção
Informação > Personagem (Este será o evento criado) e o valor TELA X

Agora, criaremos outra variável e seguiremos o mesmo passo acima, porém
será colocado o valor TELA Y.

Feito isso, vá novamente no Controle de Variáveis e defina as variáveis assim:

Variável 1 será subitraída por 16 e Variável 2 será subitraída por 28.
(Estes valores deixam a imagem no local exato).

Para terminar, crie agora sua imagem e especifique o valor X e Y
pelas variáveis criadas acima.
Depois coloque tudo dentro de um ciclo e ao início do ciclo
coloque para esperar 1 frame.
Logo após o 1 Frame adicione uma condição para
caso a Switch utilizada para ativar o evento comum esteja OFF rompe o ciclo.
(Para deletar a imegm será necessário ser feita a mão, junto ao evento quando desativar a switch).

Lembre-se de colocar este evento comum como "PARALELO" e atiavdo
por 1 switch desejada.





EXTRA

Como todos aqui utilizarão o sistema, não apenas uma vez, teremos que modificar
umas coisinhas para melhorar ainda mais.

Após a configuração das variáveis feitas anteriormente,
adicione uma condição para cada imagem que utilizará (no caso de mapas diferentes).
(Você terá que criar mais uma variável para diferenciar as imagens.)

Na condição selecione sua variável e deixe "Igual a ... 1" e
dentro da condição adicione a imagem que irá mostrar.

A cada imagem que será mostrada faça uma condição igual a feita
anteriormente porém mude o valor 1 para o próximo e assim por diante.
(Lembre-se de na condição em que rompe o ciclo deve deletar a imagem).

[close]


- Palavras Finais -

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, só comentar.
Até o próximo sistema ^^'
- Créditos -

RyanKamos

Cara, muito bom! Eu vi um sistema parecido só que não funcionava direito. Duplo parabéns por ter bolado em 2 jeitos.

Viva a lenda!



Revivendo o tópico para agradecer por este tutorial, pois ele me foi muito util, embora eu não o esteja utilizando no VX Ace e sim no 2k. A difereça é que no lugar de se utilizar -16 para a variavel 1 e -28 para a variavel 2 se utiliza apenas -8 para a variavel 2 e já fica tudo certinho. Obrigada mesmo Ryan! o/

Jurava que era novo até ler o comentário da Mercia kkk'

O que esse sistema faz? Ele é utilizado na criação de panomapas?
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Citação de: Avenger_B7 online 26/04/2014 às 22:21
Jurava que era novo até ler o comentário da Mercia kkk'

O que esse sistema faz? Ele é utilizado na criação de panomapas?

Sim no caso do maker VX Ace, dá para fixar pictures. Pois no jogo sem usar isso, a imagem segue a tela. Usando, a imagem fica presa ao mapa.

Não fixa parallax.( não sei se tem como por eventos)

É bom para usar efeitos de luz, etc.
  

É exatamente o que o felipefalcon disse, Avenger_B7.

Citação de: felipefalcon online 26/04/2014 às 22:58
[...]Não fixa parallax.( não sei se tem como por eventos)
[...]

Para fixar parallax não é só deixar ele do mesmo tamanho que o mapa? Por exemplo se um mapa for do tamanho 20x15 é só multiplicar por 32 (que é o tamanho do tile) para saber o tamanho que deve ser a imagem do parallax, nesse caso seria 640x480, então como o parallax seria do tamanho exato do mapa ele ficaria fixo, não? Ao menos é assim no 2k/3 usando Panorama. :será:

Um jeito mais fácil de fazer isso não é mostrar a imagem nas coordenadas do evento? O evento fica parado, logo a imagem ficaria para sempre no mesmo lugar.

Eu vou tentar essa teoria no 2k através do Destiny e se der certo eu coloco no Ace.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Citação de: mercia online 26/04/2014 às 23:29
É exatamente o que o felipefalcon disse, Avenger_B7.

Citação de: felipefalcon online 26/04/2014 às 22:58
[...]Não fixa parallax.( não sei se tem como por eventos)
[...]

Para fixar parallax não é só deixar ele do mesmo tamanho que o mapa? Por exemplo se um mapa for do tamanho 20x15 é só multiplicar por 32 (que é o tamanho do tile) para saber o tamanho que deve ser a imagem do parallax, nesse caso seria 640x480, então como o parallax seria do tamanho exato do mapa ele ficaria fixo, não? Ao menos é assim no 2k/3 usando Panorama. :será:

Não sei se no 2k acontece isso, mas no VX Ace o parallax é cortado se for grande(ou seja se fizer um mapa grande ele corta)

  

Eta, mó treta aqui no meu tópico :v
haushusa
Bem, para fixar parallax, já tentei, não dá certo, apenas com códigos de scripts. Não há comando nos eventos para mexer em parallax.

Hm, aí o problema é mais embaixo. Tem algum script para alterar a camada da imagem? Se sim, poderia usar essa artemanha.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Então, isso que testei, daria para fazer um parallax por imagens, pois eu tenho o código que muda a prioridade da imagem para uma menor que a do herói.
Faz tempo que fiz, não lembro se funfa, mas tenho quase certeza que sim. Lembro que fiquei pisando em cima de uma carta kk

27/04/2014 às 12:02 #11 Última edição: 27/04/2014 às 12:54 por Avenger_B7
Eu lembro que fiz um tutorial desse pro 2k mas o problema é que muda a prioridade de todas as imagens no jogo. Aí quebra tudo.

[edit]

O 2k já permite isso por si só. uehueuhe'
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