O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

HUD retrô

Iniciado por Kazuyashi, 30/07/2013 às 18:39

30/07/2013 às 18:39 Última edição: 31/07/2013 às 16:50 por Kazuyashi
Fala, rapaziada! Não sei se estou na área certa, mas acredito que seja a que mais se aproxima do conteúdo deste tópico. Bom, é o seguinte: estou começando um projeto (mais outro, oh, God) e embora contenha elementos mais sofisticados (como o mapa da imagem), quero deixar ele com uma cara mais 'retrô', tipo os primeiros jogos de Final Fantasy. Daí montei uma HUD com base nessa ideia. Ela ainda não foi importada para o maker. Essa imagem foi montada no PS só para que eu tivesse noção de como ficaria. Achei até que ficou legal, mas queria saber a opinião de vocês. Bom, sem mais delongas, lá vai ela:

HUD no maker (com algumas modificações):
Spoiler
[hs width=320 height=240]http://s24.postimg.org/m87dx8k8l/Preview.png[/hs]
[close]

Preview atual:
Spoiler
[close]

Preview antigo:
Spoiler
[close]

Grato desde já e um grande abraço!

Kazuyashi.

Primeiramente, que mapa fantástico cara!

se inscreve no colosseum bro ahuaha

Já sobre a hud, eu curto esse estilo retrô, fica simples e bonito, mas não curti muito a disposição dos textos, acho que ficou muito grudado uma coisa com a outra e isso pode confundir o jogador, principalmente em uma batalha em tempo real.

Talvez ficaria melhor diminuir um pouco o tamanho da fonte e adcionar uma borda preta ao texto, ou quem sabe usar outra fonte.

Espero ver esse projeto em breve!

Use uma fonte em bitmap (pixelada/quadrada), vai combinar melhor com o estilo das janelas.

Só acho que o estilo da hud não combina nenhum pouco com o estilo gráfico do jogo. Nem vejo sentindo em você querer fazer uma hud de aspecto "retrô" alá Crystalis se os gráficos que tá usando pra cenário e personagem são mais sofisticados. Acho que algo desse tipo combinaria em um estilo todo voltado pra 8 ou talvez 16 bits, mas não é o caso.

Mas tirando isso a hud tá boa, só não curto muito esse excesso de informações aglomeradas, mas aí é algo mais pessoal.

Citação de: Uhtred online 30/07/2013 às 19:59
Primeiramente, que mapa fantástico cara!

se inscreve no colosseum bro ahuaha

Já sobre a hud, eu curto esse estilo retrô, fica simples e bonito, mas não curti muito a disposição dos textos, acho que ficou muito grudado uma coisa com a outra e isso pode confundir o jogador, principalmente em uma batalha em tempo real.

Talvez ficaria melhor diminuir um pouco o tamanho da fonte e adcionar uma borda preta ao texto, ou quem sabe usar outra fonte.

Espero ver esse projeto em breve!

Poxa, valeu mesmo, Uht! Fico feliz que tenha gostado do mapa, cara! Hauhauha Talvez depois eu me inscreva mesmo. Será que tenho alguma chance? Todos os gladiadores são muito bons. Hehe xD.

E valeu pela opinião, meu amigo! E é verdade. Realmente tem muita informação junta, mas não consigo pensar numa forma melhor de deixá-las mais dispersas e ao mesmo tempo fique visualmente agradável. Mas vou ver o que consigo fazer. Se bem que a batalha não é em tempo real não! Ela é por turnos, só que no mapa. Então não deve comprometer tanto, né? Vou tentar seguir as dicas e ver como fica. Valeu novamente, meu chapa! Um grande abraço!

Citação de: Cronus online 30/07/2013 às 20:50
Use uma fonte em bitmap (pixelada/quadrada), vai combinar melhor com o estilo das janelas.

Só acho que o estilo da hud não combina nenhum pouco com o estilo gráfico do jogo. Nem vejo sentindo em você querer fazer uma hud de aspecto "retrô" alá Crystalis se os gráficos que tá usando pra cenário e personagem são mais sofisticados. Acho que algo desse tipo combinaria em um estilo todo voltado pra 8 ou talvez 16 bits, mas não é o caso.

Mas tirando isso a hud tá boa, só não curto muito esse excesso de informações aglomeradas, mas aí é algo mais pessoal.

Fala, Cronus! Primeiramente, obrigado pela presença, meu rapaz. Sem dúvidas, seu comentário vai me ajuda bastante. E ótima sacada essa da fonte pixelada! Realmente daria um clima a mais. Obrigado pela dica.

