O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como falar Iggrien? {ÍNDICE}

Iniciado por Valeffort, 19/08/2013 às 13:52

19/08/2013 às 13:52 Última edição: 20/08/2013 às 22:42 por Valeffort
Zorau! [(Olá!) saudação inicial]
Como vocês estão galera? Espero que bem! Espero que felizes! :cool:

Bem, hoje eu começo este tópico para ensinar (aos interessados) como falar Iggrien. Iggrien é uma língua morta, mas pode ser revivida se nós nos esforçamos. Contudo, via de regra, ela é uma língua morta. Ela ambienta  um mistério na história do meu jogo, jogo cujo o tópico consta aqui na comunidade.

Spoiler
Também há um tópico de recrutamento de equipes aqui então, por favor, se alistem para me ajudarem a fazer o projeto andar, agradecido.
[close]

{EDIT}

Agora eu estou fazendo deste tópico um tópico índice, ou seja, daqui partem links para todos os outros tópicos relacionados.
Os comentários presentes até a data da modificação: 20/08/2013 às 13:22, correspondem ao material que é abordado no atual tópico: "Como falar Iggrien? (Parte I)".

Estou mudando a didática dos meus posts, é isso. Espero que entendam a modificação.

• Como falar Iggrien? (Parte I)
    Pronomes; Transformações fundamentais (I) e (II); Artigos; Artigos Negativos Reversativos; Verbos; Símbolos Versátivos; Estruturas da Sentença.

• Como falar Iggrien? (Parte II)
    Articuladores; Adjetivos; Geração dos Verbos; (??).

• Como falar Iggrien? (Parte III) [indisponível]
    (??).

Aye, sir!

Zorau pra você também!

Wow, muito interessante. Algo bem inovador aqui no ambiente do RPG Maker. Antes que algum engraçadinho venha citar o idioma élfico ou aquele das Crônicas de Gelo e Fogo que eu vivo esquecendo o nome, note que eu disse NO RPG MAKER.

Imagino que deve dar um trabalhão pensar nisso tudo até porque não tem que pensar só nas palavras, mas também na construção gramatical, conjugação, regras ortográficas, etc. Parabéns pelo seu trabalho. E boa sorte! (imagine que eu falei essa última frase em Iggrien)

Viva a lenda!

Wow! Bem interessante, cara. Acho o maior barato isso de criar dialetos e similares. E é, de fato, algo não muito explorado por aqui. A única língua criada do zero que vi no mundo maker além da sua foi a do FilipeJF e que também ficou sensacional.

Mas assim... achei um tanto confuso. Sei que quis deixar bem completo, mas poderia ter facilitado. Se me pedisse uma sugestão diria para basear-se no português no que diz respeito à construção de verbos e palavras no geral.

Você fez uma lista com alguns verbos, beleza, mas e se quisermos usar algum outro que não esteja nela? Como formaríamos essas palavras? Seria bacana criar uma lógica para isso, ou, se já há uma lógica, que a deixasse mais clara. Acredito que o Iggrien fluiria mais naturalmente assim.

Mas é só uma sugestão. No mais, eu gostei. Boa sorte!  :XD:

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Kazuyashi. Eu não sei se entendi você perfeitamente, mas vou responder as suas perguntas.

Se quisermos usar algum outro que não esteja nela?
Inventamos, sim... Inventamos. Apesar de que, por vezes, isso não será possível.

O Iggrien não é um jeito de traduzir o português, ele é um novo jeito de pensar. Dado isso, é muito provável que seja difícil de entender tudo o quanto se dá no idioma. Por isso eu quero criar realmente do nada. Sem formação morfológica (não importa de onde se formam as palavras).

Mesmo assim, estou trabalhando o máximo possível na tradução de palavras importantes (adjetivos e verbos, mas também expressões idiomáticas).

Como formaríamos essas palavras?
As palavras são basicamente formadas por duas formas (no caso dos verbos), a primeira é um verbo primário (iniciado e terminado por vogal), e o verbo secundário que é a mistura de dois verbos (símbolos versativos).

Estou trabalhando na construção de um dicionário com 5 mil palavras (inicialmente), à medida em que termino, eu vou colocar alguns dos materiais aqui.

À medida em que eu posto, e as pessoas interagem, mais consolidado fica o idioma. Afinal uma língua precisa de inteiração. Eu sou grato pelos comentários.

Obrigado pela atenção de sempre.
Aye, sir!

Ah sim, compreendo. Independentemente de dar certo ou não, é uma proposta bastante ousada. Desejo sorte, rapaz!  :XD:

E só uma última observação: sei que não é uma releitura, mas ainda insistindo, não seria melhor basear-se no código linguístico português no que diz respeito à formação de palavras?

Por exemplo: Kazuyashi no ie, Centro RPG Maker noubd qtan.

Não sei se usei a estrutura certa, mas seria: (Kazuyashi + eu + sou + Centro RPG Maker + legal + cara).

Em outras palavras: Eu sou Kazuyashi, um cara legal do Centro RPG Maker.

Contudo, "noubd" e "qtan" não existem oficialmente. Inventei agora com base no alfabeto.

Será que não ficaria muito aleatório compor palavras dessa forma, cara? Qualquer pessoa poderia inventar qualquer coisa para designar qualquer coisa. Tudo bem que os troncos linguísticos originais surgiram assim, mas acho complexo demais, tanto para aprender quanto para desenvolver.

No mais, parabéns e boa sorte. Desejo sucesso!

Um grande abraço,

Kazuyashi.

20/08/2013 às 10:56 #5 Última edição: 20/08/2013 às 10:58 por Valeffort
Kazu, se me permite chamá-lo assim, entendo a sua preocupação. Tudo bem, assim sendo.

Spoiler
Saiba que eu não vou lançar esse projeto fora, por isso eu sei: vai dar certo :D
[close]

Eu não espero que ninguém de fato aprenda, mas eu me sentira muito feliz se levasse as pessoas a usar este código linguístico. Não pretendo, porém, deixar os futuros estudantes de Iggrien desamparados. Estou elaborando diversos materiais, diversos mesmo.

Acho que entendi onde você quer chegar, e quanto a isso, não se preocupe. O Iggrien como uma língua vai dar aval para palavras derivadas uma das outras, sinônimos, antônimos, gerúndio. Alguns termos são totalmente randoms, já outros eu tenho um estudo complexo para aplicar.

Ainda hoje eu vou escrever um novo tópico para o Iggrien, já que eu tenho medo de atingir o limite máximo de caracteres "infinito" do fórum. Não desejo passar pelos transtornos que muitos outros já passaram, ontem o fórum ficou um período fora do ar, acho que os administradores estavam trabalhando nisso. Não sei, também não sei se eles resolveram.

Eu vou estar vivo para responder as dúvidas que surjam com o decorrer do tempo.

O meu projeto atualmente envolve a construção dos seguintes materiais:

- Dicionário Geral da Língua
- Gramática Geral da Língua
- Livro Didático para aprendizado da língua
- Sora ("O grande livro da lei do povo")
- Iggrien - Epilogue (Um livro historiográfico sobre o mundo das língua).

Acredito que quando dois ou três estiverem prontos, já terão abstraído o objetivo da língua.

É isso, por hora. Continuamos o contato. Abraço.
Aye, sir!