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Sistema de Jogo por Mouse

Iniciado por xiglute, 18/08/2013 às 03:15

18/08/2013 às 03:15 Última edição: 20/01/2017 às 10:05 por King Gerar
Sistema de Jogo por Mouse

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Alguns scripters do fórum RMXP.net, fizeram um incrível sistema de RGSS totalmente compatível e controlado por Mouse. Esse sistema está incluindo muito mais que o movimento do personagem pelo mouse, menu totalmente compatível com o mouse e muitos outros. E nesse tópico eu irei falar quais são esses script e como você poderá aproveitá-los de melhor forma para o seu jogo.
Esse script foi traduzido 100% para português por mim mesmo. Porém todos os créditos são para os criadores!

Aqui está a lista dos scripters que fizeram esse incrível sistema. Todos os créditos a eles!
Astro_mech
cybersam
XRSX
Axe_man_deke
Near Fantastica
Rataime
Dubealex

Essa versão inclui os sistemas:
Controle e movimento de Mouse, usando o script de Near e Fuso.
Menu controlado por Mouse incluindo um novo sistema de troca de personagens e quest menus.
Menu arrastado por Mouse.
Opções de menu para mudar varios elementos do jogo.
Sistema de Tempo, complementado por movimentos de sombras.
Scripts comentados e explicados (em inglês).
Compatibilidade com Dubealex's Advanced Message Script.
Mouse based map interaction with events
Desenhar com o mouse.


Instruções:

- Agora você deve salvar todos os script que não pertencem ao RGSS inicial em alguma pasta de sua preferência. Essa parte é opcional, e serve também para salvar os scripts que você quer manter no jogo após a transferência de arquivo. Mas se for algum script do tipo de Menu Customizado, Shop, Batalha, é recomendável que você tire, pois não funcionará, e se você usa o script Advanced Messege Script não salve-o! Esses sistema já vem com ele modificado! Além disso não precisa também salvar o script do cybersam de todos os botões do teclado e nem o movimento de mouse!. Após fazer isso, coloque o arquivo anexado abaixo na pasta Data do seu projeto. Isso substituirá todos os scripts do seu jogo, e assim é o jeito mais fácio de se fazer, pois como disse ele altera quase todos os scripts do projeto.

- Coloque essas duas imagens anexadas abaixo, na pasta Pictures do seu projeto. A primeira com o nome 001-Weapon01, e a segunda com o nome LE.
Imagem Imagem

- Coloque essa Window Skin na pasta de Windowskins do seu projeto. Com o nome de Plasma_Window.
Imagem

- Coloque a imagem abaixo na pasta Icon do seu projeto. Com o nome de Indisponivel.
Imagem

Pronto! Agora você já colocou no seu jogo o novo sistema de RGSS. Pode rodar o seu jogo e ver o incrível poder desse sistema. Mas como nem mesmo o tópico oficial falou sobre os seus scripts, e nem suas variadas funções, eu irei colocar aqui o que cada um faz. Incluindo todos os códigos do Advanced Messege Script, como mudar as horas no script de tempo real, como avançar dias, montar fogueiras com sombra em tempo real, fazer um efeito de sol compatível com as horas do dia incluindo a noite! Esse e muitos outros irei falar daqui para baixo.

Escondendo o cursor do mouse:
Para esconder o cursor do mouse quando quiser, basta mandar chamar o script:
Código:
$m.invisible


E para torná-lo visível:
Código:
$m.visible


Mudar dia, mês, ano iniciais:
Esse sistema foi eu mesmo que fiz para se, por exemplo, você quer que seu jogo comece no ano de 1500 e no dia 10 do mês 08. Para alterar isso basta ir até o Game_Temp e ir até a linha 138, e igualar os valores aos que você quer.
Lembrando que isso é para o começo do jogo, se você quer mudar o dia, mês, ano durante o jogo é o passa abaixo desse!

Adiantar dia, mês, ano:
Para adiantar dias chame o script, substituindo o valor da variável dias para a quantidade de dias que você quer adiantar:
Código:
dia = 0
$game_time.add_days(dia)


Para adiantes mês(es) chame o script, substituindo o valor da variável mes para a quantidade de meses que você quer adiantar:
Código:
mes =0
$game_time.add_months(mes)


Para adiantar os anos, chame o script abaixo também substituindo a variável ano pela quantidade de anos que você quer adiantar:
Código:
ano = 0
$game_time.add_years(ano)

Nota: Lembrando que se você adianta 80 dias, por exemplo, adiantará também os meses! Essa é uma vantagem muito grande do script pois ele nunca fica descordenado.


Adiantar horas e minutos:
Para adiantar as horas basta chamar o script abaixo substituindo o valor da variável horas pelo valor que você quer as horas adiantem:
Código:
horas = 0
$game_time.add_hours(horas)


Para adiantar os minutos chame o script abaixo substituindo o valor da variável minutos para a quantidade de minutos que você quer adiantar:
Código:
minutos = 0
$game_time.add_minutes(minutos)

Nota: Esse sistema seque o mesmo do de cima. Independente da hora ou minutos que você avance, não ocorrerá nem um problema.

Criando efeitos de iluminação:
Uma das melhores inovações desse sistema é esse script! Com ele você pode criar fogueiras, sol, lanternas, postes, e tudo com efeitos de iluminação em tempo real. Vou explicar passo a passo como se cria cada uma dessas iluminações. Lembrando que para a sombra aparecer, as horas tem que estar de noite, de 18 as 06 se não me engano.
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- Para mostrar uma fogueira, com sombras:
Basta criar um evento no mapa no lugar que você quer mostra-lo, e deixar o nome desse evento como Fire, e no Comando de Evento deixar uma anotação com o nome s. Como mostra a imagem abaixo:
Imagem Imagem
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- Sol e sombras em tempo real:
Se é 10 horas da manha o sol está posicionado a leste (por exemplo), sua sombra estará a oeste. E se é 2 horas da tarde o sol já oeste, a sua sombra estará a leste. É assim que funciona o sistema de sol. Basta criar um evento no mapa com qualquer nome, e colocar uma anotação escrito sun, como no exemplo abaixo:
Imagem Imagem
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- Um poste:
Se você tem uma cidade, e ela fica de noite e as lâmpadas dos postes acendem. Assim que funciona esse script. Para ele funcionar basta criar um evento com o nome de Lamp Post. Como no exemplo abaixo:
Imagem Imagem

Screens:


- Copiado de: http://xiglute.com/forums/topic/61/-/view/post_id/113#sthash.IJWwdEzQ.dpuf