E sobre o mapeamento... poxa, cara... tocou na ferida... vou te falar o porquê: fiquei que nem um louco esses dias atrás de tiles para o XP/VX/VXACE com esse ar "clássico" dos jogos de FF,CT, BoF, etc, mas não achei nenhum. Tenho um conjunto gigante de tilesets do 2k/2k3 aqui. Tentei até ampliá-los, mas os pixels ficaram tão distorcidos que não valeu o sacrifício. Tentei até diminuir a resolução do projeto para 320x240 para que os tiles do 2k não ficassem desconfigurados, mas também não ficou nada bom. Sem opção, tive de recorrer aos recursos mais sofisticados mesmo. Hehe.

Se você souber onde posso achar tiles similares aos dos jogos citados acima ou da mesma época, poderia me falar? Ajudaria em dobro! Hehe.

Mas fico feliz que tenha gostado da HUD! Vou estudar ela aqui e ver como posso mudá-la!

Um grande abraço!

Kazuyashi.

Eu gostei tanto do mapa quanto da HUD.

Como já falaram, o texto tá meio junto. Acho que se diminuir a fonte um pouco iria melhorar bastante. Outra coisa que eu acho que daria um resultado visual melhor seria você substituir a parte de Condição para pequenos ícones, tipo uma caveira para envenenado, um óculos para cego, coisas do tipo. Colocando os ícones em baixo do lugar que fica o Level lhe pouparia um bom espaço e acho que fica bem mais interessante.

Viva a lenda!



30/07/2013 às 21:51 #5 Última edição: 30/07/2013 às 22:40 por Kazuyashi
Citação de: VincentVII online 30/07/2013 às 21:43
Eu gostei tanto do mapa quanto da HUD.

Como já falaram, o texto tá meio junto. Acho que se diminuir a fonte um pouco iria melhorar bastante. Outra coisa que eu acho que daria um resultado visual melhor seria você substituir a parte de Condição para pequenos ícones, tipo uma caveira para envenenado, um óculos para cego, coisas do tipo. Colocando os ícones em baixo do lugar que fica o Level lhe pouparia um bom espaço e acho que fica bem mais interessante.

Fala, Vincent! Valeu pelas dicas, cara! E fico feliz que tenha gostado! Cheguei a pensar nessa hipótese dos ícones, mas fiquei na dúvida. E tem razão: é melhor mesmo. Poupa mais espaço e também é bem intuitivo. Valeu mesmo as dicas! Vou juntar tudo que vocês falaram e tentar adaptar.

Um grande abraço!

EDIT: Tentei fazer as mudanças que vocês falaram e acho que o resultado ficou legal. Também ia mudar a fonte para uma pixelada, mas não caiu bem, daí deixei Arial mesmo. Mas e aí: melhorou ou piorou? xD

Obrigado novamente e um grande abraço!

Kazuyashi.

Wow muito  Bonito a HUD tanto quanto o mapa show.. curti mesmo
parabéns pelo seu trabalho continue sempre assim :]  abrçs ^^

Vou ter que comentar de novo:

Citação de: Kazuyashi online 30/07/2013 às 18:39
Preview atual:
Spoiler
[close]

:rainbow:

O resultado com os ícones ficou muito melhor do que eu esperava. Combinou muito com a HUD, o espaçamento entre as barras melhorou significantemente. Agora tá de parabéns!

Viva a lenda!



Hey, Kazu! Olá! Primeiramente, que lindo mapa! Por hora! A cachorreira ficou completamente borrada ( só note o contraste e os efeitos desiguais da cachoeira e o contraste da água que escorre)bem, estou pensando seriamente em te ajudar com algumas coisas. De resto, nunca vi um mapa tão lindo como este! Imagina os outros?

Sobre a HUD; simplesmente combinou perfeitamente bem. Apesar que sua HUD está maravilhosamente bem feita e bonita (acho que só eu implico com você, elas continuam muito grandes) mas percebi que agora juntou-as e apercebe-se boa harmonia. Sei lá, sua HUD sugere um Final Fantasy tipo 8;10,12 e X-2 -este último sugeriria boa inspiração para se fazer uma HUD- que é simples e moderna. Apesar que sua HUD combinou, ela lembra mais Final Fantasy atuais. Parabéns,Kazu!

Spoiler
Nota: Podemos mudar a textura do BG e borda da sua HUD para que fique adequadamente no estilo retrô. Se quiser, mande-me  suas imagens que faço uma edição no Photoshop de várias HUDS, se possível, te mando uns exemplos e você avalia. Obrigada!
[close]

Citação de: Mepps online 30/07/2013 às 22:48
Wow muito  Bonito a HUD tanto quanto o mapa show.. curti mesmo
parabéns pelo seu trabalho continue sempre assim :]  abrçs ^^

Valeu mesmo, Mepps! Fico feliz que tenha gostado, cara. =)

Um grande abraço!

