O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Aula RM] U.W.D 10º Música e Efeitos Sonoros

Iniciado por Ds, 18/08/2013 às 21:21

18/08/2013 às 21:21 Última edição: 04/08/2019 às 21:24 por Victor Sena

Cheguei....atrasado mas cheguei

Eu andei ocupado com algumas coisas(como sempre), mas eu acredito que muitos já sabem disso, já que eu estou com um projeto em desenvolvimento(Não colocarei o nome dele aqui   :hm:)

Vamos para de falar e ver o que teremos para hoje, apesar do nome do tópico já dizer. Sem Yare! essa semana   :sad:

Hoje veremos o último grupo de comandos da segunda aba dos eventos, o Música e Efeitos Sonoros, um conjunto que parece ser tão fácil, mas que alguns nem sabem de suas funções reais. O melhor formato para músicas no Rpg Maker Vx Ace é o formato wave.

Música e Efeitos Sonoros
[close]

_________________________________________________________________________________________________

Reproduzir BGM

Reproduzir BGM
[close]

O mais simples comando desse grupo, sem segredos, é a música de fundo do mapa, sendo BGM = Background Music, quando uma música está sendo reproduzida, você pode muda-lá por esse comando.

Reproduzir e Parar: Se você quiser saber como é alguma música, aperte o botão reproduzir, mas se você não quiser mais ouvi-lá, aperte o botão parar, porque quando você testa as músicas mesmo que você feche a janela a BGM continua tocando.

Volume: Define se a BGM irá tocar em um volume baixo ou alto.

Tom: Muda o tom da BGM deixando ela mais rápida ou mais lenta, aguda ou grave.

Parar BGM

Parar BGM
[close]

Esse comando como o nome já diz, para de reproduzir uma BGM que está sendo executada, e você pode escolher o tempo que essa BGM irá demorar para deixar de tocar, onde a BGM irá diminuindo o seu som.

Pausar BGM

Pausar BGM
[close]

Pausar BGm na verdade é um erro de tradução do Rpg Maker Vx Ace, porque na verdade essa opção, na verdade se chama Gravar BGM, muito conhecida no Rpg Maker Xp, ela grava a BGM que está sendo executada como uma variável, mas é claro que quem grava a BGM é o maker.

Continuar BGM

Continuar BGM
[close]

Anda ao lado da opção "Parar BGM", essa opção reproduz a BGM que foi gravada pela opção anterior.

Reproduzir BGS

Reproduzir BGS
[close]

BGS = Background Sound

São os sons que são reproduzidos em uma mapa. Na imagem por exemplo, tem o BGS para uma ventania, tem o BGS de um relógio para casa silenciosas.

Reproduzir e Parar: Se você quiser saber como é algum som, aperte o botão reproduzir, mas se você não quiser mais ouvi-ló, aperte o botão parar, porque quando você testa os sons mesmo que você feche a janela o BGS continua tocando.

Volume: Define se o BGS irá tocar em um volume baixo ou alto.

Tom: Muda o tom do BGS deixando ele mais rápido ou mais lento, agudo ou grave.

Parar BGS

Parar BGS
[close]

Esse comando como o nome já diz, para de reproduzir um BGS que está sendo executado, e você pode escolher o tempo que esse BGS irá demorar para deixar de tocar, onde o BGS irá diminuindo o seu som.

Reproduzir ME

Reproduzir ME
[close]

ME = Melody Effect

São efeitos que você pode colocar em seu jogo, como por exemplo, quando você vencer um inimigo, quando receber um item e etc.

Reproduzir e Parar: Se você quiser saber como é alguma ME, aperte o botão reproduzir, mas se você não quiser mais ouvi-lá, aperte o botão parar, porque quando você testa as ME's mesmo que você feche a janela a ME continua tocando.

Volume: Define se a ME irá tocar em um volume baixo ou alto.

Tom: Muda o tom da ME deixando ela mais rápida ou mais lenta, aguda ou grave.

Reproduzir SE

Reproduzir SE
[close]

SE= Sound Effect

São os sons de efeitos que você pode colocar quando um determinado evento acontece, ou quando o jogador faz uma determinada ação, como pular, atirar, a terra tremer.

Reproduzir e Parar: Se você quiser saber como é algum SE, aperte o botão reproduzir, mas se você não quiser mais ouvi-ló, aperte o botão parar, porque quando você testa os SE's mesmo que você feche a janela o SE continua tocando.

Volume: Define se o SE irá tocar em um volume baixo ou alto.

Tom: Muda o tom do SE deixando ele mais rápido ou mais lento, agudo ou grave.

Parar SE

Parar SE

[close]

Para os SE's que estão sendo reproduzidos naquele momento.

_________________________________________________________________________________________________

Essa foi a aula, espero que tenha sido útil para vocês makers, principalmente para os iniciantes. E até a próxima aula.