O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

U.W.D 8º Aula - Efeitos de Tela

Iniciado por Ds, 24/07/2013 às 20:49

Yare Yare ! Como vão makers ? Peço-lhes mil desculpas por ter demorado esse tempo todo para fazer a aula, tudo na minha vida ficou um pouco "atrasado", mas eu estou retomando aos poucos, e hoje eu vim trazer a aula.

A aula de hoje é sobre os Efeitos de Tela, essa é a parte onde nós iremos poder mexer na tela do seu game, da maneira que você preferir fazer. Vamos a aula ?

Efeitos de Tela

[close]
_________________________________________________________________________________________

Fade Out

Fade Out

[close]

O Fade Out ao ser selecionado, não aparece janela nenhuma, esse comando faz a tela escurecer.

Fade In

Fade In

[close]

O Fade In é o oposto do fade out, ele faz a tela voltar ao normal. Ode out funciona desligando a tela, e o fade in ligado ela novamente, como o protetor de tela do seu computador.

Tonalidade da Tela

Tonalidade da Tela

[close]

aqui você controla a tonalidade do seu game, podendo deixar mais escuro, mais claro.

Tonalidade

Vermelho, Verde, Azul, Cinza: Aqui você controla as cores da tela. No Rpg Maker, o sistema de cor é o RGB, você vai colocando mais ou menos tonalidade das cores acima para poder fazer novas cores.

Veja que embaixo possui as opções Normal, Escuro, Sépia, Crepúsculo, Noite, para você escolher. O Rpg Maker, já vem com as opções de tela para você não ter que ficar definindo até acerta, a tonalidade certa.

Tempo: Aqui você escolhe o tempo que a tonalidade irá mudar.

A caixa Esperar até o fim, ao ser marcada, o personagem ficará imóvel até a tonalidade mudar.

Efeito Flash

Efeito Flash

[close]

Nessa opção, você pode definir um flash que irá aparecer, em algum momento em seu jogo, muito útil com sistemas de invocação e de alerta.

Cor do Flash

Vermelho, Verde, Azul, Cinza: Aqui você escolhe a cor do flash, se será vermelho(sangue, alerta), branco(luz), preto(invocação).

Tempo: Aqui você escolhe o tempo que o flash permanecerá na tela.

A caixa Esperar até o fim irá imobilizar o personagem, até que o flash se conclua.

Efeito Tremor

Efeito Tremor

[close]

Aqui você pode criar um efeito tremor, que é mais conhecido como um terremoto(por ser muito usado para isso), que será útil para seu jogo, para cenas como, uma dungeon desmoronando, um castelo sendo atacado e outros. A tela se moverá para os lados, mas talvez um script possa ajudar a tela a se mover com mais realismo.

Tremer

Forçar: Força que a tela se moverá para os lados.

Velocidade: A velocidade que a tela se moverá.

Tempo

Tempo que a tela irá ficar tremendo. ( Se quiser que tela trema sem para, coloque um evento em processo paralelo)

Esperar até o fim: O personagem só irá se mover, quando o efeito terminar.

_________________________________________________________________________________________

Como foi a aula ? Tirou suas duvidas ? Perguntem qualquer coisa nos comentários, e diga se existem erros nas minhas aulas, e nessa. U grande abraço para todos e até .

Wow! Valeu a iniciativa, cara! Parabéns pelo tutorial. Ele é bem simples, mas como a proposta provavelmente é prestar auxílio àqueles recém-chegados ao maker, certamente é uma mão na roda. Muitos iniciantes ficaram contentes com ele. :D

Um grande abraço!

Kazuyashi.

Citação de: Kazuyashi online 24/07/2013 às 21:56
Wow! Valeu a iniciativa, cara! Parabéns pelo tutorial. Ele é bem simples, mas como a proposta provavelmente é prestar auxílio àqueles recém-chegados ao maker, certamente é uma mão na roda. Muitos iniciantes ficaram contentes com ele. :D

Um grande abraço!

Kazuyashi.

Valeu pelo comentário amigo, o tutorial é mesmo voltado para os iniciantes, já que eu sou um guia para eles.