Citação de: VincentVII online 30/07/2013 às 23:07
:rainbow:

O resultado com os ícones ficou muito melhor do que eu esperava. Combinou muito com a HUD, o espaçamento entre as barras melhorou significantemente. Agora tá de parabéns!

Valeu mesmo a dica, Vincent! Ficou bem melhor que a anterior mesmo! Obrigado novamente! =)

Um grande abraço!

Citação de: Elyven online 30/07/2013 às 23:24
Hey, Kazu! Olá! Primeiramente, que lindo mapa! Por hora! A cachorreira ficou completamente borrada ( só note o contraste e os efeitos desiguais da cachoeira e o contraste da água que escorre)bem, estou pensando seriamente em te ajudar com algumas coisas. De resto, nunca vi um mapa tão lindo como este! Imagina os outros?

Sobre a HUD; simplesmente combinou perfeitamente bem. Apesar que sua HUD está maravilhosamente bem feita e bonita (acho que só eu implico com você, elas continuam muito grandes) mas percebi que agora juntou-as e apercebe-se boa harmonia. Sei lá, sua HUD sugere um Final Fantasy tipo 8;10,12 e X-2 -este último sugeriria boa inspiração para se fazer uma HUD- que é simples e moderna. Apesar que sua HUD combinou, ela lembra mais Final Fantasy atuais. Parabéns,Kazu!

Spoiler
Nota: Podemos mudar a textura do BG e borda da sua HUD para que fique adequadamente no estilo retrô. Se quiser, mande-me  suas imagens que faço uma edição no Photoshop de várias HUDS, se possível, te mando uns exemplos e você avalia. Obrigada!
[close]

Elyvinha! Que bom vê-la por aqui, menina. =) Poxa, valeu mesmo! Fico feliz que tenha gostado do meu humilde mapa! Ah, com relação ao "borrado", se estivermos falando da mesma coisa, então foi intencional. Hehehe. Queria deixar a cachoeira com um ar mais de água escorrendo. Não sei se ficou fail, mas até que eu curti o efeito. E obrigado novamente! E toda ajuda é bem-vinda! \o

E pode implicar, não tem problema não! Assim que a gente melhora. =) Com relação ao tamanho da HUD, não sei como diminuí-la mais. x_x Se eu fizer isso, ocorre de ficar tudo muito exprimido igual a versão antiga (e ela também ficou grandinha). Mas acho que desse tamanho não vai atrapalhar muito não. Na imagem está na versão "estendida". Normalmente o quadradinho com a habilidade e a descrição não aparecem, então...

Valeu mesmo, Elyven! Fico feliz que no geral tenha gostado! E nem se preocupa não! Não vou te dar esse trabalho todo não! Haha. O BG e a borda não ficaram tão ruins, então vou deixar assim mesmo. Mas obrigado por tudo!

Um grande abraço,

Kazuyashi.

A versão nova ficou bem melhor, agora as informações estão colocadas de uma forma mais agradável e o contorno na fonte ajuda a combinar a HUD com o estilo dos gráficos do jogo, ainda pegando a proposta de ser meio retrô. Inclusive, parando pra dar uma olhada melhor, acho que dá pra tentar juntar essa sua idéia de fazer algo mais clássico e se utilizar de gráficos de melhor qualidade, o mais importante é que se tenha consistência. Como falei, o novo modelo está mais consistente com o estilo no geral, talvez pelo contorno na fonte. Ainda acho que vale a pena tentar usar uma fonte bitmap pra ver como fica, haha.

CitarE sobre o mapeamento... poxa, cara... tocou na ferida... vou te falar o porquê: fiquei que nem um louco esses dias atrás de tiles para o XP/VX/VXACE com esse ar "clássico" dos jogos de FF,CT, BoF, etc, mas não achei nenhum. Tenho um conjunto gigante de tilesets do 2k/2k3 aqui. Tentei até ampliá-los, mas os pixels ficaram tão distorcidos que não valeu o sacrifício. Tentei até diminuir a resolução do projeto para 320x240 para que os tiles do 2k não ficassem desconfigurados, mas também não ficou nada bom. Sem opção, tive de recorrer aos recursos mais sofisticados mesmo. Hehe.

Sobre isso, o problema é que o photoshop redimensiona imagens aplicando um filtro bicúbico/bilinear, então você precisa dar uma mexida nas configurações pra que ele não distorça imagens pixeladas quando se aumenta ou diminúi o tamanho delas. Eu uso o PS7 então não sei se o atalho é o mesmo, mas pra mexer nisso eu aperto CTRL+K e mudo a opção de "Interpolação".

Em todo caso, vou deixar aqui pra você um post que fiz em outra comunidade ensinando como se usar um conversor. Ele é pra RMXP, mas tem serventia se você consegue editar os próprios recursos, já que é uma questão de CTRL+C CTRL+V por conta de os tiles do XP serem do mesmo tamanho dos tiles de VX.

Spoiler
Citação de: Cronus online 17/03/2013 às 17:02
Bem, tenho uma solução pra você. Como é mais mais comum encontrar tiles ripados de jogos de Snes pra RPG Maker 2000/2003, você pode convertê-los.

O Charas Project é um site repleto de recursos pra rm2k, o que inclúi uma boa quantidade de chipsets. Com uma pesquisa rápida você encotra dezenas de chipsets de Chrono Trigger, Final Fantasy, Secret of Mana e etc.

Você também pode encontrar bastante material no índice da RPG Maker FR, onde os chipsets já estão organizados por categorias (Lufia, Terranigma e por aí vai).

Por fim, basta você usar um conversor. Acho que a melhor opção é o Resources Wizard, que serve pra converter chipsets de 2k pra XP, e ainda te dá a opção de usar ou não efeitos de anti-aliasing, de acordo com a sua preferência. Infelizmente o único download válido que encontrei foi de uma versão francesa também tirada da RMFR, mas vou explicar pra você como usar.

Primeiro você deve escolher os diretórios, um de entrada e um de saída. No primeiro diretório você deve colocar a pasta onde estão os recursos, importante notar que precisa simular uma pasta de projeto. Ou seja, você deve ter uma pasta, e dentro dela subpastas pra cada recurso (Chipsets, Charsets, etc). O segundo diretório é o lugar pra onde o material convertido será exportado (tenho dúvidas se isso realmente funciona ou se ele exporta pra pasta dos recursos mesmo, mas tanto faz).

A opção "Afficher les Options" serve pra mostrar os recursos que você quer converter. "Commencer" inicia a conversão e "Quitter" fecha o programa. Simples assim.

Segue um exemplo de um chipset de Secret of Mana que peguei do Charas Project e acabei de converter:

Spoiler
[close]

Pode parecer trabalhoso mas é mais simples do que se imagina. Espero que isso te ajude, até mais \o
[close]

Cronus, cara... Na boa. Na boa mesmo, meu irmão... TE AMO! Sem pederastia, lógico. Hahaha! Você é um dos Caras! (com C maiúsculo, repare).

MUITO OBRIGADO, cara. Sério mesmo. Tanto pelas palavras, quanto pelas dicas do PS e, principalmente, pela grande ajuda ao me passar esse conversor e instruir como ele funciona. MUITO OBRIGADO mesmo.

Dá até pena deixar esse mapa que fiz de lado porque realmente fui com a cara dele, mas vou montar todo os mapas com tiles 2k/2k3! *-* Valeu mesmo, novamente, cara!

Um grande abraço! Ah, e  +1 gold!

Kazuyashi.

Ficou muito bom Kazu! :D
Achei que ficou muito bacana, simples e bem colocada, não ficou nem de longe poluída visualmente :P
Eu acho que combina com o estilo Final Fantasy sim :P Boa sorte manolo :D
.

31/07/2013 às 13:12 #13 Última edição: 31/07/2013 às 15:56 por Kazuyashi
Valeu, Shep! Fico feliz que tenha gostado, cara! Vou deixá-la assim mesmo, já que a maioria curtiu. \o

Um grande abraço e obrigado!

EDIT:

Graças ao Cronus, consegui usar os chips do 2k/2k3 no VX! Valeu mesmo, cara, novamente! E consegui adaptar a dica que você me deu sobre a fonte pixelada. No primeiro momento não tinha ficado legal, mas achei outra fonte e curti o resultado. Valeu novamente! Bom, com essas mudanças, fiz um mapa para teste e aproveitei pra importar a HUD logo pro maker. Acho que combinou legal, mas aproveitando o tópico, queria saber a opinião de vocês. Lá vai ela. Ah, e ignorem o LV perdido ali entre as barras. Ainda não ajustei ele. Huahau:

Spoiler
[hs width=320 height=240]http://s24.postimg.org/m87dx8k8l/Preview.png[/hs]
[close]

OBS: Aproveitando a ocasião, a fonte usada na HUD e a usada no maker é a mesma, porém nota-se bastante diferença entre os dois estilos de texto. Existe algum modo de deixar a fonte do sistema contornada, igual a da HUD? Se tiver e alguém souber como, poderia me falar? Grato! xD

Um grande abraço!

Kazuyashi.

Muito legal o mapa cara, gostei mesmo.

As fontes não parecem ser as mesmas, digo a fonte da hud e a fonte da caixa de mensagem, pelo menos nessa screen.

Mas, pra contornar a fonte das caixas de mensagem existe um script, eu uso um do VX mas agora não to no meu pc e não consigo me lembrar qual o nome, mas dê uma procurada em scripts para o VX Ace que deve ter algo do tipo, inclusivo tem como adcionar sombra além do contorno, mas não sei se combinaria.